UDV apoia mulheres refugiadas na Europa

Adriana Maria Gomes Souza*

| 17 dezembro, 2018

O Departamento de Beneficência do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, por meio de sua Associação Beneficente Casa da União, tem realizado ações sociais também nos países da América do Norte, Europa e Oceania, dando sua contribuição em apoio a pessoas carentes em todos os países onde a UDV está presente. Na Europa e Oceania, esse trabalho ainda é como um grão de areia em um imenso oceano, e acontece dentro das possibilidades e especificidades de cada país, mas mostra uma irmandade ativa e comprometida em servir voluntariamente, de diferentes formas, às pessoas necessitadas.

Aproveitando a visita da Conselheira Maria do Carmo Irigaray (Sede Geral-DF), Vice-Presidente da Casa da União no âmbito internacional, foi realizada em Valência (Espanha) mais uma ação de apoio a mulheres refugiadas que chegaram à Espanha, fugindo de guerras, da pobreza e de diversas formas de violência.

Essas mulheres viajaram sozinhas, algumas grávidas, outras acompanhadas de menores, em situação de extrema vulnerabilidade, fugindo de conflitos, violências e ameaças graves. Para elas é um grande desafio reiniciar a vida num outro país, onde não conhecem ninguém e precisam lutar a cada dia para fortalecer a esperança e acreditar que podem seguir com melhores condições de vida e oportunidades.

O workshop conduzido pela C. Maria do Carmo Irigaray, psicóloga e terapeuta especializada em Constelação Familiar, teve como tema “Honrando as Origens” e causou um profundo e positivo impacto para as mulheres presentes. Os depoimentos de algumas das participantes (nomes e fotos não são publicados por medida de segurança) falam por si:

Nunca pensei que poderia participar de algo assim! Sofri muito e nunca pensei em deixar meu país, minha gente e minha família. Hoje senti a presença de Deus e confiança de que posso seguir lutando. Gratidão é o que sinto em meu coração.” – E.J.P. (75 anos, Venezuela)

“Foi um belo trabalho! Me ajudou a recobrar a confiança primeiramente em mim e logo com as demais pessoas. Falei sem abrir minha boca, escutei sem estar dependente dos demais e percebi qualidades que nem sabia que existiam em mim. Muito obrigada!!” – V.M.T. (49 anos, El Salvador)

“Gostei muito. Senti que todas fazemos parte e estamos juntas; senti a força de meus antepassados e o que faço vem deles. Muito obrigada!!” – H.K. (28 anos, Saara Ocidental)

“Entendi que não estamos sós, somos iguais, temos que cuidar de nós mesmas e das demais, respeitando um ao outro…” – D.N. (27 anos, Quirguistão)

“Senti a força de meus pais e avós, eles estavam comigo para me dar forças; foi muito bom, um presente…” – M.R. (53 anos, Venezuela)

De acordo com Maria Irigaray, “essa iniciativa do Departamento de Beneficência teve como objetivo promover melhores níveis de bem-estar a essas pessoas, fortalecendo-as para que se reconheçam como mulheres resilientes, vencedoras e capazes de seguir mantendo o dom maior que lhes foi dado: a vida”.

Como Coordenadora Regional da Beneficência e Responsável pelo Serviço de Apoio Psicológico junto à Comissão Espanhola de Ajuda a Refugiados (CEAR), acredito firmemente que o trabalho com essas mulheres refugiadas merece uma especial atenção e, em nome da DAV de Valência e da CEAR, agradeço à C. Maria Irigaray pela sua disponibilidade em coordenar esse segundo workshop promovido pela Casa da União, tão importante para que essas mulheres refugiadas possam seguir nutrindo a si mesmas, aos seus filhos e a sua família.

*Adriana Maria Gomes Souza é coordenadora Regional da Beneficência da UDV da 1a Região da Europa e Oceania e integrante do Corpo do Conselho da Distribuição Autorizada de Vegetal (DAV) de Valência-Espanha.