UDV divulga logomarca do Centenário do Mestre Gabriel

| 14 Setembro, 2021

A Diretoria Geral do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal divulgou, em agosto passado, o resultado do concurso Logomarca do Centenário do Nascimento do Mestre Gabriel. A partir do anúncio do resultado do concurso, a logomarca passou a fazer parte da identidade visual da União do Vegetal e também a ser utilizada em comunicados e outras produções e conteúdos de interesse do Centro.

De autoria do artista Gustavo Santana, a logomarca vencedora apresenta símbolos que representam a trajetória de José Gabriel da Costa, o Mestre Gabriel. Santana já dedicou sua arte a outros trabalhos da União do Vegetal – desde o Núcleo Pau D’Arco (Caruaru-PE), ao qual pertence como membro do Corpo do Conselho, até o Departamento de Memória e Comunicação (DMC) da Diretoria Geral.

No dia 10 de fevereiro de 2022, a União do Vegetal celebrará o centenário de seu fundador. Em Coração de Maria (Feira de Santana-BA), José Gabriel da Costa nasceu ao meio-dia de 10 de fevereiro de 1922 – marco este constatado pelo badalar do sino da igrejinha daquele povoado. Desde menino, José já demonstrava sua ligação com a espiritualidade. Acompanhava a família nos ritos católicos e surpreendia todos com sua devoção singular. Em suas oratórias, ensinou a homens e mulheres o caminho da religação com o Divino, como um arco de esperança na construção da paz. Na religião criada, trouxe a Luz, a Paz e o Amor como símbolos sagrados.

Os elementos que compõem a construção da marca do Centenário do Mestre Gabriel são explicados na arte abaixo:

“A marca foi concebida a partir de elementos que nos trazem à memória as circunstâncias do nascimento do nosso guia, Mestre Gabriel: o Sol nos lembrando que ele nasceu ao meio-dia; o sino representando as 12 badaladas que soaram naquele momento e a coroa simbolizando a sabedoria do Mestre. A essas representações se integram elementos característicos da grande Obra construída pelo Mestre: o arco, utilizado em nossas Sessões e a Estrela, o Sol e a Lua em referência ao símbolo gráfico da UDV. Dessa forma, a marca do centenário é uma síntese da história de vida do Mestre Gabriel e do legado que ele construiu para todos nós por uma paz no mundo”, explica Gustavo Santana.

*Publicado anteriormente em 2 de setembro de 2021. 

73 respostas
  1. Renata Maia
    Renata Maia says:

    Nessa data de 02 de Setembro estou fazendo 15 anos que bebi o Vegetal pela primeira vez, ressoa esse sino em meu coração, sinto gratidão pelo brilho do Sol que nos ilumina e esperança em um futuro próspero, sendo guiada por esse Mestre coroado com a sabedoria. Esse texto me trouxe uma felicidade! Gratidão

  2. Jean Carlos Freire Lima
    Jean Carlos Freire Lima says:

    Uso das palavras de Leonardo da Vinci pra definir essa logomarca: “a simplicidade é o mais alto grau de sofisticação”. Parabéns ao Gustavo Santana pela concepção dessa logomarca. Reflete a simplicidade e a nobreza de nosso Mestre!

  3. Stelamares Boyda de Andrade
    Stelamares Boyda de Andrade says:

    Bem interessante, e linda, a logomarca criada pelo sábio artista gráfico. Fiquei com dúvida sobre o significado da linha pontilhada que contorna as partes laterais e superior da Coroa e do Sol, internamente ao sino.

  4. Daniel Araújo - 4° Região
    Daniel Araújo - 4° Região says:

    Harmonia e gracilidade pra trazer com alegria a história do Mestre, integrando elementos fundamentais para criação de um emblemático logomarca, muito bonito.
    Parabéns ao idealizador o irmão e artista Gustavo Santana.

  5. Thiago Meneses Emérito
    Thiago Meneses Emérito says:

    Esse trabalho demonstra muito equilíbrio e fineza no tratamento das formas e escolha dos símbolos, realmente uma composição que me sinto orgulhoso de ver e saber o carinho e o cuidado que se tem com esse patrimônio da humanidade. Um logo limpo, simples e de muita clareza, meus parabéns a todos os envolvidos nessa missão.

  6. Evanize de Barros Lima
    Evanize de Barros Lima says:

    Que maravilhosa inspiração, belíssima logomarca, Parabéns ao Gustavo Santana pela capacidade que tem de contar a História da vida do Mestre com arte e amor. Gratidão por esse belíssimo trabalho.

  7. Paulo Ricardo Liberato
    Paulo Ricardo Liberato says:

    Parabéns Gustavo,
    Fina sensibilidade na construção desta logomarca. Símbolos espirituais gravados em nossa memória colocados com grande criatividade na imagem.
    N. Rei Salomão – 12a Região

  8. Arielen Alves
    Arielen Alves says:

    Parabéns ao C. Gustavo Santana, o símbolo artístico é fino e cheio de significados, pra mim mostra a realeza do Mestre e o reconhecimento por ter recriado a União com símbolo de Luz, Paz e Amor.

    Arielen
    N. Florestal, 13ª Região.
    Alta Floresta

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário