Natal: nascimento, renovação
Lígia Guimarães Telles*
| 24 dezembro, 2019
Um homem e uma mulher à espera de um filho, um jumento, uma estrada. A viagem, o encontro de um lugar que os acolhe – uma manjedoura. Nasce um menino, brilha uma estrela no céu, um galo canta. É meia-noite.
Em algumas palavras se conta uma história majestosa em sua simplicidade, que poderá se revelar para cada um de nós no caminho do desenvolvimento espiritual. O homem é José, a mulher é Maria, a Virgem Mãe. O ponto de partida é Nazaré, o ponto de chegada é Belém. O menino é Jesus, Filho de Deus vindo ao mundo para nossa salvação. Estamos agora no espaço do Sagrado.
Uma estrela apontou no céu e guiou três reis sábios até o local do nascimento, em reverência a um rei criança, de um reinado que não é terreno, é Divino. Estrela do Oriente, que sua luz desperte em nossa consciência o reconhecimento da Divindade!
Dia 25 de dezembro: Natal. Data impressa na história da humanidade. A cada ano nos aproximamos desse ritual de celebração do nascimento, para nós, do Deus Menino que veio nos revelar o caminho do amor, do perdão, da fraternidade, da justiça e da paz – todos esses valores presentes na mensagem que aqui deixou.
Em sua eternidade, Jesus é marco na contagem do tempo na terra, no calendário que assinala dois momentos: antes e depois de Cristo. A cada evocação desses marcos, renova-se também em nossa memória a evocação da cruz, o caminho do calvário que Ele percorreu para nossa salvação, e nele podemos encontrar inspiração para atravessar, com fé e o amparo do Pai, dificuldades e momentos de dor.
Natal também é tempo de renovação do nosso sentimento de alegria e de louvor à vida, no caminho ao encontro da Luz, da Paz e do Amor.
*Lígia Guimarães Telles é integrante do Corpo do Conselho do Núcleo Serenita (Lauro de Freitas – BA).
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Boas palavras, nos conduzindo para uma reflexão que nos traz esperanza em días melhores. Grata C. Ligia
Que mensagem linda, tocou meu coração!
As palavras guiaram minha imaginação, querendo que meu coração esteja ligado nessa luz e desejando para todos nós um Natal cheio de esperança e fé!
Grata C.Lígia
À nossa conselheira Lígia, minha gratidão por tão belas e sábias palavras, que nos ensina e nos encanta!! LPA
Núcleo Serenita.
Belo texto. Belo e simples como deve ser uma homenagem ao Mestre Jesus.
Feliz natal para todos!
Que belo texto!
Humberto Spínola
N. Serenita (Bahia)
Belo texto, Conselheira, parabéns pela fineza da essência. Que venha um ano novo cheio de L.P.A em nossos corações.
Feliz Natal todo dia…
Linda homenagem nessa data tão nobre que é o nascimento de Jesus. Parabéns! Suas palavras chegam ao coração e nos convida a refletir sobre muitas dimensões da vida espiritual, principalmente, sobre os gestos de amor, bondade e fraternidade humana transmitidos a humanidade pelo divino menino Jesus. Que os nossos sentimentos positivos cresçam e se multipliquem para que possamos ser cada vez mais merecedores do símbolo da União que é Luz, Paz e Amor. Gratidão.
Simples e belo, expressão do essencial no que nos toca a todos, seres viventes portadores da semente do sagrado. Louvores à vida, louvores ao Menino Deus.