UDV lança software livre para alfabetização de jovens e adultos

| 9 Novembro, 2010

O “Luz do Saber”, um software livre e aberto para alfabetização de jovens e adultos, foi lançado no âmbito do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal durante o seu III Encontro Nacional da Beneficência, em São Paulo, no mês de setembro. Nos primeiros 5 dias, o portal do Luz do Saber recebeu mais de 3 mil cliques de 35 diferentes cidades brasileiras.

O novo software, que é fundamentado na teoria do educador Paulo Freire, principalmente, é um recurso didático que, que além de auxiliar na alfabetização de jovens e adultos, também promove a inclusão digital .

O processo de alfabetização de jovens e adultos se desenvolve a partir do trabalho pedagógico do professor alfabetizador que conta com um valioso software que possui alguns recursos lúdicos, tais como jogos, círculos de cultura e karaokê, facilitando substancialmente o aprendizado dos alunos.

O Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (UDV) possui, desde 22/7/1999, o Título de Utilidade Pública Federal. Este título é fruto da ação das 27 Unidades Beneficentes/Casas da União vinculadas à UDV que, desde 2002, elegeu como atividade central a alfabetização de jovens e adultos. Nestes 8 anos, já foram alfabetizados cerca de 4000 jovens e adultos.

O Luz do Saber teve seu desenvolvimento inicial subsidiado pela Casa Brasil, um programa de inserção tecnológica do Governo Federal. A continuidade deste desenvolvimento vem sendo conduzida pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará com o apoio da Secad – Secretaria de Educação Continuada e alfabetização e diversidade do MEC, contando ainda com a parceria da Casa da União/União do Vegetal para sua disseminação e uso.

O software está disponível no endereço eletrônico: http://luzdosaber.seduc.ce.gov.br/

É gratuito e disponível para uso de Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, Escolas Públicas, ONGs, Associações Comunitárias, Movimentos Populares, Sindicatos e demais instituições que atendem ao público-alvo do projeto.