[Publicação] Revista das Comunidades Tradicionais da Ayahuasca

“Centenas de cidadãos, de diversas procedências, reunidos, determinados e organizados, comunicaram-se, ouviram-se, expressaram-se, somaram os esforços e buscaram consenso em prol de um único – e muito vasto – objetivo comum: consolidar socialmente o direito ao exercício de suas práticas espirituais e manifestações culturais, o que significa, certamente, tornar o mundo um lugar melhor para se viver.”

Assim começa a apresentação da Revista das Comunidades Ayahuasqueiras organizada pelos historiadores Marcos Vinicius Neves e Maria Leudes da Silva Souza. A revista é fruto do Seminário Comunidades Tradicionais – Construindo Políticas Públicas para o Acre, realizado nos dias 12 e 14 de abril de 2010, na cidade de Rio Branco – um acontecimento relevante que mostrou, uma vez mais, a importância das religiões que utilizam a ayahuasca naquele estado.

O encontro resultou em uma Carta de Propostas das Comunidades Tradicionais da Ayahuasca, entregue às autoridades das três esferas do poder público que se fizeram presentes e está disponível na internet, por intermédio da Revista das Comunidades Tradicionais, em que os temas desenvolvidos são ali registrados.

A União do Vegetal esteve representada pelo seu então presidente, Mestre Flávio Mesquita, Mestre Pequenina, Mestre Edson Lodi e um número expressivo de lideranças da UDV residentes no Acre e em Porto Velho. Destacamos a presença do Mestre Luis Máximo, responsável pelo surgimento da União do Vegetal naquele estado.

No dia 15 do mesmo mês a Assembleia Legislativa do Acre realizou no dia 15 do mesmo mês, a Assembleia Legislativa do Acre, realizou uma sessão especial em homenagem aos fundadores das três organizações religiosas originais e mais tradicionais no uso da Ayahuasca no país: Centro de Iluminação Cristã Luz Universal – Alto Santo; Centro Espírita e Culto de Oração Casa de Jesus – Fonte de Luz; e Centro Espírita Beneficente União do Vegetal. Foram concedidos títulos de cidadãos acreanos (in memorian) aos Mestres Raimundo Irineu Serra (maranhense), Daniel Pereira de Mattos (maranhense), José Gabriel da Costa (baiano) e às Sras. Peregrina Gomes Serra, Madrinha Peregrina, esposa de Irineu Serra, e Raimunda Ferreira da Costa, Mestre Pequenina, esposa de José Gabriel da Costa.

Os pronunciamentos e as homenagens ocorridas nessa sessão especial, também estão registrados na Revista das comunidades tradicionais da Ayahuasca. Estes registros são expressivos documentos de reconhecimento pelo poder publico da importância das sociedades religiosas que utilizam tradicionalmente a Ayahuasca no pais.

São amplos, portanto, os temas abordados pela revista. Como pequeno exemplo, chamo a atenção para o artigo História política recente da Ayahuasca no Acre, da lavra do historiador Marcos Vinicius Neves. Nele é traçado um amplo painel desde o uso imemorial da ayahuasca pelos povos indígenas, resultada de uma pesquisa geográfica e antropológica elaborada pelo autor.

Todo aquele que deseja conhecer um pouco mais da fascinante história institucional da Ayahuasca no Brasil terá na Revista das Comunidades Tradicionais da Ayahuasca um excelente referencial de conhecimento.

A Revista foi disponibilizada pela Fundação Garibaldi Brasil (Acre). Clique aqui e boa leitura.