Núcleo Arco-Íris, 30 anos

Nilton José Pedrini*

| 06 janeiro, 2019

Irmandade do Núcleo Arco-Íris, 2018 | DMC/N. Arco-Íris.

O Núcleo Arco-Íris está inteirando 30 anos neste 6 de janeiro de 2019, quando comemoramos a formalização de uma Distribuição Autorizada de Vegetal (DAV) em Joaçaba, Santa Catarina. Mas o primeiro passo para a chegada da União do Vegetal a essa cidade ocorreu aproximadamente seis anos antes, quando Candido Alberto Machado conheceu o Vegetal durante viagem a Manaus (AM). Na oportunidade, foi recebido no Núcleo Caupuri pelos Mestres Florêncio Siqueira de Carvalho e Roberto Souto Maior, este na época Mestre Representante do Núcleo.

A primeira Sessão do Vegetal em Joaçaba aconteceu dois anos depois, no dia 24 de dezembro de 1984, na casa do irmão Aldemar José Melotti. Dessa data em diante, aconteceram algumas Sessões, sempre que Candido e sua esposa na época, Conselheira Tanamara Freire Verçosa, vinham passar férias na cidade de Joaçaba. Assim, iniciou-se a chegada e integração dos primeiros irmãos: Aldemar Melotti, Alfredo Lindner, Carla Lindner, Iara Henke (in memoriam) e Gerson Chilemi.

Quando Candido e Tanamara mudaram para a cidade de Joaçaba, os trabalhos se intensificaram e, no dia 15 de dezembro de 1988, aconteceu o primeiro Preparo de Vegetal na Região Sul do Brasil. O preparo contou com a presença do Mestre Paixão (Raimundo Pereira da Paixão), na época Mestre Central da Região. Nessa data, foi formalizada a Distribuição Autorizada de Vegetal em Joaçaba, com início marcado para 6 de janeiro de 1989.

>> Clique aqui e acesse a Galeria de Imagens do Núcleo Arco-Íris

Elevação a Pré-Núcleo e Núcleo

No dia 18 de março de 1989, aconteceu a primeira Sessão de Adventícios, tendo como primeiro adventício Alvarito Luiz Baratieri. Mais pessoas foram chegando no início da década de 1990, até que, no dia 22 de julho de 1994, aconteceu a elevação a Pré-Núcleo. Três nomes foram enviados para avaliação da Sede Geral (Mulateiro, Coração de Maria e Arco-Íris), sendo aprovado Arco-Íris para o nome do novo Pré-Núcleo. Nesse momento se consolidaram os 30 sócios fundadores que, dando continuidade aos trabalhos, serviram de alicerce para a elevação a Núcleo, no dia 1º de novembro de 1996.

Mais tempo se passando, pessoas chegando, irmandade crescendo e trabalhando até que, no dia 12 de outubro de 2001, inaugurou-se o templo definitivo com a presença do então Mestre Geral Representante da União do Vegetal, José Luiz de Oliveira.

Com a integração dos irmãos da sociedade religiosa Ordem do Templo Universal de Salomão (OTUS) à União do Vegetal, no dia 27 de setembro de 2003, o Núcleo Arco-Íris recebeu novos sócios que bebiam o Vegetal, até então, na cidade de Erechim, Rio Grande do Sul. Hoje em dia, nessa mesma cidade, existe uma Distribuição de Vegetal do Núcleo Arco-Íris.

Núcleo Cores Divinas

Mais pessoas de Joaçaba e cidades próximas continuaram a chegar e, em 9 de abril de 2005, aconteceu o primeiro desmembramento do Núcleo, dando início ao então Pré-Núcleo (hoje Núcleo) Cores Divinas, na cidade de Pato Branco, Paraná.

Atualmente, o Núcleo Arco-Íris possui 136 sócios, sendo estes compostos por sete mestres: Acioli, Artur, Carlos Sérgio, Jacir, Nilton, Paulo e Ricardo, 20 membros do Corpo do Conselho e 109 discípulos.

Nesses 30 anos de história, já estiveram à frente dos trabalhos seis pessoas que ocuparam o lugar de Mestre Representante: Candido Alberto Machado, Alfredo Lindner (atualmente no QM do Núcleo Estrela D’Alva, em Florianópolis-SC), Ricardo Pichler Jr., Nilton José Pedrini, Carlos Sérgio Neumayer e Paulo Sérgio Andreoni (atual Representante).

E o trabalho continua. Jovens que aqui cresceram vêm chegando também aos lugares de Direção do Núcleo. E assim vamos caminhando para os próximos 30 anos, sempre lembrando e agradecendo aos que aqui estiveram e contribuíram com esse bonito trabalho e que fizeram a passagem: Mestre João Meyer, Conselheira Carmem, Conselheira Maria de Lourdes Ruaro Colombo e Conselheira Iara Renke.

*Nilton José Pedrini é integrante do Quadro de Mestres e Presidente do Núcleo Arco-Íris (Joaçaba-SC, 9a Região da UDV).

2 respostas
  1. Edson Lodi
    Edson Lodi says:

    Paz.
    Gostei do relato e é sempre bom relembrar os bons acontecimentos.
    sinto ser relevante citar que o valoroso irmão, Cândido, recebeu a estrela de Mestre ainda no Rio de Janeiro, quando era associado ao Núcleo Pupuramanta. Abraços

  2. Nelson Bittencourt
    Nelson Bittencourt says:

    Parabéns à irmandade do Núcleo Arco Íris por esta data festiva de 30 anos de sua criação. Compartilhamos alguns momentos especiais desta história que ficaram indelevelmente marcados em nossa memória. Laços de amizade foram construídos.

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário