Rainha das Águas, a UDV cresce em Minas

Casa do Mestre Mário Piacentini no início da distribuição com a presença dos Mestres Paixão e José Rodrigues Sobrinho e dos primeiros irmãos do Núcleo Rainha das Águas Foto: DMD/Rainha das Águas

O Núcleo Rainha das Águas do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (localizado em Pocinhos de Rio Verde- Caldas- MG) está inteirando 30 anos de existência. Em 15 de março de 1986, foi fundado como Pré-núcleo, sendo designado pelo então Mestre Geral Representante, Raimundo Monteiro de Souza, o mestre Mario Piacentini para ocupar o lugar de Mestre Representante. O primeiro presidente foi o mestre Eurico Paschoal.

Clique aqui e acesse a Galeria de imagens do Núcleo Rainha das Águas.

O Rainha das Águas aniversaria em data muito próxima ao Núcleo Rei Salomão, o primeiro de Minas Gerais, e que também inteirou 30 anos em 9 de março passado. Desde o seu início, reúne irmãos de Caldas, Poços de Caldas e outras cidades do Sul de Minas Gerais e de São Paulo.

Embrião

O embrião do Núcleo Rainha das Águas foi um terreno de propriedade dos conselheiros Marcelo Domingos Bethônico Cardoso e Cecília Bernadete Vieira Magalhães, que visitaram mestre Mário Piacentini em Caldas – MG, manifestando-lhe o desejo de implantar ali uma Distribuição de Vegetal. Aprovada e concretizada a ideia, o Núcleo Lupunamanta, em Campinas – SP, em que estavam associados Marcelo e Cecília, ficou inicialmente responsável pela Distribuição, porém, na cidade de Poços de Caldas – MG, onde eles residiam com a família.

A garagem da casa deles foi preparada de forma que ali pudessem ser realizadas sessões da União, o que passou a ocorrer em novembro de 1983. Nesta primeira sessão, esteve presente o mestre Raimundo Pereira da Paixão, então Mestre Central, acompanhado de irmãos dos Núcleos Lupunamanta e Samaúma (Araçariguama-SP).

Por alguns meses, diversos irmãos que residiam em Poços de Caldas, mas eram associados ao Núcleo Lupunamanta, participavam da primeira sessão de escala em Campinas e da segunda escala em Poços de Caldas. Entre eles, além do casal Marcelo e Cecília, estavam os irmãos Maria Terezinha T. Nhola; Lindolfo J. de Lima Neto; Miriam Chaim P.de Lima; José Bernardo Neto; Márcio Bernardes e Cleusa Bernardes. Também participavam os irmãos Henrique S. Gentil e Lúcia R. Brocanelo que, embora residissem em Campinas, tinham familiares em Poços de Caldas.

Neste período, o conselheiro Marcelo foi convocado para o Quadro de Mestres, no Núcleo Lupunamanta, mas pouco tempo depois precisou mudar-se para Belo Horizonte – MG, onde deu início ao Núcleo Rei Salomão. Por esta mudança de Marcelo e Cecília para Belo Horizonte, não foi possível dar continuidade aos trabalhos em Poços de Caldas, restando aos irmãos daquela Distribuição comungar o Vegetal em Campinas.

Distribuição

Mestre Mário Piacentini, sensibilizado com o esforço de duas irmãs, Maria Terezinha e Cleusa, que depois da sessão tinham que pegar o ônibus para voltar para suas casas em Poços de Caldas e, estimulado por mestre Spencer, de Campinas, decidiu enfrentar as dificuldades e implantar uma Distribuição de Vegetal em Pocinhos do Rio Verde.

Em 10 de agosto de 1985, na sua residência em Pocinhos do Rio Verde – Caldas – MG, com a presença do Mestre Central, Mestre Paixão, e alguns visitantes, é dado início à distribuição de Vegetal, reunindo alguns daqueles irmãos que beberam o Vegetal em Poços de Caldas e seguiam no Núcleo Lupunamanta, incluindo o irmão Paulo Afonso dos Santos Guimarães, primeiro discípulo residente em Caldas, conselheira Maria Regina Teixeira Piacentini, e contando com o total apoio de sua cunhada Margareth Paschoal e Coronel Eurico Paschoal, que estavam vindo de Belo Horizonte e eram sócios do Núcleo Samaúma.

Pré-núcleo e núcleo

Em 15 de Março de 1986, é fundado o Pré-núcleo Rainha das Águas. Neste período, o núcleo ainda funcionava provisoriamente na casinha do mestre Mário. Depois de pouco mais de um ano, com a aquisição de outra casinha e mais um lote, foi construído o templo do Núcleo Rainha das Águas, como afirmava com propriedade Mestre Eurico: “com muito Amor”.

Esse trabalho foi liderado pelos mestres Mário e Eurico e contou com a força de trabalho do irmão Lindolfo, apoio de irmãos do Núcleo Samaúma, muita luta e a união de toda irmandade.

O templo foi inaugurado oficialmente em 23 de junho de 1988, com a presença de autoridades locais como prefeito, delegado, e do Centro, como Mestre Geral Representante, Mestre Braga, outros mestres antigos como Mestre Paixão, Mestre Monteiro e Mestre Adamir.

Também nesta data foi realizado o primeiro Preparo de Vegetal, em um fogão a gás adaptado pelo irmão Lindolfo e mensagem trazida pelo Mestre José Rodrigues Sobrinho.

Com a chegada de mestre Edgard e da conselheira Dulce, procedentes do Núcleo Samaúma, e contando com três mestres, o Pré-núcleo foi elevado a Núcleo Rainhas das Águas em 22 de julho de 1989.

Plantio

Inicialmente, a área de plantio de Mariri e Chacrona do Núcleo Rainha das Águas foi uma área cedida pelo irmão Lindolfo, em seu sítio, em Andradas – MG. Posteriormente, o plantio foi realizado nas proximidades do núcleo, em uma área da família da conselheira Mônica e em 1995, com a compra de um terreno no bairro da Pedra Branca, batizado com o nome de Área de Preservação Maria Jose, foi implantado, definitivamente, o plantio do Núcleo Rainha das Águas, sendo realizado em fevereiro de 2007, o primeiro preparo com Mariri e Chacrona deste plantio.

Em 2011 em sessão solene na Câmara Municipal de Caldas, marcada em homenagem aos 50 anos da União do Vegetal, o Núcleo Rainha das Águas recebeu uma Menção Honrosa e nesta ocasião também o título de Utilidade Pública Municipal.

Renovação

Este ano, completamos 30 anos e como disse Mestre Paixão na inauguração do Templo, “Mais um Ponto de Luz aqui na Terra para orientação das pessoas”. Que a comemoração desta data, renove em nossos corações os mais nobres sentimentos e a disposição de seguirmos em frente neste caminho, bebendo desta Sagrada fonte.

Que a Bandeira aqui hasteada, siga em frente cumprindo com a palavra de nosso Mestre Gabriel de fazer uma paz no mundo!

Veja abaixo o vídeo produzido pelo Departamento de Memória de Documentação do Núcleo Rainha das Águas em homenagem ao seu 30º aniversário: