Núcleo Sabiá, 20 anos de história
Maria de Lourdes Azevedo*
De descendência um tanto mineira (Núcleo Lagoa da Prata, Lagoa da Prata-MG; Núcleo Rei Salomão, Belo Horizonte-MG; e Núcleo Rainha das Águas, Pocinhos do Rio Verde-MG) e um tanto paulista (como filho da terceira geração de afluentes vinda do Núcleo Samaúma), o Núcleo Sabiá chega, em 27 de março de 2017, a 20 anos de existência.
Clique aqui e acesse a Galeria de Imagens do Núcleo Sabiá.
A história deste Núcleo tem, inerente à sua formação, uma união de pessoas de vários estados e cidades do país. Dessa composição faz parte o irmão uberlandense Eduardo Amaro Costa, que descobriu, em uma praça da cidade de Lagoa da Prata, a existência da verdadeira União do Vegetal. Houve também um mestre paulista, Edair Rodrigues Azevedo, que veio para Uberlândia por motivo de trabalho e logo se viu engajado na missão de trazer mais este ponto de luz da UDV.
Integram ainda essa formação as primeiras pessoas que dirigiram sessões por aqui: Klaus Markus Paranayba e Márcio Da Rós, integrantes do Quadro de Mestres que à época residiam em Brasília; e um povo intenso e sedento que veio de outra sociedade, liderada por Augusto Jerônimo da Silva, e que fazia uso do vegetal na cidade de Uberlândia, em 1991. Integravam esse grupo os irmãos Paulo Antônio Moura Pajuaba, Tânia de Novais Silveira e Magda Filomena Rezende Pajuaba. Em 1992, o grupo passou a ser conduzido por Raimundo Ferreira. No ano seguinte, as pessoas foram se desligando daquela sociedade e chegando à UDV.
DAV, Pré-Núcleo e Núcleo
No ano de 1997, no dia 27 de março, realizou-se a sessão de vegetal que deu início à Distribuição Autorizada de Vegetal (DAV), tornando-se, 20 anos depois, um dos maiores núcleos da região (inicialmente 12ª Região e, posteriormente, 8ª Região, da qual faz parte até hoje).
Naquele dia, a sessão foi dirigida pelo Mestre Marco Aurélio, do Núcleo Rei Salomão (Belo Horizonte-MG), por uma determinação do Mestre Central da época, Mestre Edson Lodi Campos Soares, que naquela ocasião estava em viagem aos Estados Unidos, o que o impossibilitou de dirigir a sessão.
Em 18 de dezembro de 1999, a DAV passou a Pré-Núcleo, e este foi elevado a Núcleo em 27 de março de 2004.
Do Núcleo Sabiá originaram-se, até o momento, duas distribuições autorizadas: Distribuição Autorizada de Vegetal de Patrocínio-MG e Distribuição Autorizada de Vegetal de Barretos-SP.
O nome “Sabiá”
Logo no início dos trabalhos, Edair Rodrigues Azevedo, na época no Quadro de Mestres, relatou ter visto uma bela miração. Contou que viu, com muita clareza, um arco cheio de flores e em letras bem grandes o texto: “Bem-vindo ao Núcleo Sabiá”. Pouco depois, num dia de mutirão, descobriu-se, no quarto de ferramentas, um ninho de sabiá sobre uma das enxadas. Eram claros os sinais do nome que o futuro Núcleo viria a ter.
Passados 20 anos, hoje somos um somatório das riquezas, dos auxílios, do trabalho, do amor e da união de muitas pessoas: do povo desbravador que deu início ao Núcleo, dos irmãos que vieram chegando ao longo dos anos e que tanto contribuíram, e também daqueles que, mesmo com pouco tempo no Núcleo, já auxiliam esta obra a continuar crescendo e prosperando.
Sócios fundadores
Estavam presentes na sessão inaugural, e são sócios fundadores do Núcleo Sabiá: Edair Rodrigues Azevedo, Alcides Resende Penhalver, Alexandre Cordeiro Ribeiro, Ana Cristina de Souza Penhalver, André Luiz de Oliveira, Cáritas Batista Martins Alves, Carla De Marinis, Carlos Costa Ciabotti, Emmanuel Eduardo da Silva, João Enrique F. Teixeira, Joceano Wasker da Costa, Juliana Dias da Silva, Magda Filomena Rezende Pajuaba, Marcelo Alves Pereira, Mário Luiz Rezende Carneiro, Maurício Marques de Araújo, Mônica Teixeira Pinto Azevedo, Neuza Silva Borges, Paulo Antônio Moura Pajuaba, Rosângela Almeida Silva, Weder Ribeiro.
–
*Integrante do Corpo do Conselho do Núcleo Sabiá (Uberlândia-MG)
Colaboraram na produção deste texto: Analúcia Faria Costa (Monitora local do DMC), Magda Filomena Rezende Pajuaba (sócia fundadora), Maria do Carmo Azevedo (1ª-Secretária), todas integrantes do Corpo do Conselho do Núcleo Sabiá.
Publicado em 26 de março de 2017.