Salve a União do Vegetal! Salve os 50 anos do Núcleo Estrela Guia!

Eldo Rodrigues de Oliveira*

| 30 Novembro, 2024

É com gratidão aos primeiros irmãos e a todos que continuam trabalhando por esta Sagrada Obra, em especial, que comemoramos, em 30 de novembro de 2024, os 50 anos do Núcleo Estrela Guia. Meio século de honroso trabalho dedicado à nossa evolução espiritual.

Queremos compartilhar um pouco da história da UDV na cidade de Ji-Paraná, neste Núcleo.

>> Clique aqui e acesse a Galeria de Imagens do Núcleo Estrela Guia.

Como começou…

As primeiras Sessões pela União aconteceram com a vinda do Bacurau, que já conhecia o Vegetal, à Vila de Rondônia (futura Ji-Paraná) para comungar o Vegetal com Manoel Bento, familiares e algumas pessoas locais. As Sessões aconteciam na casa do irmão Manoel Bento.

Mais adiante, o Mestre Monteiro, que estava como Mestre Geral Representante, chamou o grupo que já frequentava as Sessões e, em Porto Velho, entregou a responsabilidade de distribuir o Vegetal ao Manoel Bento. Então o Vegetal ficou na responsabilidade dos irmãos Bacurau, Jaime Prestes Barreiros e José Simão. Também registramos alguns irmãos que, nessa época, participaram da implantação do Núcleo: Edson Cintra, Maria Cintra, João Costa de Jesus, Marlene Cantão, Raimundo Carneiro, Vicente Carneiro, Paulista e Elza (viúva do M. Paixão), entre outros.

E a história continua …

Quando o Mestre Janico estava como Mestre Geral Representante, enviou o Mestre Braga para avaliar as condições do grupo da Vila de Rondônia. Tendo tido uma boa avaliação, Mestre Janico autorizou a construção de um Núcleo da União, continuando, provisoriamente, as Sessões na casa do Luís Tobias. Nosso Núcleo está localizado no centro de Rondônia, bem no coração do estado. Assim, espiritualmente, também buscamos estar junto ao coração do Mestre.

Quando foi inaugurado o Templo

Em 30 de novembro de 1974, já com o nome de Estrela Guia, e entre flores de alegria e gratidão pela vitória, aconteceu a inauguração. Foram nossos primeiros irmãos: Manoel Bento, Jaime Prestes, Marizô, Edna Prestes, Dario Severino, Antônio Alexandre, Raimundo Bacurau, Maria Luiza, Antônio Paiva (sapateiro) e Mirian Paiva.

Nesse dia de festa, foi entregue ao Bacurau a Estrela e a Representação do Núcleo Estrela Guia e o CDC aos irmãos Manoel Bento e Jaime.

Alguns destaques

Um acontecimento importante do Núcleo foi a convivência com o saudoso Mestre José Rodrigues Sobrinho, que consta na Convicção do Mestre. Uma pessoa com a qual alguns de nós aprenderam a preparar o Vegetal de forma simples, sempre preservando as origens da União.

Também se destaca o período da Representação do Mestre José Luiz de Oliveira, esse querido Mestre da Origem que muito nos ensinou e abrilhantou nossa história, deixando o legado de algumas chamadas feitas nesse tempo. Entre elas temos a Chamada Estrela Guia, recebida durante uma Sessão já nos anos 80.

Um nome a ser lembrado também é o do Mestre Cícero Alexandre Lopes Faria, com o qual convivemos por alguns dias, sempre dedicado à Obra do Mestre.

O Núcleo Estrela Guia era considerado o Núcleo mãe da Região. Com o passar dos dias, crescendo em número de pessoas e em cidades, extensão, foram criadas outras Regiões, tendo Ji-Paraná o Núcleo mais velho e experiente.

Núcleo mãe de muitos

Nasceram do Núcleo Estrela Guia: Núcleo Mestre Cícero (Presidente Médici, RO) e Núcleo Mestre José Rodrigues Sobrinho (Seringueiras, RO).

Mestres formados em Ji-Paraná também iniciaram outros Núcleos, em outras Regiões. Muitos Mestres e Conselheiros que iniciaram a caminhada no N. Estrela Guia hoje estão auxiliando em outras Regiões e Núcleos. De quando em vez, temos a feliz notícia de nossos irmãos colaborando também na Sede Geral.

Atualmente, o Núcleo Estrela Guia tem 94 sócios, sendo 9 no Quadro de Mestres, 21 no Corpo do Conselho, 36 no Corpo Instrutivo e 28 no Quadro de Sócios. Filhos de nossa irmandade, temos 10 jovens e 27 crianças.

Ao longo dos 50 anos, muitas pessoas chegaram adoecidas, sofrendo de vícios, com as famílias passando por dificuldades e sofrimentos, e o Núcleo tem sido a Estrela Guia para quem chega buscando abrigo seguro.

Por isso aqui estamos neste festejo espiritual, agradecendo a Deus e ao Mestre Gabriel por tudo de bom que nos deu e dá.

Gratidão! E, como dizia o Mestre: Felicidades para todos!


*Eldo Rodrigues de Oliveira é Mestre Assistente Central da 15ª Região.

Chegou à União do Vegetal e ao Núcleo Estrela Guia aos 7 anos de idade, em 1987; ocupou o cargo de Mestre Representante do Núcleo Estrela Guia no triênio 2015 a 2018 e de Mestre Central da 15ª Região em dois triênios: 2018 a 2021 e 2021 a 2024.