Núcleo São João Batista, 30 anos da Luz do Mestre Gabriel na Serra da Cantareira

Flavio Gut*

| 17 fevereiro, 2018

23/06/1989 – Sessão de São João dirigida por M. Paixão.
| Foto: DMC NSJB.

A missão e o sonho de um pequeno grupo de sócios do Núcleo Samaúma (Araçariguama-SP), naqueles meses finais de 1987, era encontrar um lugar especial, com uma natureza bem bonita, próximo de São Paulo, e fazer nascer um novo Núcleo da União do Vegetal. Um desses jovens idealistas que decidiram atender ao pedido do então Mestre Representante do Núcleo Samaúma, Deivanir Alves Medeiros, é hoje o atual Mestre Representante do Núcleo São João Batista, Mestre Ricardo Cohn.

“Como no nascimento de uma criança, que é um momento tão forte na vida de uma família, sinto até hoje aqueles dias de dezembro de 1987 e os primeiros meses de 1988 como dias de muita luz. Nesse período, encontramos uma área na Serra da Cantareira (Município de Mairiporã-SP), assinamos a compra da área onde o Núcleo seria instalado, os sócios fundadores assinaram a ata da fundação do Pré-Núcleo e participamos das primeiras Sessões”, lembra Mestre Ricardo.

A primeira Sessão do Pré-Núcleo São João Batista foi realizada na noite de 16 de fevereiro de 1988 no Núcleo Samaúma, quando o Mestre Genis Garcia Pereira Júnior recebeu a camisa de Mestre Representante, entregue pelo Mestre Raimundo Pereira da Paixão (Mestre Paixão). Na sequência, na madrugada do dia 17 de fevereiro, a assinatura da ata de fundação marcou o nascimento do Pré-Núcleo. Em 7 abril de 1988, foi realizada a primeira Sessão no Templo do Pré-Núcleo. Um dia festivo para todos com uma Sessão dirigida pelo Mestre Paixão.

“Também a escolha deste nome: São João Batista, foi algo tão forte como a escolha do nome de uma criança”, conta o atual Mestre Representante e um dos responsáveis por encontrar o terreno onde o Núcleo foi construído.

Clique aqui e acesse a Galeria de Imagens do Núcleo São João Batista

Continuidade à obra do Mestre

Nos documentos históricos dos primeiros dias do Núcleo São João Batista está anotado: “Éramos um grupo pequeno de pessoas, mas dispostas a cumprir nosso objetivo de dar continuidade à obra do Mestre”. Um objetivo que vem se cumprindo nesses 30 anos de amizade e alegria.

Em 6 de janeiro de 1989, tomou posse a primeira Diretoria do Pré-Núcleo, sendo o primeiro Presidente Mestre Luiz Antonio dos Santos Filho. No mesmo mês, teve início a construção da primeira Casa de Preparo (muito simples, de chão de terra batida), inaugurada em 17 de fevereiro de 1989. Nesse ano, também o Pré-Núcleo recebeu as primeiras visitas de mestres fundadores do Centro, José Luiz de Oliveira e Francisco Herculano de Oliveira.

Em 17 de fevereiro de 1991, o Pré-Núcleo passa então a Núcleo São João Batista e recebe a visita do Mestre Clovis Cavalieri Rodrigues de Carvalho e da sua companheira, Conselheira Célia. Mestre Clovis dirige então a primeira Sessão Instrutiva do Núcleo.

Um ano marcante foi 1996, quando foi colhido o primeiro pé de Mariri plantado na área do Núcleo. Quatro anos depois, aconteceu a inauguração da sede definitiva, no dia 23 de junho de 2000, com a presença do então Mestre Geral Representante, Mestre José Luiz de Oliveira.

Em terrenos bem próximos, em 2004, o Núcleo São João Batista dá origem ao Núcleo Rei Divino e, em 2008, ao Núcleo Menino Galante, ampliando a presença da Luz do Mestre Gabriel na Serra da Cantareira. E a história continua…

Neste 17 de fevereiro de 2018, data de aniversário de 30 anos, será um dia festivo e quando acontecerá uma Sessão dirigida pelo Mestre Assistente Geral Roberto Evangelista.

Caminhos futuros

As palavras do atual Mestre Representante, que fala em nome de toda a Direção, apontam o futuro do Núcleo São João Batista:

“Trinta anos é claro que é um número bem especial. Neste momento temos junto com o Núcleo São João Batista mais dois Núcleos na Serra da Cantareira, e vejo que esta presença desses pontos da Luz do nosso bem querido Mestre Gabriel são e serão muito importantes para os caianinhos de hoje e de futuras gerações desta região tão importante deste nosso país”.

*Integrante do Corpo Instrutivo do Núcleo São João Batista (Mairiporã-SP). O Coordenador do Departamento de Memória e Comunicação da 3ª Região, Conselheiro Lucas Nahas (Núcleo São João Batista), colaborou na produção deste texto.