Mestre José Luiz aos 85 anos, um irmão e amigo com coração dedicado à Obra de Mestre Gabriel

| 27 Agosto, 2022

Clovis Cavalieri Rodrigues de Carvalho*

Falar a respeito da vida do Mestre José Luiz de Oliveira, nesta data em que ele inteira 85 anos, é falar da vida de um homem dinâmico, alegre e de uma inteligência diferenciada. É também falar de um irmão e de um amigo com coração dedicado à Obra do Grande Mestre Gabriel.

Chegou, nesta União, bem no início dos trabalhos em Porto Velho, em 1965, dando com muito esmero e boa vontade sua grande parcela de contribuição na organização dos primeiros passos de nossa sociedade religiosa. Portanto, devemos muito a ele a nossa Sagrada Ordem ter chegado até os nossos dias e o nosso encontro com ela.

Homem batalhador, ele cruzou muitas barreiras ao longo de sua vida, mas demonstrou – com um sorriso no rosto na grande maioria das vezes – que os obstáculos podem e devem ser vencidos.

Com esta disposição visível e norteadora, desde a época do nosso Mestre Gabriel em matéria, Mestre Zé Luiz estendeu a sua mão neste trabalho, acrescentando com suas qualidades e virtudes muitas coisas importantes que aprendemos, as quais nos estão servindo ao longo de nossas vidas e as quais servirão a todos os que aqui ainda irão chegar.

Discípulo fiel

Uma das coisas que pude perceber, desde a primeira vez que o conheci, é o quanto ele é um discípulo fiel do Mestre, característica essa que o tornou um dos mais próximos do nosso Guia Espiritual. É autor de diversas chamadas na nossa Sagrada União, tendo boa parte delas sido trazida na presença do Mestre Gabriel.

É considerado, dentre os discípulos que o acompanharam, aquele que está registrado no Astral Superior como o “Porta-voz de Chamadas na União do Vegetal”. Grande responsabilidade que vem sendo exercida por ele com competência e louvor.

Ocupou diversos cargos dentro do Centro desde as primeiras diretorias. Exerceu a Representação tanto na presença quanto após o desencarnamento do nosso Guia. Ocupou cargos de Mestre Representante de Núcleos e da nossa Sede Geral, de Mestre Assistente Geral em alguns mandatos e de Mestre Geral Representante por duas vezes consecutivas. É membro efetivo e permanente do Conselho da Recordação dos Ensinos do Mestre Gabriel (CREMG) e obviamente membro de todos os outros Conselhos existentes na Direção Geral do nosso Centro. Ocupa atualmente o cargo de Mestre Assistente Geral.

        Tive a grata satisfação de ter sido seu Mestre Assistente Geral no segundo mandato de Mestre Geral Representante dele, o que muito me honra. Tive também a oportunidade de o ter tido na qualidade de Mestre Representante na Sede Geral, quando ocupei o cargo de Mestre Geral Representante. Convivemos por alguns anos em Brasília e aprendi muitas coisas com ele, as quais guardo com muito carinho.

Veia poética

A sua veia poética torna-o, com sua alegria radiante, uma companhia agradável que auxilia a todos os que, em momentos de descontração, dele se aproximam para ouvi-lo. Preenche-nos de bons ensinamentos que ele inteligentemente insere nos versos declamados, nas histórias contadas e nas vivências que ele teve bem próximas com o nosso Mestre.

Dentro dos oito primeiros discípulos que receberam o título de Mestre das mãos do Mestre Gabriel, Mestre Zé Luiz o recebeu na qualidade de “Mestre pela Firmeza”.  Essa honra só caberia mesmo a ele, pois é o autor da chamada do Caminho Firme.

Com toda e qualquer homenagem e reconhecimento que forem prestados ao Mestre Zé Luiz, sinto que não conseguiremos pagá-lo por tudo que dele já recebemos de benefícios através dos ensinamentos transmitidos, através da demonstração de amizade e através desse coração que vive para servir os seus semelhantes, sem medir esforços e muitas vezes renunciando seu conforto e o de sua família para nos atender sempre com boa vontade e disposição.

Uma de suas características notórias, dentre muitas que possui, é o entusiasmo com que transmite a doutrina, os ensinamentos, colocando sempre à frente a força do amor e a vontade de ver seus irmãos aprendendo e caminhando no sentido verdadeiro que o nosso Mestre ensinou.

Conselheira Emanuella

Faz-se necessário também registrar, na vida do Mestre José Luiz de Oliveira, a presença da Conselheira Emanuella, sua esposa, que é quem, desde os primeiros dias que dela passou a fazer parte, trouxe ao seu viver um novo e claro horizonte, renovando suas esperanças e fazendo-o sentir a alegria de uma vida familiar feliz e acolhedora. Meus sinceros reconhecimentos a esta mulher que é uma parte muito importante na trajetória da vida do Mestre Zé Luiz. Parabéns, amiga, pela sua dedicação e pelo carinho devotados a esse homem valoroso.

