Município de Lauro de Freitas (BA) institui Dia da Paz e da Conciliação

Carlos Vianna*

| 10 Dezembro, 2019

Dia da Paz e da Conciliação é instituído em Lauro de Freitas, BA | Foto: Carlos Viana.

Mais uma cidade instituiu o Dia da Paz e da Conciliação, a ser comemorado no dia 22 de julho. Desta vez, foi o município de Lauro de Freitas, na Bahia. O projeto de Lei, de autoria do vereador Antônio Rosalvo Batista Neto (REDE), foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal, no dia 8 de outubro de 2019. Um mês depois, foi sancionado pela prefeita Moema Gramacho, tornando-se a Lei Municipal Nº 1.814, de 8 de novembro de 2019.

Na abertura da sessão de votação do projeto, o presidente da Câmara e proponente do projeto, vereador Antônio Rosalvo, declarou tratar-se de um grande marco para o município. “Vivemos numa comunidade muito violenta e numa sociedade em que o desrespeito com o outro está se tornando normalidade. Criar uma cultura de paz e celebrá-la a partir da conciliação é de grande importância para minimizarmos os conflitos que vivemos diariamente na nossa sociedade”, discursou.

A vereadora Mirian Chaves Martinez (PSD) elogiou o projeto, dizendo que o mundo carece de iniciativas que busquem a paz. Para ela, esse trabalho deve começar nas famílias e nas escolas, o que é possível de ser atingido pela nova lei. “Assim poderemos formar jovens que alimentem a paz no mundo, um movimento que passa a contar com a participação da câmara municipal de Lauro de Freitas, ao aprovar esse projeto”.

A “magnitude de um projeto que fala de paz e conciliação” foi ressaltada também pelo vereador Augusto Cesar Pereira (PP). “A palavra de Deus diz que quando uma pessoa tem alguma coisa contra seu irmão deve buscar conciliar-se com ele, uma atitude benéfica que, independentemente de quem está certo ou errado, acaba por resolver situações de conflito. E estamos vivendo num país que está cada dia mais conflitante. Então, quando vejo um projeto como esse, considero justo apoiá-lo e buscar participar desse movimento pela conciliação”, afirmou.

Momento histórico

Presente à Sessão na Câmara de Vereadores, o Mestre Assistente Geral da UDV, José de Anchieta Torreão de Sá, considerou a aprovação do projeto um momento histórico. “Foi mais um reconhecimento, pela sociedade, do valor da paz e da conciliação, que fazem parte da bandeira da União do Vegetal. E é muito importante a gente ver esse reconhecimento se expandindo nas câmaras municipais e estaduais do país. Quem sabe o próprio Congresso Nacional venha reconhecer essa data um dia, que é a data da criação da União do Vegetal”, destacou.

O Mestre Assistente Central da 4ª Região (Bahia e Sergipe), Renato Arléo, também participou da Sessão de aprovação da lei e salientou a importância da data comemorativa do Dia da Paz e da Conciliação. “Com a instituição dessa data em Lauro de Freitas, nós estamos estendendo essa paz pela qual trabalhamos, a paz que a gente ensina, para que as pessoas possam caminhar na vida de uma forma melhor, mais pacífica, mais amigável. Então, para nós, é muito significativo esse dia”, comemorou.

Em Lauro de Freitas, existem três Núcleos da UDV: Apuí, Serenita e Vento Divino. Ao todo, até agora, oito estados, o Distrito Federal e 30 municípios já instituíram a data de 22 de julho como o Dia da Paz e da Conciliação. Entre os estados, incluem-se Acre, Amazonas, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Roraima.

*Carlos Vianna é integrante do Quadro de Sócios do Núcleo Estrela da Manhã (Camaçari-BA).

4 respostas
  1. Jaques Andrade
    Jaques Andrade says:

    Parabéns pela Iniciativa, essas ações da confirmação do dia 22 de julho como dia da Paz e da Conciliação a cada dia fortalece a irmandade e a UDV para trabalhar mais intensamente pela paz na humanidade.

    Responder
  2. Nadja Reis
    Nadja Reis says:

    Parabenizo não só a Câmara dos Vereadores por terem iniciativa e esforço de instituir o Dia da Paz, enfatizando a necessidade e importância dessa cultura mas também o jornalista Carlos Vianna divulgar o fato tão relevante para os dias atuais. Somos desejosos que a Câmara, deste município, promova de fato a Paz, permanentemente a cultura da Paz, festejando-a, no dia 22/julho.

    Responder
  3. Frei Severino
    Frei Severino says:

    Ótimo esta iniciativa, os vereadores e a Prefeita de Lauro de Freitas estão de parabéns, como de parabéns também está a população de Lauro de Freitas, que, tem um incentivo à mais para buscar a paz e a reconciliação para os seus problemas.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *