Mestre Zé Luiz, 83 anos e seu tema de amor

| 27 Agosto, 2020

Mestre José Luiz e Conselheira Emanuella, 24 anos de união | acervo pessoal.

Neste dia 27 de agosto, José Luiz de Oliveira faz 83 anos. Valoroso colaborador da edificação da União do Vegetal, Mestre Zé Luiz, como é mais conhecido, é homenageado aqui no Blog com um texto de autoria de sua esposa, Conselheira Emanuella Gomes Silva de Oliveira*

Em 1996, quando eu o conheci em Cuiabá (MT), eu não sabia quem ele era e nem a importância que ele tem para a União do Vegetal. Hoje, com a convivência e com as pelejas da vida, é que eu venho realmente conhecendo este senhor José Luiz de Oliveira. Quando o conheci, ele me auxiliou e essa atitude dele me cativou ao ponto de nascer um sentimento verdadeiro pela pessoa dele. Eu, recém-chegada à UDV, muito jovem, com filho pequeno, precisava trabalhar para sustentá-lo. Foi um momento muito difícil. Na Sessão, às vezes, quando eu estava sofrendo, ele sempre tinha uma palavra de conforto, e isso foi me cativando cada vez mais.

Ele me contou a história dele e, podem ter certeza, eu compreendi que ele era uma pessoa do bem, buscando acertar e fazer as coisas da melhor maneira possível. Pude ver as dores que ele ainda carregava do passado, mas me tornei testemunha do quanto ele procura fazer de tudo para transformar-se. Ele buscou se refazer e eu também, em uma busca de sermos pessoas melhores.

Desde quando nos casamos, há 24 anos, eu o escuto falar que a União do Vegetal é prioridade na vida dele, e isso é uma realidade. O Zé Luiz é uma pessoa que gosta das coisas direitas, não mede esforços para transmitir a palavra do Mestre Gabriel com fieldade. Para mim, ficou claro esse compromisso quando o Mestre Florêncio Siqueira de Carvalho o convidou para ser Mestre Assistente do Mestre Geral Representante. Nesta época, nós morávamos em Ji-Paraná (RO) e estávamos nos equilibrando financeiramente. Isso foi em 1999. Zé Luiz falou comigo e eu prontamente entendi que aquele momento era a prova de que a União do Vegetal também é prioridade em minha vida, e disse a ele que o apoiaria. E assim aconteceu, viemos morar em Brasília (DF) naquele mesmo ano. De lá para cá, venho conhecendo, reconhecendo e admirando cada vez mais os Mestres feitos pelo Mestre Gabriel, o quanto são pessoas honradas e valorosas.

Admiro a convicção que o Zé Luiz tem no Mestre Gabriel. Quando ele diz que o Mestre falou para que ele não se preocupasse, que o pão de cada dia não iria faltar, isso é uma realidade. Graças a Deus, a palavra do Mestre vem se cumprindo, nos fortalecendo e nos dando esperança em dias melhores. Já vivemos algumas situações que exigiram de nós resiliência e, nessas situações, ele sempre me falava: “Eu tenho fé no meu guia Mestre Gabriel e sei que ele está olhando por nós e as coisas vêm ficar bem, tenha fé. E as coisas sempre ficam bem.

Eu vejo que ele tem o Mestre Gabriel o tempo todo como referência em todos os momentos, de lágrimas ou sorrisos, em todas as suas decisões. Vejo um homem colher com dignidade seu plantio, plantando flores.

O Mestre Gabriel, em sua grande bondade, vem dando a oportunidade de todos nós nos transformarmos para melhor. E este senhor chamado José Luiz de Oliveira é um exemplo de perseverança e determinação, um poeta, cantador, que está sempre fazendo por onde ser uma pessoa melhor, um pai melhor, um amigo melhor, um discípulo melhor.

Eu tenho um grande amor e admiração por este senhor, meu companheiro, meu amigo. Sinto-me honrada de estar ao seu lado e poder contribuir com esta Sagrada Obra. Eu sou testemunha do amor deste discípulo pelo Mestre Gabriel e por toda a sua obra.

