Novo Encanto e Fiocruz atendem comunidade em Minas

Adriana Jacob Carneiro*

| 16 Março, 2021

Capacitação profissional é um dos objetivos do projeto | Foto: Leiano Luz.

Oferecer capacitação profissional com o objetivo de contribuir com a geração de renda das famílias e transmitir conhecimentos sobre a gestão de resíduos e a preservação do meio ambiente são algumas das atividades desenvolvidas pelo Projeto Comunidade Consciência. Fruto de uma parceria entre a Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a iniciativa beneficia cerca de 250 moradores da Ocupação Primeiro de Maio, localizada em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. Por sua vez, a Novo Encanto é entidade parceira do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal.

O projeto conta com a participação da maior parte da irmandade do Núcleo Rei Salomão, localizado em Betim, começou a ser realizado no ano passado e ganhou novas ações em 2021. Na primeira etapa, o principal objetivo foi orientar a população da ocupação a adotar medidas básicas de prevenção e enfrentamento contra a COVID-19, além de oferecer ao grupo condições básicas de subsistência no contexto de distanciamento social. Já a segunda etapa tem como foco a atuação de longo prazo com a comunidade, por meio do estímulo à construção de um ambiente de apoio mútuo e do desenvolvimento socioeconômico e ambiental.

Grande parte das 80 famílias que vivem no local é composta por autônomos e trabalhadores informais. Em razão do cenário atual de isolamento social e instabilidade econômica, o desemprego é um dos principais problemas da comunidade. Para melhorar a condição financeira dos moradores, o projeto passou a oferecer capacitação em costura e bordado, além do gerenciamento e de técnicas de venda desses produtos para 16 mulheres. Outro grupo, composto por 18 moradores, recebeu orientação e ferramentas para o cultivo de uma horta comunitária e um jardim vertical dentro dos princípios da agricultura sintrópica, além de aprender sobre a comercialização do excedente desses alimentos.

Economia e sustentabilidade

Há ainda oficinas, realizadas em parceria com outros trabalhadores da área de reciclagem de Betim, que buscam melhorar a gestão dos resíduos por intermédio da coleta seletiva e da compostagem. As atividades têm como objetivo capacitar os moradores a desenvolver negócios que sejam viáveis economicamente e, ao mesmo tempo, ambientalmente sustentáveis.

Uma equipe técnica multidisciplinar composta por 50 voluntários de áreas como serviço social, direito, medicina, enfermagem, biologia, engenharia, psicologia, comunicação, artes e música participa das ações. Entre elas estão as oficinas que são realizadas às sextas e aos sábados de forma presencial e em formato digital, por meio de vídeos e reuniões virtuais. Todas as atividades presenciais adotam os critérios de distanciamento social e da limitação da quantidade de pessoas, com a disponibilização de máscaras e álcool gel. O trabalho também conta com tutores que acompanham o desenvolvimento individual de cada participante.

Entre os resultados esperados estão a produção local de alimentos e a possibilidade de as famílias terem uma fonte de renda extra. O Projeto Comunidade Consciência também deve auxiliar a promoção da autonomia financeira para as mulheres, além de proporcionar maior contato com os saberes ancestrais relacionados à arte de corte, costura e bordado. A iniciativa objetiva, ainda, contribuir com o resgate da autoestima dos participantes, fortalecer a sua proatividade e colaborar com a expansão de sua autonomia pessoal e profissional.

Trabalho em união

Segundo a Coordenadora Regional da Novo Encanto, Conselheira Andréa Pereira Fróes (Núcleo Rei Salomão – Betim-MG), o projeto tem sido conduzido com amor e disposição e é fruto da união de todos os envolvidos no trabalho. “É um tesouro poder sentir a força do trabalho em união e a alegria das pessoas da comunidade; quando chegamos lá eles dizem que estão felizes porque a família chegou! Sinto que os conceitos de dar e receber se dissolvem, fazendo surgir a humanidade, uma unidade, em nós!”, afirma.

Jovens voluntários da Novo Encanto estão trabalhando no apoio, em oficinas recreativas com as crianças, para que os pais possam participar das oficinas de formação, e também cuidando da comunicação digital do projeto, por meio de entrevistas com os envolvidos e do registro fotográfico das atividades.

*Adriana Jacob Carneiro é integrante do Corpo Instrutivo do Núcleo Serenita (Lauro de Freitas-BA).