Minhas e nossas sinceras felicitações ao nobre amigo por mais uma data natalícia, que é festejada todo ano neste mês de agosto, com os mais sinceros sentimentos de que as bênçãos do Divino Salvador e de sua Mãe Santíssima continuem sempre no seu caminho, fortalecendo-o com a saúde física, mental e espiritual e com os benditos acréscimos do nosso Sagrado Símbolo de Luz, Paz e Amor.

Do amigo de sempre à disposição,
Com carinho e amizade.

*Mestre Clovis Cavalieri Rodrigues de Carvalho é integrante do Conselho da Representação Geral do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal.

O Blog da UDV produz um vídeo curto com imagens da trajetória de vida do M. Zé Luiz e tem, como fundo musical, o seu “Tema de Amor”. Clique aqui e assista no nosso canal no YouTube. 

35 respostas
  1. Vitor Almeida
    Vitor Almeida says:

    Felicidades amigo querido,
    Uma homenagem linda e justa a esse nobre fiel discípulo do Mestre e guia de muitos nós.
    Que Deus lhe dê sempre razões para festejar na vida e que o Mestre continue lhe abençoando com saúde, vitalidade, clareza e alegria.
    Forte abraço

  2. Marcia Fernandes
    Marcia Fernandes says:

    A primeira vez que vi o ouvi o m Zé Luis, senti exatamente a expressão dessa mensagem. Senti o quanto ele traz a presença do Mestre para a nossa vida. Um alegação fina e profunda.É tão bom poder comemorar mais um ano da sua existência! Que continue com saúde, nos presenteando com a sua vida e o seu saber.

  3. OTÁVIO CASTELLO
    OTÁVIO CASTELLO says:

    Mestre Zé Luiz, bom amigo. Homem de exemplo de persevença, constancia e vitória – marcas de sua história de vida. Que Deus continue abençoando a ele e a sua família. E que possa estar conosco por muito tempo, transmitindo a doutrina do Mestre da forma como faz, com precisão, inteligencia, entusiasmo, alegria e amor por toda a irmandade. Vida longa e próspera a esse primeiro irmão!

  4. Elisabeth Lira Leite
    Elisabeth Lira Leite says:

    Feliz e Abençoado novo Ciclo com Saúde Prosperidade e muitas Alegrias juntamente com sua família aquele que nos Alegra com vossa firmeza na obra do Nosso Guia Espiritual Mestre Gabriel .
    Gratidão por ter me iniciado em mais uma missão nobre que é o Reiki

  5. Joana Fagundes
    Joana Fagundes says:

    Que texto belíssimo, finas palavras e sublime sentimento de reconhecimento e gratidão por este senhor tão admirável e de tamanha importância e inestimável contribuição para o desenvolvimento de Nossa Sagrada Ordem. Felicito o M. José Luíz de Oliveira por esta data de seu aniversário, desejando saúde, Guarnição Divina e o Símbolo da paz e da fraternidade humana: Luz, paz e amor! Vida longa e felicidades!
    Muito especial também ver o reconhecimento do M. Clóvis pela C. Emanuella… Como dizem: ao lado de um grande homem, existe sempre uma grande mulher!

  6. Miguel Eduardo de Faria
    Miguel Eduardo de Faria says:

    M. José Luiz
    Feliz aniversário!
    Deus seja o seu GUiA nesta tua nova idade, dando-lhe saúde paz e sabedoria.
    Vida longa e feliz.
    Forte abraço.

    Ps. Conhecer e conversar com o senhor pessoalmente no dia 24/7/22 Núcleo Samauma foi bem bom pra mim.
    GRATIDÃO!

    • PERO JOSE FERREIRA DE ARAUJO
      PERO JOSE FERREIRA DE ARAUJO says:

      Parabéns Bom Senhor M.Zé Luiz tive a oportunidade de beber vegetal junto com o senhor em Ji-Paraná/RO por muitos anos lhe considero e respeito como um amigo e Mestre na UDV votos de saúde e que o M.Gabriel permita a sua vivência por mais alguns anos aqui com nós, felicidade junto com sua família. Abraço.

      • AILTON CORREA DE SA
        AILTON CORREA DE SA says:

        Amém! Também assistir uma sessão, onde ele conta um trocadilho do rabo do macaco e da cutia. uma linha férrea, e o trem passa por cima do rabo de uma delas… Ensinando à cuidar-mos mais da nossa vida. Gr abs

  7. Juliane
    Juliane says:

    Faço minhas as palavras do M Clóvis. Eu tenho memórias marcantes em minha infância, juventude e adulta. Sou imensamente grata ao senhor e sua família por tanto. VIVA AO NOSSO AMIGO QUERIDOdia de festa em meu coração ❤

  8. Ivan de Souza
    Ivan de Souza says:

    *J* ó, a Paciência que tens,
    *O* Zé a ostenta também.
    *S* empre firme no propósito,
    *É* , para nós, o depósito de

    *L* uz, de Paz e de Amor !!!
    *U* m precioso discípulo, de
    *I* luminados capítulos,
    *Z* elando por nossa Doutrina,

    *D* izendo o que o Mestre ensina e
    *E* xemplificando em ação.