Minha gratidão eterna pelo carinho e pelos cuidados que recebemos de tantos amigos, de nossos familiares, de toda esta irmandade da União do Vegetal, especialmente aos senhores da medicina e aos dirigentes desta Sagrada Obra, minha gratidão e admiração, pela nobre disposição de servir ao próximo como a um irmão.

É com grande gratidão ao Mestre Gabriel que peço a todos nós mais saúde, paz e prosperidade.

*Emanuella Gomes Silva de Oliveira é integrante do Corpo do Conselho do Núcleo Convite Aos Encantos Formosa (GO).

36 respostas
  1. Pedro Vasco
    Pedro Vasco says:

    Viva ao Mestre Zé Luiz,
    que nos cativa, e faz a todos feliz

    Viva ao seu natalício,
    que nos traz benefícios,

    Viva ao seu amor por esta Obra Sagrada,
    que ao Mestre Gabriel muito agrada!

    Feliz Aniversário Mestre Zé Luiz!

    Pedro Vasco
    Núcleo Fortaleza

    Responder
  2. Marcelo Silva
    Marcelo Silva says:

    O dia do aniversário de alguém de nossa estima e consideração é um dia de alegria a todos os seus amigos! Com certeza a União do Vegetal festeja este dia de nascimento do querido amigo M. José Luiz. Um amigo presente aqui em Brasília e em toda a União do Vegetal, pelo que já fez e faz e também presente fisicamente, atendendo as necessidades de trazer esta mensagem do Mestre Gabriel, sua palavra e contribuindo com o desenvolvimento da União do Vegetal. Algo que faz com Amor, Zelo e Dedicação. Que o nosso Grande Mestre continue o abençoando, juntamente com toda sua família com saúde, prosperidades, alegrias e a inspiração que lhe é tão peculiar!
    Abs

    Responder
  3. Geraldo Fragoso
    Geraldo Fragoso says:

    Um poeta contador aonde rima e voz estão e serão sempre e sempre guiadas pelo nosso grande Mestre Gabriel.
    Um feliz aniversário é o que desejo para M. Zé Luiz e que possamos contar com sua presença física por muitos anos.

    Geraldo Fragoso e família.

    Responder
  4. Mauro Carneiro
    Mauro Carneiro says:

    Estimados amigo e amiga, M.Zé Luiz e C.Emanuella, nobre é a missão de zelar por essa Sagrada Obra, que os Srs. fazem com tanto esmero e dedicação. Que Deus abençoe e o Mestre Guarneça a família de vocês com Saúde Paz e Harmonia, hoje e sempre. Feliz natalício, M.Zé Luiz.

    Mauro Carneiro
    N.Flor Divina.

    Responder
  5. Francisco Pinto
    Francisco Pinto says:

    Salve o Mestre José Luiz,
    Pessoa de grande valor pra União
    Que com bom humor no coração
    Faz a gente mais feliz.
    Felicidades, saúde, paz e prosperidade hoje e sempre.

    Responder
  6. Ana Lucia Mendonça Fragassi
    Ana Lucia Mendonça Fragassi says:

    Deus abençoe sua vida imensamente junto a sua linda família. Gratidão, irmão, por tantas pérolas deixada em meu coração e na irmandade do N. Reis Magos. “Sempre fica um perfume nas mãos de quem oferece flores”.

    Responder
  7. RAIMUNDA
    RAIMUNDA says:

    Que Jesus continue iluminando o nosso querido Mestre José Luiz e toda sua digna e bendita família. Vida longa para plantar e colher flores perfumosas e frutos saborosos no jardim da felicidade.

    Responder
  8. Paulo alves de oliveira
    Paulo alves de oliveira says:

    Parabéns ao Mestre José Luiz.

    Eu também sou testemunha da bondade e sou grato quando em 1999 ele e a C. Emanuella chegaram em Vilhena-RO. Nesse belo dia, 13 de janeiro, dirigiu a primeira sessão de Vegetal e me entregou a responsabilidade de dali em diante conduzir o trabalho, dando continuidade aos ensinos do grande Mestre Gabriel. E me aconselhando a ter sempre em minha missão o símbolo da União: Luz, paz e amor.

