Novo Encanto promove feira de troca de sementes e mudas

Novo Encanto promove feira de troca de sementes e mudas em Pirenópolis-GO

A Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico realizou, em parceria com a Prefeitura de Pirenópolis (GO), em 25 de julho passado, a I Feira de Troca de Sementes e Mudas de Pirenópolis – Plantando Saúde e Cultivando Tradição. A Novo Encanto é uma entidade parceira do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal e reconhece as sementes como patrimônio da humanidade e um legado de nossos antepassados. Assim, a UDV e a Associação procuram honrar o trabalho de resgate, multiplicação e partilha de sementes entre agricultores familiares e camponeses.

A feira reuniu cerca de 350 pessoas no centro de Pirenópolis, entre expositores, participantes e autoridades convidadas. Representantes do Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Agricultura, Embrapa, e Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal, ligados à valorização das sementes crioulas, prestigiaram a atividade.

Sementes crioulas

Feira de Troca de Sementes e Mudas de Pirenópolis – Plantando Saúde e Cultivando Tradição.

As sementes ancestrais, também conhecidas como sementes crioulas, são fonte de diversidade biológica e nutricional para os povos. A doação ou troca de sementes entre agricultores é uma prática cultural muito antiga, e condição fundamental para a sustentabilidade dos ecossistemas, o melhoramento das espécies e a segurança alimentar das pessoas.

Os participantes trouxeram  para Pirenópolis sementes de espécies florestais como copaíba, pau-ferro, angico jacaré, aroeira, jacarandá, mogno, pau-rei, jatobá.  Foram trocadas ainda sementes de cultivares de arroz, fava rosa, feijões e milho, entre outras, além de espécies frutíferas e medicinais diversas. Todas compartilhadas gratuitamente.

Foi uma experiência riquíssima e encantadora, onde o sentido espiritual e simbólico da feira ganhou expressão no sentimento de gratidão e alegria em compartilhar e receber o entusiasmo das pessoas com a iniciativa.  Foi também um exemplo para a realização de feriras em outras regiões do país.

Apoios

Além do apoio da União do Vegetal, a feira teve o patrocínio da Aurora Foundation e Farmacotécnica, e apoios de Trem do Cerrado, Slow Food Pirenópolis, Estação Solar, Pousada Terra Viva, COEPI, Bioon Ecomercado, Oba Hortifruti. O evento contou com a animação musical do grupo musical Camerata Caipira, de Pirenópolis, e dos músicos Marcos e Vitor Mesquita, de Brasília.

Clique aqui e acesse outras fotos no Flick da fotógrafa Ana Póvoas.