Núcleo Lagoa da Prata: 30 anos banhando os corações com vida e brilho

| 4 Maio, 2023

Foto: André Machado.

Dia 1º de Maio, o Núcleo Lagoa da Prata inteirou 30 anos e o Blog da UDV presta hoje uma homenagem ao Núcleo e irmandade neste texto de autoria da Conselheira Thalita Aneda*

Dia 1º de maio, Dia do Trabalho. E, desde os primeiros movimentos ao longo das três décadas de história, o solo fértil que aqui zelamos é irrigado pelas águas doces da região e pelo suor sagrado de muitos irmãos. Situado no Centro-Oeste de Minas Gerais, na cidade de Lagoa da Prata, o Núcleo que carrega o mesmo nome tem na condução de sua origem um líder nato, de presença amiga, olhar atento, gestos respeitosos e palavra sincera: Mestre Euclides.

Em busca de um norte na vida, Euclides Silami, também chamado carinhosamente de Tide, se mudou para Ariquemes, em Rondônia. Durante o percurso, conheceu uma pessoa que o levou até a casa de César Iantas, hoje Mestre César, onde, em uma conversa, Euclides ouviu falar do Chá Hoasca pela primeira vez. Depois de alguns dias, ele começou a trabalhar em uma serraria com César, com quem desenvolveu boa amizade e, após um convite do amigo, decidiu conhecer o Chá.

        | Clique aqui e acessa a Galeria de Imagens do Núcleo Lagoa da Prata.

Em agosto de 1981, ele recebeu o Vegetal das mãos do Mestre Bartolomeu, no Núcleo Mestre Ramos, e ali iniciou sua caminhada. Em 1983 foi convocado para o Corpo Instrutivo e, ao participar da sua primeira Sessão Instrutiva, viu na burracheira uma faixa com os dizeres “Núcleo Lagoa da Prata”. E foi este o anúncio que firmou em seu coração da missão que lhe era destinada. E, por obra da vida, em novembro de 1986, já no Quadro de Mestres, retornou à Lagoa da Prata.

Com o pensamento na realização de seu propósito, Mestre Euclides se associou ao então Pré-Núcleo Rei Salomão e, junto de sua esposa e filhos, percorria constantemente mais de 200 km para participar das Sessões e dos trabalhos.

Logo surgiram os primeiros irmãos interessados em conhecer o Chá. E foi assim que a pequena brasília que M. Euclides dirigia pelas estradas até o Pré-Núcleo ficou pequena para aquele grupo que crescia com disposição. Já era hora de dar início à construção.

Presente

O que eles precisavam chegou como um presente. O dinheiro para adquirir um terreno foi doado pela mãe de M. Euclides, dona Saly (a querida Conselheira Saly), que vendo a melhora na vida de seu filho, decidiu lhe passar o valor que serviria para comprar o pedaço de chão onde seriam plantadas as boas venturas de muitos.

Assim que escolheu o terreno e efetivou a compra, em julho de 1987, Mestre Euclides, com o apoio de sua esposa, Maria do Carmo, e dos primeiros irmãos e amigos do Pré-Núcleo Rei Salomão, onde ele ocupava o cargo de Presidente, começou o trabalho na terra.

Era um chão desprovido de verde que, pouco a pouco, deu espaço aos pequenos pés de Mariri e outras árvores que embelezariam o lugar. Até que no início de setembro de 1987, anunciando a Primavera, foi realizada a primeira Sessão no terreno: uma Sessão do Quadro de Mestres do Pré-Núcleo Rei Salomão.

Em outubro do mesmo ano, a Administração Central da Região manifestou a vontade de iniciar um Consórcio de Plantio de Mariri e Chacrona para atender a Núcleos da Região. Com prontidão, Mestre Euclides ofereceu o terreno. Em março de 1988, foi autorizado o 1º Consórcio com esse objetivo. Naquele período, já havia uma cisterna e a casa do zelador, e, com a nova responsabilidade, surgiram contribuições de diversos Núcleos.

Assim, o Plantio se desenvolvia e, à vista disso, as instalações e adequações do lugar. No final do ano, em dezembro, M. Euclides recebeu a Representação do Pré-Núcleo Rei Salomão e seguiu sua missão, atendendo aquela irmandade. Enquanto isso, chegavam mais pessoas interessadas em fazer parte deste fecundo lugar. Com o passar dos meses, o grupo alegre e trabalhador iniciou a construção do Templo e demais instalações.

Inauguração

Em 6 de janeiro de 1991, M. Euclides transmitiu a Representação do Núcleo Rei Salomão e, em seguida, no dia 10 de fevereiro, teve início a Distribuição Autorizada de Vegetal de Lagoa da Prata, com a inauguração oficial, na qualidade de Pré-Núcleo, no dia 1º de maio de 1993. A elevação a Núcleo ocorreu em 10 de fevereiro de 1994.

E os frutos não tardariam a chegar. Diversas pessoas, vindas de outros municípios em busca dos bons fluídos deste Núcleo, distribuíram as boas sementes cultivadas, originando os Núcleos Divinópolis, Sabiá, Rei Rabino e Mestre Euclides.

Hoje, a irmandade continua a crescer e escrever sua bela história de prontidão, responsabilidade e alegria, resultando em vitórias e um querer bem na convivência e na manutenção desta grande obra da Paz.

O plantio pioneiro é também uma Unidade Demonstrativa do Sistema Agroflorestal da 12ª Região, e as melhorias das instalações continuam com prosperidade, honrando o legado de zelo e trabalho que tanto nos beneficia.

Celebramos com gratidão esses 30 anos, reunindo famílias e amigos neste lugar de aconchego, e banhando nossos corações nessas águas que trazem a vida em seu mais sublime sentido e que, por tamanho brilho, ainda haverão de reluzir no caminhar de muitos.

Que nosso guia, Mestre Gabriel, continue a nos abençoar, com a Luz, a Paz e o Amor!

_Thalita

*Thalita Aneda é membro do Corpo do Conselho e monitora local do Departamento de Memória e Comunicação do Núcleo Lagoa da Prata.