    Graças a essa missão que ele me entregou, ao Mestre Gabriel, e a minha companheira na época, C. Marcilene, e todos os irmãos presentes e os que ali chegaram em seguida, hoje temos o grande Núcleo Sereno de LuZ.

    Quero deixar aqui meus parabéns a esse Mestre, senhor de tantas realizações nessa obra grandiosa que é a UDV. E pedir ao nosso bom Deus e ao Mestre Gabriel que continue dando muita saúde e paz para nosso Mestre José Luiz, e também à essa grande companheira, C. Emanuella, minha amiga, que também estava presente na primeira sessão, apoiando e testemunhando seu companheiro.

    Saudades do irmão e amigo. Paulo Alves de Oliveira.

    Responder
  9. Ilana Roriz
    Ilana Roriz says:

    Especial depoimento de uma companheira zelosa. A vida se renova, e temos bons exemplos na União. Saúde ao Mestre Zé Luiz e alegrias à sua bela família! Abraço fraterno.

    Responder
  10. Maria Cristina Zorzeto
    Maria Cristina Zorzeto says:

    Desejo que Nosso Mestre Gabriel ilumine e guarneça todos os seus dias, de vossa familia e de todos nós . Gratidão por sua amizade e da querida C. Emanuella (Manu).

    Responder
  11. Maria Carol
    Maria Carol says:

    Que emoção que sinto em recordar os bons momentos que vivi com M. Zé Luiz e com a C. Emanuella. Muito queridos e alegres. Lendo as palavras dela, lembrei do jeitinho deles e fico bem feliz da oportunidade de tê-los conhecido. Votos de paz e saúde a esse senhor e sua família.

    Responder
  12. Lucyana Brandão
    Lucyana Brandão says:

    Saúde, prosperidade, e ainda mais alegria de viver ao nosso amigo querido, poeta cantador, M. José Luiz.
    Que a guarnição do nosso divino Mestre Gabriel permaneça no lar de vocês. ⭐☀️

    Responder
  13. Frederico Korndorfer Neto
    Frederico Korndorfer Neto says:

    Belas e sinceras palavras. Parabenizo também o M. Zé Luiz que contribuiu com o desenvolvimento e expansão da obra do M. Gabriel em momentos muito importantes e ainda hoje permanece disposto a continuar esse tão nobre trabalho. Nas oportunidades em que pude estar presente, sempre notei que o M. Zé Luiz transmite os ensinamentos recebidos com convicção e fieldade. Abraço fraterno e votos de saúde, paz e harmonia em seu viver!

    Responder
  14. Lílith Marques
    Lílith Marques says:

    Que siga feliz,
    a vida do Zé Luiz.
    Cercado de amizade,
    em sua melhor idade.
    Passarinho cantador
    rima humor com amor.
    Mais uma primavera consciente
    e nós é que ganhamos o presente
    de ter entre nós
    um dileto porta voz
    do mestre Gabriel,
    um discípulo fiel!

    Feliz aniversário M. Zé Luiz! Te aguardamos aqui na Bahia, saudades
    Lílith Marques – N.Estrela da Manhã – Bahia

    Responder
  15. Erika Madelaine
    Erika Madelaine says:

    Desejo saúde, paz e prosperidade ao M Zé Luiz, C. Emanuella e toda família. Pessoas de bem, valorosas para esta nossa Sagrada Obra.
    Felizes aqueles que têm a oportunidade de conviver com os senhores. Gratidão. Grande abraço

    Responder
  16. Sandra Costa
    Sandra Costa says:

    Parabéns M. Ze luiz. Só de olhar pro Sr., é perceptível um ser humano Sábio, Alegre e do bem. Saúde, Felicidades com o símbolo da União na sua vida e de sua família.
    Luz, Paz e Amor

    Sandra Costa

    Responder
  17. Guida
    Guida says:

    Essas palavras da C. Emanuella me emocionaram porque vêem do coração. Desejo saúde e vida longa ao M. Zé Luiz, prosperidade… Luz, Paz e Amor na vida dele e de toda família. Saudade!!! Abraço!!!!

    Responder
  18. Firmo Rodrigues
    Firmo Rodrigues says:

    Parabéns, felicidades e alegrias a esse Mestre que nos trás tantas e belas palavras nas sessões da UDV. Desejo muitos anos de vida ao Mestre Zé Luiz, juntamente com sua família, amigos e discípulos!

