Novo Encanto realiza expedição à Floresta Amazônica

15ª Expedição ao Seringal Novo Encanto, julho de 2015 | Foto: Marcus Levy

Criada na Floresta Amazônica e tendo na base de seu ritual o uso do Chá Hoasca, preparado a partir de duas plantas nativas da região (Mariri e Chacrona), a União do Vegetal nasceu com a vocação de respeito, zelo e preservação do meio ambiente. “Nossa instituição religiosa preza pela sustentabilidade e por uma integração harmoniosa do Homem com a Natureza”, ressalta mestre Teodoro Irigaray, presidente da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico, entidade parceira do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal.

A existência dessa organização, criada pelos sócios da UDV, atuando em defesa da floresta e da biodiversidade, demonstra também compromisso com o direito a um meio ambiente sadio e equilibrado. “Incentivamos a todos os sócios da União do Vegetal que conheçam a floresta, sua energia revigorante e o modo de vida simples dos seringueiros”, afirma mestre Irigaray.

Segundo ele: “Quando entramos na Floresta nos sentimos bem e quanto mais nos aprofundamos nessa relação com a Natureza percebemos a presença de uma grande escola que nos encanta”.

Expedição ao Seringal Novo Encanto

Entre as ações ambientais realizadas pela associação está o Ecoturismo, atividade turística que utiliza de forma sustentável o patrimônio natural e cultural, fomentando a conservação ambiental, geração de empregos e valorização do modo de vida local. Todos os anos a associação realiza expedições à Floresta Amazônica e ao Seringal Novo Encanto, de propriedade da Associação, situado no Estado do Amazonas, próximo a Rio Branco-AC.

Esse ano serão realizadas duas expedições, uma entre os dias 4 e 8 e outra de 18 a 22 de julho. Na programação está prevista também uma visita ao Seringal Sunta, na divisa com a Bolívia, onde os participantes poderão conhecer o local onde foi criada a UDV. “Cada expedição contribui para fortalecer o Seringal enquanto área de conservação sob nossa responsabilidade e nos aproximar das raízes da União do Vegetal”, afirma mestre Irigaray. A programação contempla ainda atividades com práticas agroflorestais e palestra sobre plantas medicinais, passeios de barco, trilhas na florestas e atividades culturais.

Neste ano, as expedições serão destinadas a sócios da UDV. A partir do próximo ano, estão sendo planejadas expedições para pessoas que não sejam sócios do Centro e queiram conhecer o Seringal Novo Encanto.

Inscrições

As inscrições para as expedições podem ser feitas pelo site www.16expedicaoaoseringal.eventize.com.br . No pacote estão incluídos: translado do aeroporto de Rio Branco / Núcleo UDV / Seringal Novo Encanto / Plácido de Castro / Seringal Sunta / Rio Branco, alimentação, hospedagem e passeio de barco. Os bilhetes aéreos até Rio Branco (AC) devem ser adquiridos pelo expedicionário. As pessoas que tiverem dúvidas ou quiserem mais informações podem enviar e-mail para novoencantosecretaria@gmail.com .

7 respostas
  1. Ricardo
    Ricardo says:

    Boa noite, já ouvi falar muito da expedição para o seringal novo encanto e esse ano tenho possibilidade de ir, já que minhas férias será por esse período.
    minha dúvida é, qual material e melhor levar para dormir (rede ou barraca).
    E se possível me falar o clima e se no dia 22 de julho vamos passar no serial sunta ou algum núcleo do Acre
    Desde de já agradeço pela atenção.

    RESPOSTA: Oi, Ricardo. Tudo bem? Quanto ao seu questionamento no blog da UDV, recomendo que entre em contato diretamente com a Novo Encanto através do e-mail novoencantosecretaria@gmail.com. No site da NE tambem tem mais informações http://www.16expedicaoaoseringal.eventize.com.br/

    Responder
  2. Carlos Augusto
    Carlos Augusto says:

    Aos Hoasqueiros expedicionários, garantimos acomodações, satisfatórias, com Chuveiros, sanitários, iluminação placa solar, gerador de energia, Cozinha bem Montada, boa higiene, alojamentos com beliches, telefone pra urgências e necessidades a alegria e hospitalidade do povo Acreano! Carlos Augusto: Coordenador da Expedição

    Responder
    • Nicole Massa
      Nicole Massa says:

      Olá Carlos! Grata pela boa receptividade e prontidão desde já! Nos vemos em breve! Venho participar da expedição de 4 a 8 de julho! Bem feliz com essa oportunidade! Eba!

      Responder
  3. Adriana Rocha
    Adriana Rocha says:

    Participei da 15 Expedição e sou grata a todos os envolvidos por nos proporcionar tamanha alegria e satisfação! A floresta é revigorante e encantadora. Mas o que me marcou mais foi poder sentir mais de perto um pouco do que o Mestre Gabriel viveu por nós. Sinto saudades desse lugar e quero retornar sempre que puder!

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *