Núcleo Rei Davi, 22 anos de história
Equipe do Blog*
| 23 junho, 2017
Nesse dia 23 de Junho de 2017, o Núcleo Rei Davi (Mogi das Cruzes-SP) inteira 22 anos. Ao longo desse tempo todo, repleto de batalhas vencidas, somos gratos aos primeiros irmãos que, com amor à obra, arregaçaram as mangas e foram ao trabalho, bem como aos Mestres que, por aqui, passam e passaram, trazendo os ensinos do Mestre Gabriel com respeito à memória e à compreensão de cada um. Atualmente, temos uma irmandade de 122 sócios, que é fruto e consequência desse empenho e amor.
O início da história do Núcleo remete-nos aos idos de 1989, quando o então irmão Jacks Grinberg Júnior (hoje integrante do Quadro de Mestres do Núcleo) e sua companheira, irmã Soraya Grinberg, associaram-se ao então Pré-Núcleo Estrela do Oriente (Boa Vista – RR ), mesmo morando em Mogi das Cruzes, cidade que integra a Região Metropolitana de São Paulo). Naquela época, o Mestre Representante do Pré-núcleo os orientou para que se transferissem para o Núcleo Lupunamanta (Campinas-SP).
Clique aqui e acesse a Galeria de Imagens do Núcleo Rei Davi.
A ideia de criar um núcleo em Mogi das Cruzes surgiu quando o irmão Jacks e a Conselheira Jussara Pinto de Oliveira Cotta (Núcleo Lupunamanta), companheira do Mestre João Luiz Cotta Neto (atualmente Mestre Assistente Geral da UDV) estiveram em um preparo próximo a Boa Vista, em 1989. O dirigente do preparo, Mestre Manoel Nogueira, disse num determinado momento: ”tem gente que tá bebendo Vegetal aqui de olho no pé do mariri do vizinho”. Isso chamou a atenção do irmão Jacks que recebeu a seguir um conselho do Mestre Manoel Nogueira: “quando voltar à Mogi, já compre um terreno, uma área e vai iniciando um trabalho de mariri e chacrona pra ter um Núcleo”.
Plantio
Ao retornar do Preparo, Jacks conseguiu comprar um terreno de 60 mil metros quadrados. Na sequência, o Mestre Luís Felipe Belmonte dos Santos, então Mestre Central da 9ª Região (atualmente Mestre Assistente Geral), estava procurando uma área para fazer um plantio. Dessa forma, em 1991, o irmão Jacks doou 30 mil metros quadrados para o plantio da Região, reservando 5 mil metros quadrados para um futuro pré-núcleo.
O Mestre Reinaldo Osmar Pereira (Núcleo Lupunamanta) foi designado como o primeiro responsável pelo plantio, tendo como auxiliar, o irmão Jacks. Em mutirões mensais, normalmente realizados aos quartos sábados, equipes dos Núcleos mais próximos ( Castanheira, Samaúma, São João Batista, Lupunamanta e do então Pré-núcleo Alto das Cordilheiras) reuniram-se para realizar os trabalhos de plantio e de manutenção.
No período de 1994 a 1995, foi autorizado pelo então Mestre Central da região, Clóvis Cavalieri Rodrigues de Carvalho (atual Mestre Geral Representante), para que uma sessão de escala por mês ocorresse em Mogi das Cruzes. Essas sessões foram realizadas na residência do Mestre Jacks e da irmã Soraya, em Mogi das Cruzes, com a presença de alguns irmãos do Núcleo Lupunamanta e Núcleo Castanheira. Essas sessões tiveram a presença do então Mestre Nonato e Mestre Manoel Nogueira, contribuindo para unir mais os irmãos em busca de vencer o desafio de construir um Núcleo da União do Vegetal em Mogi das Cruzes.
Nasce o Pré-núcleo na Sessão de São João
O trabalho contínuo, a disposição e o firme propósito dos sócios fundadores são coroados em Sessão de São João Batista de 23 de junho de 1995, dirigida pelo então Mestre Nonato com a presença do Mestre Clovis. Essa sessão marcou a inauguração do Pré-núcleo Rei Davi, tendo o Mestre Benjamin Pereira como primeiro Mestre Representante. O Pré-núcleo prosperou, construiu sua a casa de preparo e, na presença do Mestre Manoel Nogueira, foi elevado a Núcleo no dia 23 de junho de 1997. Em 17 de dezembro de 2001, recebeu o Título Municipal de Utilidade Pública.
Num movimento de integração à União do Vegetal, em 2003, os irmãos do litoral santista que eram ligados à OTUS (Ordem do Templo Universal de Salomão) chegaram ao Núcleo Rei Davi, trazendo aproximadamente 35 discípulos. Momento de arregaçar as mangas e ampliar as instalações do templo para receber com conforto nossos novos irmãos. Os recém-integrados dedicaram-se. e alguns deles chegaram ao Corpo do Conselho e ao Quadro de Mestres. Em virtude de residirem, em sua maioria, no litoral santista, em 2007, adquiriram uma propriedade no município de Bertioga (SP) e, com o apoio dos Núcleos Rei Davi e Samaúma, inauguraram, em 9 de julho de 2008, o Pré-núcleo Estrela Bonita, hoje já na categoria de Núcleo da UDV.
*Texto elaborado pela Equipe do Blog a partir de dados da monitoria local do Departamento de Memória e Comunicação (DMC) do Centro reunidos pela Conselheira Marlene Camanho (Núcleo Rei Davi-Mogi das Cruzes-SP).