    *O* seu mavioso canto nos
    *L* eva até os encantos
    *I* nconfundíveis de Salomão. Traz
    *V* erdades de tanta beleza
    *E* m versos de grande destreza,
    *I* ndicando a realeza, a
    *R* ara e grande nobreza
    *A* serviço da União.

    Ao Mestre José Luiz desejo que este lhe seja um Ano Novo leve, pleno de Luz, de Paz e Amor por todo o período!

  9. Paulo Alves de Oliveira
    Paulo Alves de Oliveira says:

    Parabéns meu amigo saúde paz e amor
    terei eterna lembranças de ter recebido
    A camisa de o primeiro Representante do Núcleo Sereno de Luz de suas mãos .
    São meus sinceros votos de Paulo Alves de oliveira

  10. Renato Barbosa
    Renato Barbosa says:

    Mestre Gabriel disse : ” Agora vá , siga com seus irmãos ” . E assim , Mestre Zé Luiz tem feito . Pioneiro desta União . Com participações importantes nesta Sagrada Obra . E o arvoredo vem crescendo sempre . Mestre Zé Luiz : ” Saber se colocar no lugar , isso é uma ciência ” .
    Ao Mestre ClOvis Cavalieri , grato pela linda homenagem . Belo texto !!!
    Ao querido amigo Mestre Zé Luiz , de coração lhe desejo muita saúde , paz , prosperidade e alegria junto com sua companheira , C. Emanuella , filhos e netos , sempre e sempre com a Guarnição do Grande Mestre Gabriel , com a Luz do Divino Mestre e o Manto Sagrado da Virgem Maria !!!
    Gratidão , ao poeta cantador !!!

  11. Valmir Aguiar
    Valmir Aguiar says:

    Prezado irmão e amigo Mestre José Luiz de Oliveira.
    É com alegria que compartilho com o Sr este momento de felicidade que estou sentindo por ter conhecido o Sr e ao longo de minha caminhada na UDV tido a oportunidade de receber um tanto de conhecimento vindo de vossa pessoa.
    Desejo saúde, prosperidade e que o Sr tenha muitos e muitos dias de vitórias com sua família e nós seus irmãos na Fé.
    Forte abraço amigo.
    Valmir Aguiar
    CDC – NMMP

  12. Adriana Mignot
    Adriana Mignot says:

    Vida longa e saudável a este valoroso senhor!⭐

    Gratidão pelas vezes em que o vi e ouvi transmitir a Doutrina do Mestre , com Alegria e Firmeza. Saudade!
    Faço votos que possa voltar a nos visitar na 10a Região!
    Saúde ao senhor e sua família, querido Mestre José Luiz!

  13. Waléria de Sant'Anna
    Waléria de Sant'Anna says:

    M.. Zé Luiz, que a Guarnição Divina e da Virgem Mãe Santíssima esteja com o senhor, sua família, parentes e amigos sempre. Vida longa com Saúde Alegrias e Paz! Felicidades em mais uma volta ao Sol. Grata por me iniciar no Reike. Abraço do meu ao seu coração ❤️

  14. Haroldo Luís Pinheiro
    Haroldo Luís Pinheiro says:

    Tive a oportunidade de conhecer M. José Luiz, quando fui recebido por ele em 1989 no Núcleo Estrela Guia onde era o M. Representante, pessoa de grande valor que transmite os ensinos do Grande Mestre com destreza e competência, não me esqueço das orientações e doutrina por ele transmitida a mim, forte abraço meu amigo.

  15. 7Regina Richau Frazão
    7Regina Richau Frazão says:

    Parabéns, M. Zé Luiz por mais um ano de vida !
    Desejamos saúde, alegrias e prosperidade neste novo ciclo de vida, junto com a querida Emanuella e todos seus familiares, a este valoroso senhor, um dos pilares da nossa sociedade !!

  16. Maria Dinalva da Silva Gama
    Maria Dinalva da Silva Gama says:

    Parabéns ao aniversariante, Mestre José Luíz. Que a Luz do Divino Mestre Jesus ilumine a sua vida juntamente com o seus familiares e amigos. Somos gratos pela oportunidade de fazer parte desta União do Vegetal, o senhor é uns dos responsáveis por esta oportunidade. Só gratidão pela aprendizagem, os conselhos e as orientações do bom viver. Feliz Aniversário com saúde e sabedoria para conduzir a sua missão, gravado em seu coração o símbolo da União Luz,Paz e Amor.

  17. Nilo Diniz
    Nilo Diniz says:

    Um dia, um voo pra Salvador, onde houve um encontro do QM, estava cheio de mestres. O vizinho do m. Zé Luiz não era nem da União. Pedi pra trocar. Ele aceitou. Meu plano era uma viagem “instrutiva” ali do lado dele. Mas, esperto, ele foi até lá só com piadas e, no final, ainda mangou de mim! kkkkk Essas coisas tbm ensinam!!!

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta