Os 89 anos do Mestre Herculano
Douvel Sousa Moraes*
Maria Tereza Araújo Alves**
| 15 Novembro, 2024
Mestre Herculano, qual é a matemática da sua didática?
Quem está próximo a ele observa que a soma da perspicácia, da clareza e do bom humor dele multiplicada pela inteligência, pela síntese e pelo respeito resulta na alegria e no aprendizado da irmandade.
Na escola da vida, com presença de espírito e com ferramentas de ensino, o Mestre Herculano é um grande professor para mim.
Uma das características dele que mais me marcou é a simplicidade de chegar no coração das pessoas, usando recursos que mais parecem técnicas do meio acadêmico. Ainda que ele não o tenha frequentado, vejo Mestre Herculano utilizar – nas veias de sua espontaneidade – técnicas de psicologia, de neurolinguística e de didática, nas veias de sua espontaneidade. Cheguei a pensar: ele fica matutando ou já está na ponta da língua? Ainda hoje, penso na resposta.
No ano de 1977, em Porto velho, conheci este homem simples e firme quando lá cheguei para morar e trabalhar como médico no então Território Federal de Rondônia. Fui vizinho dele e da família, acompanhei a infância dos filhos e venho acompanhando a lealdade e o companheirismo da Conselheira Rita, tendo-os escolhido para serem meus compadres.
Também mereci do Divino Mestre conviver com os primeiros Mestres da União do Vegetal por 12 anos, em Porto Velho, sendo eles meus professores no início da minha caminhada na UDV. Devo a todos eles honra, gratidão e admiração por terem me auxiliado na minha vida, no meu trabalho e na constituição de minha família.
Neste período de convívio, eu presenciei o Mestre Herculano livrar-se da morte quando ele estava acometido por uma grave enfermidade. Após examiná-lo, levei-o para o Hospital São José, em Porto Velho. Ao ser atendido pelo colega de plantão, foi prontamente encaminhado para uma cirurgia de emergência. No centro cirúrgico, após aberto o campo operatório no abdômen, o cirurgião perguntou-me se ele era meu amigo e eu disse que sim. Então, ele falou: “Pode começar a rezar”. Fiquei, naquele momento, receoso de perder meu amigo.
Porém, ao lhe dar alta hospitalar poucos dias depois disso, o colega disse-me que ficara admirado com a rápida e completa recuperação dele, coisa essa que ele não tinha presenciado antes, não daquele tipo de enfermidade. Também me admirei de como ele se recuperou bem e tão rápido.
Eu vejo essa força e resistência física do Mestre Herculano na mente e no espírito dele, que acredito ser pela determinação em seu propósito de vida e pela confiança no Mestre Gabriel.
No dia 19 de outubro de 1980, fui convidado por ele e pela Conselheira Rita para celebrar o casamento dos dois, acontecimento que, em minha vida, senti a consideração deles por mim e que fez crescer ainda mais nossa amizade que venho trazendo comigo por todos esses anos.
Em junho de 2011, quando o Mestre Herculano ocupava o cargo de Mestre Geral Representante, tive a alegria de meu casamento com a C. Maria Tereza ter sido celebrado por ele em Goiânia.
Escrevendo estas palavras, pergunto-me: aprendendo com a pedagogia própria do Mestre Herculano, o que mais me marcou nesses 47 anos? Eu vejo que foi a constância nos deveres, a seriedade com os ensinos do Mestre Gabriel, a alegria no convívio com a irmandade, a conduta moral e familiar, a amizade comigo e com minha família.
Peço a Deus e a nossa Mãe Santíssima que guarneçam a vida dele e de sua família, proporcionando saúde e dias de resistência nesses 89 anos e em toda a vida futura. Amém.
Grato, meu amigo, por tudo e por tanto!
*Douvel Sousa Moraes é integrante do Quadro de Mestres do Núcleo Rainha da Luz (Bonfinópolis – GO, 8ª Região).
–
**Maria Tereza Araújo Alves é integrante do Corpo do Conselho do Núcleo Rainha da Luz (Bonfinópolis – GO, 8ª Região).