    Responder
  19. AUGUSTO CASSIANO DA ROCHA
    AUGUSTO CASSIANO DA ROCHA says:

    Parabéns, Mestre Zé Luiz!!!
    Gratidão pela sua valorosa contribuição a esta Sagrada União e a todos nós.
    Peço ao nosso Grande Mestre Gabriel que lhe dê ainda mais saúde, força e prosperidade para possamos ter sua presença conosco por bem mais tempo!…

    Responder
  20. Patricia Marin
    Patricia Marin says:

    Que texto lindo escrito pela C.Emanuella! Tocou meu coração. Feliz aniversário ao M. Zé Luiz. Desejo saúde, felicidade e benção aos casal!

    Responder
  21. Arminio
    Arminio says:

    Bela história de amor e dedicação, votos de saúde e vida longa, fortaleza física e espiritual. Gratidão pelos bons ensinos e pelos bons exemplos. Feliz aniversário.

    Responder
  22. Andréia Souza
    Andréia Souza says:

    Lindo depoimento!!!
    Gratidão e admiração tenho eu por poder ser dessa Sagrada União.
    E tendo pessoas boas e de bom coração para elevar a obra do Mestre.

    Responder
  23. Ivan de Souza
    Ivan de Souza says:

    Jó, a Paciência que tens,
    O Zé a ostenta também.
    Sempre firme no propósito,
    É, para nós, o depósito de

    Luz, de Paz e de Amor !!!
    Um precioso discípulo, de
    Iluminados capítulos,
    Zelando por nossa Doutrina,

    Dizendo o que o Mestre ensina e
    Exemplificando em ação.

    O seu mavioso canto nos
    Leva até os encantos
    Inconfundíveis de Salomão. Traz
    Verdades de tanta beleza
    Em versos de grande destreza,
    Indicando a realeza, a
    Rara e grande nobreza
    A serviço da União.

    Minha modesta homenagem ao inspirador Mestre José Luiz, um dos responsáveis por meu encantamento pela União Do Vegetal, por sua eloqüente e vívida dedicação à Obra Sagrada do Mestre Gabriel.
    Saúde e Fé-licidades!!!
    A senhora também é bastante inspirada, Conselheira Emanuella. Parabéns pelo depoimento!

    Responder
  24. Almir Nahas
    Almir Nahas says:

    Saúde e felicidades a este amigo sincero, que espalha benefícios por onde leva sua palavra e com ela a mensagem do Mestre. Grato à C. Emauella pelo testemunho e pela sua presença ativa e valorosa junto a este dedicado zelador desta Obra Santa, a UDV.

    Responder
  25. Silvio Mendonça Gomes
    Silvio Mendonça Gomes says:

    Fique aqui registro do reconhecimento a este Mestre que ensina com firmeza e nos aproxima de uma convicção dos ensinamentos do Mestre Gabriel. Feliz aniversário, Mestre José Luiz, saúde e prosperidade. Belo e autêntico depoimento da Conselheira Emanuella. Grato, amigo, pela confiança nos cargos a mim depositados.

    Responder
  26. M. José Roberto.
    M. José Roberto. says:

    Saudações tricolores, meu amigo.
    Que nosso Mestre esteja sempre presente na sua vida, votos de felicidades, paz e prosperidade extensivo aos familiares e amigos.
    Abraços fraternos

    Responder
  27. Rejane Hoisel Arléo
    Rejane Hoisel Arléo says:

    A alegria é uma marca registrada deste senhor. Uma energia boa, que ” contamina” quem está próximo. Um casal agradável à convivência. Desejo a ele e sua família saúde e paz e que o Mestre sempre os ampare, iluminando seus caminhos. Gratidão pelo seu trabalho na UDV, M. Zé Luiz!

    Responder
  28. Ademildo Aires Schiffner
    Ademildo Aires Schiffner says:

    Belo depoimento! Uma boa história de amor, dedicação, reconhecimento e respeito a esta sagrada ordem que é a UDV. Parabéns, Mestre Zé Luiz! Saúde e uma vida plena de luz, paz e amor.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *