28 anos do Núcleo Breuzim
Um marco na história da UDV em Mato Grosso
Marcus Levy*
| 10 Setembro, 2017
Com 28 anos, neste dia 10 de setembro, o Núcleo Breuzim festeja mais um aniversário. Essa data tem um significado especial para a história da UDV em Mato Grosso, pois o Núcleo foi o primeiro do estado e, a partir dele, outros seis Núcleos e duas Distribuições Autorizadas de Vegetal foram criados, nesse movimento de expansão da União do Vegetal.
A chegada da UDV em Mato Grosso, porém, é um pouco mais antiga e inicia-se com Napoleão Victor de Oliveira, que bebeu o Vegetal em Porto Velho entre 1969 e 1970. Comerciante residente em Rondonópolis (MT), Napoleão revendia produtos de armarinho no Norte do país e conheceu a União do Vegetal a convite de um amigo, de nome Firmino. Após participar de algumas Sessões, Mestre Gabriel entregou-lhe o título de Mestre e o autorizou a distribuir o Vegetal na cidade em que residia. Depois que Mestre Napoleão desencarnou, em 1979, sua família e amigos não deram continuidade ao trabalho da UDV em Rondonópolis.
Menos de quatro anos depois, uma nova história se inicia. O Vegetal chega a Cuiabá pelas mãos de Dercílio Marra da Silva. Filiado à Sede Geral e integrante do Corpo Instrutivo, Dercílio mudou-se em 1983 para a capital do Mato Grosso, por conta de seu trabalho e em busca de recuperação da saúde de um dos filhos. Na época, Raimundo Monteiro de Souza (Mestre Monteiro) estava ocupando o lugar de Mestre Geral Representante e autorizou Dercílio a levar o Vegetal para Cuiabá.a
Clique aqui e acesse a Galeria de Imagens do Núcleo Breuzim
Seguindo as orientações do Mestre Monteiro, Dercílio e sua esposa, Maria Bernadete, filiam-se, em junho de 1985, ao então Pré-Núcleo Senhora Santana, que iniciava seus trabalhos em Campo Grande (MS). Uma vez por mês, eles viajavam 1.400Km para participar das Sessões. Lá, Dercílio é convocado para o Corpo do Conselho, em 1986, e, um ano depois, para o Quadro de Mestres.
Em 18 de fevereiro de 1989, o Mestre Geral Representante à época, Raimundo Carneiro Braga (Mestre Braga), designa Mestre Dercílio para ficar Responsável pela Distribuição de Vegetal em Cuiabá, que inicialmente passa a funcionar na casa dele.
Em 10 de setembro de 1989, é inaugurado o Núcleo Breuzim, como desmembramento do Núcleo Senhora Santana. A Sessão de inauguração foi dirigida pelo então Mestre Central da 5ª Região, Mestre Manoel Nogueira da Silva. Na época, o Mestre Representante do Núcleo Senhora Santana era Clovis Cavalieri Rodrigues de Carvalho, hoje atual Mestre Geral Representante da UDV.
No início, as dificuldades para se adquirir um terreno e se construírem as obras de infraestrutura foram vencidas com a força da União. Aos poucos, a pequena irmandade do Núcleo Breuzim fez com que essa semente, plantada com amor e regada com suor e perseverança, rendesse bons frutos.
Em 1996, ocorre o primeiro desmembramento, com a criação do Núcleo Santa Luzia (Várzea Grande-MT), nome também dado à Casa da União, o braço beneficente da UDV em Mato Grosso.
Na sequência, vieram os Núcleos Arvoredo (Cuiabá-MT, 2002), Florestal (Alta Floresta-MT, 2005), Sagrada Família (Várzea Grande-MT, 2007) e Luz Sublime (Cuiabá-MT, 2014), além de duas Distribuições Autorizadas de Vegetal (Primaverinha-MT e Rondonópolis-MT) e duas Distribuições de Núcleo (Tangará da Serra-MT e Água Boa-MT). A esses, soma-se ainda, em Mato Grosso, o Núcleo Solhinha, em Barra do Garças, que foi desmembrado do Núcleo Rei Inca (Goiânia-GO), no ano de 2003.
Hoje, já são mais de 900 sócios os que frequentam a UDV em Mato Grosso. O estado faz parte da 13ª Região, que é formada ainda pelos Núcleos de Mato Grosso do Sul e um de Goiás (Núcleo Mestre Luziário, em Chapadão do Céu).
Núcleo-pai em Mato Grosso, o Breuzim desempenhou um papel importante ao longo desses 28 anos, ligando as regiões Sul e Norte do Brasil. Essa sua característica ficava mais evidente nas décadas de 80 e 90, época em que os bilhetes aéreos não eram tão acessíveis e era preciso viajar de carro ou ônibus. Os irmãos que iam do Norte ao Sul geralmente passavam por Cuiabá e, aqui, encontravam onde repousar, antes de seguir viagem.
Tal como a resina do breuzim, a árvore amazônica que dá origem ao seu nome, este Núcleo tem a força de ligar e unir as pessoas. Sua irmandade é reconhecida pelo calor humano que, acreditem, supera o próprio calor de Cuiabá!
–
*Marcus Levy é integrante do Corpo Instrutivo e monitor do Departamento de Memória e Comunicação do Núcleo Breuzim.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Belo lugar esse Núcleo que realmente tem um grande poder de ligação entre os irmãos! Sou feliz por ser sócio do Núcleo Breuzim que tive a felicidade de estar praticamente desde o início.
Felicidafes a todos nós.
Feliz por fazer parte desta história !!!!!! Viva o Núcleo Breuzim!!!!
Sinto também a energia de ligação entre os irmãos do Breuzim. É um Núcleo de pessoas receptivas, acolhedoras e amigas.
Parabéns ao Núcleo Breuzim por mais um ano de vida.
Feliz em fazer parte dessa história, Viva o núcleo Breuzim e sua irmardade
Viva o Núcleo Breuzim !!!
Feliz em fazer parte desta grande família.
Núcleo Breuzim , gratidão a todos que se dedicam a construir esta história tão linda.
Boa tarde, gostaria de estar fazendo parte. Sou de Rondônia. Gostaria de estar participando dos encontros, se possível.
RESPOSTA: Prezado Wander, envie um e-mail para contato@udv.org.br
Meu coração pulsa com intensidade nesse lugar.
O agradecimento por pertencer a história dessa desse lugar de luz e a satisfação de ter esse ambiente dentro da minha história.
Fico feliz em poder escrever aos irmãos do Núcleo Breuzim. Estive com os senhores por um curto período, mas que guardo boas lembranças do começo, da limpeza do terreno e tantas outras boas lembranças.
Olá, tudo bem? Tenho interesse em saber mais, e como fazer parte. Sou de Rondonópolis-MT