Rainha das Águas, a UDV cresce em Minas
O Núcleo Rainha das Águas do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (localizado em Pocinhos de Rio Verde- Caldas- MG) está inteirando 30 anos de existência. Em 15 de março de 1986, foi fundado como Pré-núcleo, sendo designado pelo então Mestre Geral Representante, Raimundo Monteiro de Souza, o mestre Mario Piacentini para ocupar o lugar de Mestre Representante. O primeiro presidente foi o mestre Eurico Paschoal.
Clique aqui e acesse a Galeria de imagens do Núcleo Rainha das Águas.
O Rainha das Águas aniversaria em data muito próxima ao Núcleo Rei Salomão, o primeiro de Minas Gerais, e que também inteirou 30 anos em 9 de março passado. Desde o seu início, reúne irmãos de Caldas, Poços de Caldas e outras cidades do Sul de Minas Gerais e de São Paulo.
Embrião
O embrião do Núcleo Rainha das Águas foi um terreno de propriedade dos conselheiros Marcelo Domingos Bethônico Cardoso e Cecília Bernadete Vieira Magalhães, que visitaram mestre Mário Piacentini em Caldas – MG, manifestando-lhe o desejo de implantar ali uma Distribuição de Vegetal. Aprovada e concretizada a ideia, o Núcleo Lupunamanta, em Campinas – SP, em que estavam associados Marcelo e Cecília, ficou inicialmente responsável pela Distribuição, porém, na cidade de Poços de Caldas – MG, onde eles residiam com a família.
A garagem da casa deles foi preparada de forma que ali pudessem ser realizadas sessões da União, o que passou a ocorrer em novembro de 1983. Nesta primeira sessão, esteve presente o mestre Raimundo Pereira da Paixão, então Mestre Central, acompanhado de irmãos dos Núcleos Lupunamanta e Samaúma (Araçariguama-SP).
Por alguns meses, diversos irmãos que residiam em Poços de Caldas, mas eram associados ao Núcleo Lupunamanta, participavam da primeira sessão de escala em Campinas e da segunda escala em Poços de Caldas. Entre eles, além do casal Marcelo e Cecília, estavam os irmãos Maria Terezinha T. Nhola; Lindolfo J. de Lima Neto; Miriam Chaim P.de Lima; José Bernardo Neto; Márcio Bernardes e Cleusa Bernardes. Também participavam os irmãos Henrique S. Gentil e Lúcia R. Brocanelo que, embora residissem em Campinas, tinham familiares em Poços de Caldas.
Neste período, o conselheiro Marcelo foi convocado para o Quadro de Mestres, no Núcleo Lupunamanta, mas pouco tempo depois precisou mudar-se para Belo Horizonte – MG, onde deu início ao Núcleo Rei Salomão. Por esta mudança de Marcelo e Cecília para Belo Horizonte, não foi possível dar continuidade aos trabalhos em Poços de Caldas, restando aos irmãos daquela Distribuição comungar o Vegetal em Campinas.
Distribuição
Mestre Mário Piacentini, sensibilizado com o esforço de duas irmãs, Maria Terezinha e Cleusa, que depois da sessão tinham que pegar o ônibus para voltar para suas casas em Poços de Caldas e, estimulado por mestre Spencer, de Campinas, decidiu enfrentar as dificuldades e implantar uma Distribuição de Vegetal em Pocinhos do Rio Verde.
Em 10 de agosto de 1985, na sua residência em Pocinhos do Rio Verde – Caldas – MG, com a presença do Mestre Central, Mestre Paixão, e alguns visitantes, é dado início à distribuição de Vegetal, reunindo alguns daqueles irmãos que beberam o Vegetal em Poços de Caldas e seguiam no Núcleo Lupunamanta, incluindo o irmão Paulo Afonso dos Santos Guimarães, primeiro discípulo residente em Caldas, conselheira Maria Regina Teixeira Piacentini, e contando com o total apoio de sua cunhada Margareth Paschoal e Coronel Eurico Paschoal, que estavam vindo de Belo Horizonte e eram sócios do Núcleo Samaúma.
Pré-núcleo e núcleo
Em 15 de Março de 1986, é fundado o Pré-núcleo Rainha das Águas. Neste período, o núcleo ainda funcionava provisoriamente na casinha do mestre Mário. Depois de pouco mais de um ano, com a aquisição de outra casinha e mais um lote, foi construído o templo do Núcleo Rainha das Águas, como afirmava com propriedade Mestre Eurico: “com muito Amor”.
Esse trabalho foi liderado pelos mestres Mário e Eurico e contou com a força de trabalho do irmão Lindolfo, apoio de irmãos do Núcleo Samaúma, muita luta e a união de toda irmandade.
O templo foi inaugurado oficialmente em 23 de junho de 1988, com a presença de autoridades locais como prefeito, delegado, e do Centro, como Mestre Geral Representante, Mestre Braga, outros mestres antigos como Mestre Paixão, Mestre Monteiro e Mestre Adamir.
Também nesta data foi realizado o primeiro Preparo de Vegetal, em um fogão a gás adaptado pelo irmão Lindolfo e mensagem trazida pelo Mestre José Rodrigues Sobrinho.
Com a chegada de mestre Edgard e da conselheira Dulce, procedentes do Núcleo Samaúma, e contando com três mestres, o Pré-núcleo foi elevado a Núcleo Rainhas das Águas em 22 de julho de 1989.
