No aniversário de Mestre Gabriel, o presente é nosso

| 10 Fevereiro, 2021

Cristina da Luz*

Arte: Gustavo Santana.

Nosso pensamento não para, permanentemente fazendo escolhas. E se esse movimento contínuo está na essência da vida humana, do que precisamos para sermos mais felizes, para escolhermos bem, com qualidade?

Há quase 60 anos, algumas pessoas, hoje milhares, vêm encontrando boa orientação, de maneira a fazerem suas próprias escolhas, cada vez melhores, no Centro Espírita Beneficente União do Vegetal. Um lugar onde os valores espirituais estão no centro, a beneficência precisa começar em cada um, a união é um objetivo para todos e da Natureza vem um chá, sagrado, que nos auxilia a reconhecê-la e a conhecermos a nós mesmos, por intermédio da concentração mental. Espelhamo-nos no exemplo de vida e nos ensinos de um homem que, caso ainda estivesse encarnado, faria hoje, 10 de fevereiro de 2021, 99 anos. O nome desse homem sem fanatismo, sem imposições, simples e firme em sua própria palavra é José Gabriel da Costa, Mestre Gabriel.

Em tempos de velozes transformações e evidentes desafios para a Humanidade, o símbolo da obra deste Mestre responde sem desvios o que precisamos: Luz, Paz e Amor. Quem chega buscando respostas encontra em cada Núcleo da União do Vegetal estas palavras – tanto escritas em local visível num salão amplo, limpo e receptivo quanto na doutrina deixada por Mestre Gabriel. A responsabilidade de passar os ensinos com integridade é dos Mestres formados no Centro. O praticar e perceber o quanto são verdadeiros é responsabilidade de cada um.

Somos homens e mulheres que desejam responder por nosso próprio desenvolvimento espiritual, recebendo orientação clara dentro de um ambiente em que procuramos manter cumprida a palavra de Mestre Gabriel. Um homem que dedicou sua vida a realizar um trabalho de cujos resultados somos testemunhas. Nossas famílias estão aqui, nossos filhos estão aqui, nossos netos estão aqui, fazemos amigos aqui, e estamos presentes na sociedade interagindo da melhor maneira possível. Nada é fácil, nem difícil – cada um de nós, de acordo com sua própria compreensão e querer, faz suas escolhas e se dá o tom.

É a orientação que recebemos na União do Vegetal que nos dá condição de escolhas mais conscientes, fruto da existência de um Guia consciente. A ele, nosso sincero reconhecimento.

Nosso Guia

Ao som do sino de uma igreja em Coração de Maria,
que, tão grande, é também pequena cidade na Bahia,
num 10 de fevereiro, há 99 anos, Mestre Gabriel nascia.
Pleno brilho de um meio de dia,
a Luz, manifesta, chega em um bebê menino  – como cabia?
Ecos de uma paz de muitas eras… Sim, Deus sabia.
Do nada tudo apareceria,
com amor uma obra cresceria.
A União, com simplicidade, construiria.
Vai e vem o fio que fia…
Às vésperas de cem anos, o bebê menino é, cada vez mais, nossa guia.

*Cristina da Luz é integrante do Corpo do Conselho do Núcleo Pupuramanta (Rio de Janeiro-RJ) e Coordenadora do Departamento de Memória e Comunicação (DMC) na 5ª Região da UDV.