Núcleo Divinópolis inteira 25 anos

Arthur Saturnino*
Julio Cesar T. S. Junior**
Luis Carlos De Sousa***

| 22 Novembro, 2021

Hasteamento das bandeiras | DMC/Núcleo Divinópolis

Certa vez, em visita aos irmãos de Manaus, Mestre Gabriel disse que dali a União do Vegetal circularia o mundo, e assim tem acontecido e sua palavra vem se cumprindo. Como um fio de algodão num tear tecendo um manto para aquecer do frio, o destino do Núcleo Divinópolis (Divinópolis-MG) se iniciou em 15 de novembro de 1996. Desde então, um fio de Luz no tear do tempo vem se unindo a outros fios de Luz que juntos estão aquecendo os corações de muitos, acolhendo os que precisam, como um grande manto.

>> Clique aqui e acesse a Galeria de Imagens do Núcleo Divinópolis

Dessa forma, em 15 de novembro passado, o Núcleo Divinópolis inteirou 25 anos de história que teve início quando pessoas que moravam nessa cidade começaram a frequentar, nos anos de 1990, as Sessões do então Pré-Núcleo Lagoa da Prata (Lagoa da Prata-MG), cujos trabalhos foram iniciados por Mestre Euclides. Assim permaneceram até agosto de 1992, quando foi realizada a primeira Sessão da UDV em Divinópolis, num sítio de propriedade dos irmãos José Eustáquio e Suely França, situado na localidade Córrego das Colheres, entre Divinópolis e Lagoa da Prata. Naquela Sessão estiverem presentes 23 irmãos de Divinópolis e Lagoa da Prata.

Depois, o então Mestre Central da Região, José Mauro Fagundes Silveira, autorizou a realização de uma Sessão de Escala a cada dois meses na cidade. Aconteceram as Sessões em vários lugares na cidade, porque o grupo não tinha ainda um lugar fixo. Até que, em junho de 1994, a irmandade de Divinópolis conseguiu emprestado o salão de festas da loja maçônica, passando a realizar ali, a partir dessa data, as Sessões regulares, sob a responsabilidade do Mestre Leonildo Geraldo Rigoni.

Em dezembro de 1994, a irmandade conseguiu um terreno de doação para a União do Vegetal. Percebendo o empenho da irmandade, a Sede Geral da UDV então liberou as Sessões em Divinópolis como uma extensão do Pré-Núcleo Lagoa da Prata. Em 30 de outubro de 1996 fica autorizada a criação do Pré-Núcleo Divinópolis, oficializado na Sessão de 15 de novembro de 1996, tendo Leonildo como o primeiro Mestre Representante. Na oportunidade foram 33 sócios fundadores.

Cidade do Divino

Em 15 de novembro de 2003, o Pré-Núcleo é elevado a Núcleo, tendo 67 sócios naquele momento. A princípio foram sugeridos dois nomes, Arvoredo ou Divino Arvoredo. A Conselheira Gilca de Bosco Rosa Fonseca, ligando o lugar ao nome da cidade, que significa “Cidade do Divino”, sugeriu que o nome fosse Núcleo Divinópolis. Este nome foi aceito pela irmandade e escolhido pela Sede Geral. Atualmente, o Núcleo tem 111 sócios e, como Mestre Representante, Francisco Modesto.

*Arthur Saturnino é membro do Corpo Instrutivo e auxiliar do Departamento de Memória e Comunicação (DMC) do Núcleo Divinópolis (Divinópolis-MG).

**Julio Cesar T. S. Junior é membro do Corpo do Conselho do Núcleo Lagoa da Prata (Lagoa da Prata-MG) e Coordenador Regional do DMC da 12ª Região da União do Vegetal.

***Luis Carlos De Sousa é membro do Corpo do Conselho  e Monitor do DMC do Núcleo Divinópolis.