25 anos do Núcleo Campina Grande

| 7 Setembro, 2020

Isabel Leite Costa Simões
Maria da Glória Machado Leite
Marta Rejane Machado Leite Panerare*

Aniversário do Núcleo Campina Grande, 7 de setembro de 2014 | Foto: DMC/Campina Grande.

“… A luz do Sol vem dourando as campinas, desperta o vento, traz a brisa perfumada, põe o seu brilho nas gotinhas cristalinas que o sereno serenou na madrugada…”

No alto da Serra da Borborema, mais um ponto de luz brilhou, concretizando a profecia feita por Mestre Gabriel a um dos seus discípulos, Mestre Roberto Souto: “Em Campina Grande, vai ter um Núcleo da União do Vegetal”. O tempo foi preparando aquela simples campina, fortalecendo o solo para que a semente da União do Vegetal o encontrasse fértil e regado com o sereno do amor divino. E hoje, o Núcleo Campina Grande comemora 25 anos da sua fundação.

A história desse Núcleo se inicia em 1985, quando o Mestre Roberto Souto, em viagem de férias a Campina Grande-PB, distribuiu o Vegetal para alguns de seus familiares, entre eles o senhor José Souto de Almeida que, mais à frente, foi um dos sócios fundadores da Distribuição Autorizada de Vegetal.

| Clique aqui e acesse a Galeria de Imagens do Núcleo Campina Grande

O tempo se encarregou de regar a semente. Passaram-se sete anos e, em 1992, no mês dedicado a São João Batista, foi realizada uma Sessão Extra na granja do Conselheiro Gil Braz, que residia em Campina Grande, dirigida pelo Mestre José Leite, em companhia da sua companheira Conselheira Maria Juventude, filhos, familiares e mais alguns amigos. Nessa sessão, o Mestre José Leite falou da possibilidade da União do Vegetal chegar a Campina Grande. Nessa época, Mestre José Leite e família eram sócios no Núcleo Cajueiro (São Lourenço da Mata-PE), onde começaram sua caminhada na UDV e foram sócios durante cinco anos.

Alguns meses depois, no dia 7 de janeiro de 1993, o Mestre José Leite, a Conselheira Maria Juventude e sua família seguiram para firmar residência em Campina Grande. Durante 11 meses, Mestre José Leite procurou um terreno nas imediações da cidade de Campina Grande e no dia que encontrou o lugar, Mestre Monteiro estava presente. Era um pequeno sítio com uma casa simples, situado em uma campina. Após a aquisição desse sítio, em novembro de 1993, a primeira Sessão foi realizada em 23 de abril de 1994, dirigida pelo Mestre José Leite, com a presença do Mestre Ernesto, na época Mestre Representante do Núcleo Pau D’Arco, e com a presença de irmãos do Núcleo Cajueiro e do Núcleo Pau D’Arco.

\Aquela semente, outrora plantada, começou a germinar. O Mestre José Leite recebeu autorização para realizar uma Sessão a cada mês no sítio. Nesse período, foi fundamental o auxílio das irmandades do Núcleo Pau D’Arco e do Núcleo Cajueiro.

Cada mutirão, uma festa

“… Cajueiro pequenino carregado de fulô, eu também sou pequenino carregado de amor…”

Na viva memória dos primeiros irmãos estão os alegres mutirões com poucas pessoas, mas com força, coragem e determinação de querer ver o jardim florescer, vivências que se eternizaram no coração daqueles primeiros irmãos e foram passadas para os outros irmãos que foram chegando. Cada mutirão era uma festa, como dizia a Conselheira Maria Juventude. Em um desses dias, houve uma Sessão ao entardecer, à sombra da copa de um cajueiro onde refletiam, por entre as folhas da árvore, raios do sol iluminando aquele momento.

Com a participação dos irmãos e o coração regado com amor, de tijolo em tijolo, ergueram-se aos poucos as instalações para a inauguração da Distribuição Autorizada de Vegetal de Campina Grande, que aconteceu no dia 7 de setembro de 1995. Naquele dia, o Mestre Monteiro, então Mestre Geral Representante, oficializou a Distribuição Autorizada de Campina Grande. O Mestre José Leite ficou como Mestre Responsável e depois como Mestre Representante, inteirando 11 anos no cargo.

Desmembramentos

“… Quem tem amor tem saudade, quem tem saudade quer bem…”

Em 1º de janeiro de 2002, para atender aos sócios residentes no estado do Rio Grande do Norte, foi feito o primeiro desmembramento, dando origem ao Núcleo Natal. Foi um período de renovação e alegrias. As viagens para a cidade de Natal eram ricas de histórias e de reencontros, como o do Mestre José Leite com o Mestre Izaías, que eram amigos desde quando seguiam juntos no Núcleo Cajueiro, entre outros momentos felizes.

O segundo desmembramento foi realizado no dia 28 de janeiro de 2006, para atender aos irmãos residentes em João Pessoa-PB, dando origem ao Núcleo Conselheiro Salomão Gabriel. Eram irmãos e irmãs com determinação, força de trabalho e firmes no querer levar a União do Vegetal para João Pessoa e a mensagem do Mestre Gabriel para mais pessoas. Lembramos carinhosamente da Conselheira Eulália, uma senhora que vivenciou o início da União do Vegetal, frequentou a casa do Mestre Gabriel e da Mestre Pequenina, gostava de falar de como foi a convivência com eles e nos relatar o que aprendeu com o Mestre Gabriel.

Ponto de Luz

“… Só o amor ilumina, terá que ser sempre assim, eu me dá pra você e você se dá pra mim…”

Das palavras do Mestre Gabriel, proferidas há mais de 50 anos, hoje nos fortalecemos para festejar 25 anos do Núcleo Campina Grande, um pequeno ponto de luz, onde podemos sentir a forte presença do Mestre Gabriel a nos orientar. Esse Núcleo foi construído para que os sócios pudessem trazer suas famílias e aqui conviver em união e harmonia. Nas palavras do Mestre José Leite, “a União do Vegetal é uma grande família e o Núcleo é a extensão da nossa casa. Assim como cuidamos da nossa casa, devemos zelar com amor pelo Núcleo”.

Que a Luz da Hoasca continue clareando a nossa Campina Grande!

Que o Mestre Gabriel continue a nos iluminar, fortalecendo a esperança e nos revelando, na claridade do fraterno amor, a certeza do caminho!

*Isabel Leite Costa Simões, Maria da Glória Machado Leite e Marta Rejane Machado Leite Panerare são integrantes do Corpo do Conselho do Núcleo Campina Grande