Plantio
Inicialmente, a área de plantio de Mariri e Chacrona do Núcleo Rainha das Águas foi uma área cedida pelo irmão Lindolfo, em seu sítio, em Andradas – MG. Posteriormente, o plantio foi realizado nas proximidades do núcleo, em uma área da família da conselheira Mônica e em 1995, com a compra de um terreno no bairro da Pedra Branca, batizado com o nome de Área de Preservação Maria Jose, foi implantado, definitivamente, o plantio do Núcleo Rainha das Águas, sendo realizado em fevereiro de 2007, o primeiro preparo com Mariri e Chacrona deste plantio.
Em 2011 em sessão solene na Câmara Municipal de Caldas, marcada em homenagem aos 50 anos da União do Vegetal, o Núcleo Rainha das Águas recebeu uma Menção Honrosa e nesta ocasião também o título de Utilidade Pública Municipal.
Renovação
Este ano, completamos 30 anos e como disse Mestre Paixão na inauguração do Templo, “Mais um Ponto de Luz aqui na Terra para orientação das pessoas”. Que a comemoração desta data, renove em nossos corações os mais nobres sentimentos e a disposição de seguirmos em frente neste caminho, bebendo desta Sagrada fonte.
Que a Bandeira aqui hasteada, siga em frente cumprindo com a palavra de nosso Mestre Gabriel de fazer uma paz no mundo!
Veja abaixo o vídeo produzido pelo Departamento de Memória de Documentação do Núcleo Rainha das Águas em homenagem ao seu 30º aniversário:
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Saudações. Votos de paz e prosperidade.
Muito legal poder conhecer um pouco da história dos núcleos da UDV, em especial esse núcleo lindo. Saudades do mestre Mário Piacentini e conselheira Regina.
Felicidades à toda irmandade.
Com carinho,
Thays Mosko
Feliz Aniversario à este núcleo, com pessoas queridas. Fui poucas vezes, mas sempre bem recebida neste lugar maravilhoso. Que a alegria e o amor fraterno sempre possa estar presente no coração desta irmandade e que possamos sempre juntos sermos um instrumento a trabalhar pela Paz no mundo. Viva o Núcleo Rainha das Aguas! Viva União do Vegetal! Viva o Mestre Gabriel! Grande abraço a todos!
Parabéns, Núcleo Rainha das Águas.
Parabéns por mais um ano de ensinamentos do Mestre Gabriel!!
Desejo paz, alegrias e prosperidade à essa Irmandade que nos acolheu tão bem nesses 2 anos que estivemos sócios nesse Núcleo, onde aprendemos muitas coisas boas e fizemos belas amizades. Grato à todos!!!!
Felicidades à toda irmandade do Núcleo Rainha das Águas. Amigos queridos e boas lembranças. Mestre Mário tem um lugar muito especial em meu coração. Um abraço à todos e em breve iremos visitá-los. Vivette, Omar, filhos e D. Vera
Bebi o chá nesse lugar com o Mestre Luiz Máximo Chaves do Núcleo João Lango Moura, Mestre Mário Piacentini e outras pessoas, que não lembro agora. O ano foi o de 1986. Boas lembranças.
Compartilho desse sentimento de alegria e gratidão à essa grande obra do Mestre que é o Núcleo Rainha das Águas. Onde iniciei minha caminhada na UDV e tenho amigos queridos. Irmandade simples, acolhedora e amiga. Parabéns e prosperidade!
Parabéns a irmandade, a todos que passaram, estão presentes e que contribuíram com essa gloriosa e linda história do Núcleo Rainha das Aguas.
Meus votos são de prosperidade, que o Mestre continue abençoando-os.
Abraço.
Adriano Leal
Lembro muito do mestre Mário Piacentini, sua esposa conselheira Regina e tantos irmãos que estiveram no inicio deste trabalho; os que continuaram e, também, os que vieram depois e continuam somando esforços, no sentido de fazer este “Ponto de Luz” vibrar sempre, clareando a todos que precisarem.
Sejamos felizes!
Márcio Luiz Da Rós
É uma alegria ter iniciado minha caminhada na União do Vegetal me associando no Núcleo Rainha das Águas, onde fui recebida com tanto carinho por essa irmandade. Pessoas queridas ao meu coração. É sempre bom retornar a este lugar de fraternidade e amizade. É um lugar onde me sinto em casa.
O meu desejo é que esse núcleo siga amadurecendo, com saúde, prosperidade e a Guarnição Divina.
Viva o N. Rainha das Águas! Viva a União do Vegetal!
Muito lindo o trajeto desta obra, e muito mais a boa energia que nós traz estas paisagens e a irmandade no vídeo.
Feliz Aniversário à Irmandade do Núcleo Rainha das Águas, votos de Luz, Paz e Amor!
E Que belas imagens e edição de vídeo, que núcleo bonito, lugar encantador! Parabéns!
Parabéns aos pioneiros e a irmandade do Núcleo Rainha das Águas! Uma pena que o link para a galeria de fotos está com problemas.
RESPOSTA: Link corrigido.
Meu sentimento pra hoje é de gratidão! Por estar aqui bebendo vegetal e comemorando esta data de aniversário por mais um ponto de luz na terra.
Parabéns a essa irmandade que vem mantendo e multiplicando o bem.
Gente generosa, atuante, dedicada.
Que possamos prosseguir sempre buscando exemplificar pelo fazer.
Gratidão.
Tenho uma alegria no meu coração de ter chegado na União do Vegetal no Núcleo Rainha das Águas em fevereiro de 2003, e me associei em fevereiro de 2006. Venho caminhando e reconhecendo essa obra feita com muito amor, como dizia Mestre Mário. Que Deus abençoe os primeiros irmãos.
Que maravilhoso conhecer mais e que linda a história deste núcleo.