O despertar com um Novo Encanto
Raimundo Monteiro de Souza*
| 30 Janeiro, 2020.
Despertar na consciência dos seres humanos que Ecologia e Espiritualidade são necessidades permanentes da humanidade, muito embora uma grande maioria ainda não chegou a esta compreensão.
A Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico veio desta compreensão manifestada por Luiz Maciel da Costa – Mestre Maciel –, que hoje se encontra no plano espiritual, o qual teve apoio decisivo do Mestre Luiz Gonzaga, hoje deputado estadual pelo Acre. Eles sentiram a necessidade de preservar a floresta, pois é onde encontramos nossas plantas sagradas, o Mariri e a Chacrona.
Por ser eu um amazônico de nascimento e de vivência na Floresta Amazônica, me senti absorvido pelo pensamento preservacionista e a mim foi dada a incumbência de organizar uma entidade que possibilitasse conseguir recurso financeiro externo e, assim, a continuidade dos nossos objetivos, tendo em vista que havia um compromisso espontâneo neste sentido feito pela Sra. Hanna, esposa do canadense Maurice Strong, organizador da Eco-92 (conferência sobre meio ambiente que reuniu governantes de vários países no Rio de Janeiro em 1992).
Para iniciar a nobre missão, contei com o valioso auxílio da professora Nanci Mangabeira e do professor José Augusto Pádua, na elaboração e publicação do Estatuto da entidade. Os dois eram discípulos no Núcleo Pupuramanta (Rio de Janeiro-RJ) sob minha Representação. A missão também recebeu o apoio de Jeffrey Bronfman (hoje no Quadro de Mestres e responsável pela Distribuição Autorizada do Havaí-Estados Unidos).
O Centro Espírita Beneficente União do Vegetal ainda não tinha um público com uma consciência clara da importância desta abençoada missão, motivo pelo qual encontramos algumas resistências.
Hoje, no dia em que comemoramos os 30 anos de sua criação, a Novo Encanto é um braço ecológico no perfil institucional da União do Vegetal que cumpre sua responsabilidade perante a Natureza Divina e a humanidade.
*Raimundo Monteiro de Souza (Mestre Monteiro) é Presidente de Honra da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico e integrante do Conselho da Representação Geral da União do Vegetal.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Importante no despertar da Consciência levar ao conhecimento das crianças e jovens a importância das florestas, da arborização, da conservação e recuperação de nossos rios…
Sinto-me gratificado por conhecer em 2010 este belo lugar. Pude conhecer e conviver com os irmãos que zelam por este braço ecológico bem preservado. Ser bem recebido, conhecer o Mariri na floresta amazônica, os nove vegetais, igarapé e a irmandade é um presente.
Guardo no coração, bons momentos bem vivido.
Parabéns e que venham mais anos de celebração.
Visionários que há 30 anos já pensavam em ecologia e meio ambiente. Parabéns pelo trabalho!!