Mestre Glacus, braços abertos ao bem

Else Piacentini Medeiros Fortunato*

Para invocar a presença de Glacus, trazer a lembrança, rever fatos, precisamos falar de generosidade, solidariedade, braços abertos ao bem. Calculadamente, Deus distribui as pessoas nos lugares onde são necessárias. Atender as necessidades era uma de suas prioridades, o amigo, o irmão, o doutor, o mestre, o Zé, o marido, o pai. Glacus, o esportista, o nadador, o boto (como diria o Mestre Herculano).

Leia também: Mestre Glacus, dedicação à Obra de Mestre Gabriel, texto de Otávio Castello.

A primeira vez em que nos encontramos, chegava de uma longa viagem pela Amazônia onde deu os primeiros sinais de que sua vocação para a medicina beirava os rios e florestas, as pessoas simples… ao mesmo tempo, demostrava o interesse agudo dos inteligentes, tinha amor pelas pesquisas e se embrenhava pelas matas do novo, querendo conhecer, descobrir, reinventar. Destemido das críticas e da mídia, dos preconceitos de emprestar seu nome, sua marca e sua carreira para a legalidade do que acreditava.

Glacus, profissional, pesquisador ousado, dedicado, sincero, corajoso, querido, atrapalhado, insistentemente inquieto na busca de algo que pudesse inovar a cura. Muitas vezes censurado, perseguido, deu sem distinção o que construiu com seu próprio suor. Nunca teve nada de mão beijada. Família simples, origem humilde, aos troncos, mas sem nunca encostar em barranco.

Reconhecido como membro da OMS (Organização Mundial de Saúde). Escreveu sua história gravando sua passagem em tantas vidas. Salvou vidas, tirou dores, acalmou sofrimentos. Enquanto humano, foi da humanidade. Gostava do que é bom e proporcionava bondade. Serviu, defendeu, se comprometeu, agregou. Percorreu o mundo estudando, palestrando, ensinando, aprendendo. Lutou pela saúde pública. Deixou seu legado.

Com tantas dividas que lhe devem, impagáveis, o Glacus foi-se com créditos. Deu seu coração à UDV. Aproveitou o que a vida lhe trouxe da melhor maneira possível. Influenciou, contribuiu, viveu, cumpriu, expirou. Foi-se e permanece no coração de cada um que sentiu o privilegio de conhece-lo.

*Membro do Corpo do Conselho do Núcleo Samaúma (Araçariguma-SP).

Corrente do bem

Amigos e familiares do mestre Glacus de Souza Brito organizaram uma ação online para auxiliar no pagamento das despesas de seu tratamento de saúde e auxiliar a família. Clique aqui e saiba como contribuir.