30 Anos do Núcleo Recanto das Flores

Fernanda Costa Brandão*

| 7 Julho, 2024

Irmandade durante comemoração dos 30 anos do Núcleo Recanto das Flores, 6 de julho de 2024 | Foto: Ana Claudia Araújo Barbosa.

No dia 9 de julho de 2024, o Núcleo Recanto das Flores completa 30 anos. A história do Núcleo é a história de uma família. Situado na Zona da Mata mineira, a origem desse Núcleo conviveu paralelamente às rígidas tradições mineiras, as quais defendem a manutenção dos antigos costumes.

Quando Paulo Afonso Amato Condé – Mestre Geral Representante do Centro no triênio 2018 a 2021 – conheceu o Vegetal, em Porto Velho/RO, ele jamais poderia ter imaginado que ele viria a ser o pioneiro em uma terra distante, na própria terra natal, Ubá/MG, para onde, com autorização de Mestre Braga, levou o Chá Hoasca em dezembro de 1980. Bebeu o Vegetal com a esposa, Léa D’Antonino Alves Condé, e com mais alguns amigos daquela época.

        >> Clique aqui e acesse a Galeria de Imagens do Núcleo Recanto das Flores

Em dezembro de 1981, Paulo Afonso leva novamente o Vegetal para Ubá. Em dezembro de 1982, já no Corpo Instrutivo, Paulo Afonso retorna àquela cidade, na véspera do Natal, distribui o Vegetal para a família: para os pais, Sr. Sebastião Vicente Condé e Terezinha Amato Condé, e para os irmãos, Maria Eugênia Amato Condé da Costa, Mônica Condé Marques e Jorge Luiz Amato Condé. Aquela Sessão, que aconteceu na casa dos pais, transcorreu em clima de harmonia.  Naquele período, Paulo Afonso voltou a dar Vegetal a alguns amigos em Viçosa/MG.

Em meados de 1983, os pais de Paulo Afonso estiveram em Porto Velho e lá conheceram melhor a União do Vegetal e os Mestres da Origem que lá viviam. Ainda naquele ano, alguns familiares de Paulo Afonso associaram-se à Distribuição Autorizada de Vegetal (DAV) de Belo Horizonte, atualmente Núcleo Rei Salomão, e passaram a viajar regularmente para participarem das Sessões. Outras pessoas, parentes e amigos da família também se associaram e, assim, a necessidade de se criar um Núcleo em Ubá ganhou força.

Excetuando as Sessões de fim de ano, as demais ocorriam de maneira esporádica em Ubá. As idas e vindas a Belo Horizonte para participar das Sessões de Escala eram muito sacrificantes para os irmãos, pois, além do desgaste e dos riscos da viagem, muitas vezes precisavam deixar os filhos com amigos e com parentes. Vendo a necessidade da irmandade, Mestre Paulo Afonso fez um apelo a Mestre Braga, Mestre Geral Representante naquela ocasião, que prontamente solicitou ao Mestre Central, Mestre Manoel Nogueira, a designação de uma pessoa para ficar responsável por atender os irmãos ubaenses uma vez por mês.

Mestre Euclides, ao receber a Representação do Núcleo Rei Salomão, entregou a camisa do Corpo do Conselho ao irmão Tarcísio Barros Leal, em 10 de fevereiro de 1989, e solicitou ao novo Conselheiro, que mantivesse um atendimento regular aos irmãos de Ubá nas Escalas do terceiro sábado. Assim, não haveria mais a necessidade de viajarem quase 300 quilômetros para Belo Horizonte.

Em 1990, o Conselheiro Tarcísio foi trabalhar no Rio Grande do Norte, tendo de se mudar de Viçosa. Com isso, alguns Mestres do Núcleo Rei Salomão revezavam-se no atendimento à irmandade de Ubá.

Mestre César Augusto Iantas e a companheira dele, a Conselheira Vitória Macevicius Iantas de Ji-Paraná/RO, vieram para Ubá em março de 1992. No dia 27 daquele mês, aconteceu a primeira Sessão de Escala anual na residência da família Condé, localizada no Sítio Boa Sorte.

Ainda no ano de 1992, Jorge Luiz Amato Condé doou aos pais o Sítio Recanto das Flores, pertencente à localidade de Sobradinho, no município de Guidoval/MG. Ao Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, doou um terreno adjacente à propriedade onde residia e residem os pais. A partir daí, os trabalhos de construção do futuro Núcleo foram iniciados.

Em 30 de abril de 1992, foi designado como responsável pela DAV de Ubá o Mestre César Augusto Iantas. Através de trabalhos voluntários e de doações dos irmãos, deu-se início à construção do Templo. A obra foi concluída em 25 de setembro de 1993, data em que foi oficializada a Distribuição de Vegetal de Ubá.

Em janeiro de 1994, Tarcísio, já no Quadro de Mestres, foi morar em Campos dos Goitacazes/RJ para fazer um doutorado e associou-se na DAV de Ubá. Assim, a DAV passou a ter dois Mestres. Em 9 de julho de 1994, tornou-se Pré-Núcleo Recanto das Flores, recebendo este nome para fazer jus ao lugar de beleza, de paz e de encanto em que foi construído.

Em seguida, a irmandade iniciou a construção da Casa de Preparo, concluída em 10 de junho de 1995. Com a vinda de mais irmãos, com a convocação de Conselheiros e com a presença do Quadro de Mestres, o Pré-Núcleo Recanto das Flores tornou-se Núcleo Recanto das Flores em 5 de outubro de 1996. Também participaram dessa história os Mestres Ezequias de Araújo dos Santos, José Lúcio e Frederico Andrade Marques.

Trabalho que frutificou

Desde 1980, o Vegetal era comungado eventualmente em Viçosa. No entanto, somente em maio de 2009 teve início um trabalho mais organizado, com engajamento de alguns irmãos que residem na cidade e frequentam o Núcleo Recanto das Flores. A partir de então, vem se consolidando uma Distribuição de Núcleo que está se preparando para, em um dia vindouro, tornar-se uma DAV. Desde fevereiro de 2023, as Sessões passaram a ser realizadas uma vez por mês em Viçosa.

Núcleo Recanto das Flores

Atualmente o Núcleo Recanto das Flores conta com 137 sócios, sendo 5 pertencentes ao Quadro de Mestres, 21 ao Corpo do Conselho e 111 ao Corpo Instrutivo e ao Quadro de Sócios. O Mestre Representante, no triênio de 2024-2027, é o Mestre João Batista Dias Barbosa e o Presidente é o Mestre José Carlos dos Santos.


*Fernanda Costa Brandão é integrante do Corpo do Conselho do Núcleo Recanto das Flores.