O Canto do Sabiá – a história de Mestre Florêncio

| 14 Agosto, 2025

Talita Benaion Thevenin*

Será possível medir os encantos de um Sabiá?

Edson Lodi, para além de uma pretensão lógica, prova-nos que sim!

Movido por um mistério Divino – que se revelou sob a luz da Hoasca –, com determinação, constância e compromisso, cumpriu esta nobre missão de desvelar os encantos, manifestados por cantos e contos, de Mestre Florêncio Siqueira de Carvalho, o Sabiá da União do Vegetal.

Sem a pretensão de exaurir seus encantos que, como todo mistério, têm o condão do “sem fim”, Mestre Edson Lodi, com inspiração e transpiração – em uma pesquisa e escrita que ultrapassam uma década – nos presenteia com este relicário, narrando em seu livro uma sabedoria de vida que existe para além do que letras podem traduzir.

“O Canto do Sabiá – a história de M. Florêncio” convida-nos a conhecer a memória deste pioneiro da União do Vegetal, um sabiá menino que nasceu nos interiores do Ceará e que voou pela Amazônia, passando pelos seringais, conhecendo e reconhecendo o Canário Superior – Mestre Gabriel – e cumprindo sua trajetória de pousar em Manaus, para com seu canto guiar sua família e os primeiros irmãos, marcando toda uma história com seu alegre coração.

E no dia 30 de julho, no Centro Cultural Povos da Amazônia, em Manaus, com transmissão ao vivo a toda a UDV, testemunhamos o nascer desta obra de arte a respeito de M. Florêncio, cujo canto agora voa para a eternidade em páginas: o Lançamento Oficial de “O Canto do Sabiá”.

Ocasião muito especial de memória, cultura e reconhecimento da história viva da União de Vegetal, que contou com presença de mais de 370 pessoas, em que foram prestadas sinceras e profundas homenagens a este homem que em sua simplicidade reflete sua força espiritual: seu grande valor.

Fizeram o uso da palavra o Mestre Representante do Núcleo Caupuri, M. Arthur Evangelista, que fazia parte da meninada que o M. Florêncio gostava de brincar e dar atenção; e o Mestre Central da 2ª Região, M. Vladimir Passos, que destacou os efeitos sinestésicos que esta obra proporciona, cruzando os fios dos sentidos, criando uma experiência de leitura muito mais rica, profunda e memorável, permitindo ouvir o som de uma memória, enxergar a cor de um sentimento, sentir o sabor da sabedoria expressa nas palavras.

Após a leitura de um trecho emocionante do livro, que relata de forma poética o vôo do Sabiá ao encontro de seu Canário em outro plano da existência, a palavra foi concedida à Conselheira Suely, “a menina de seus olhos”, companheira de vida de M. Florêncio, que vem ao longo de sua trajetória trazendo bons conselhos e carinho aos irmãos. Momento de grande comoção para todos que puderam sentir a intensidade de seu devoto amor, estando também presentes na ocasião seus filhos, netos, sobrinhos e amigos queridos.

Para coroar o lançamento, o autor, M. Edson Lodi, recitou seus versos destacando a divina sabedoria do Sabiá, que sabia ler o canto dos pássaros, as curas nas plantas, os sons e mistérios do florestal, mas, sobretudo, ler e compreender o coração dos seus irmãos, em um amor que, vindo do Alto, ultrapassava cordilheiras e penetrava – como ainda hoje adentra – no sentimento de todos aqueles que buscam conhecê-lo e serem cativados por sua luz e alegria.

Destacando a nobreza de sua cruz, não se fez necessário saber ler as letras. Pensando nisso e em todos aqueles que por algum motivo também não o sabem, esta obra dispõe da versão em áudio livro, para que sua história de luta, lidas e vitórias possa ser partilhada com todos, sem qualquer distinção. Um legado que agora pode ser guardado por todos nós!

Venha celebrar este vôo assistindo ao vídeo de lançamento e adquirindo este livro que eterniza a jornada do Sabiá!

Garanta seu exemplar: ocantodosabia.prosperar.org.br

Assista ao lançamento no YouTube clicando aqui.


*
Talita Benaion Thevenin integra o Corpo Instrutivo do Núcleo Menino Deus (Manaus-AM, 2ª Região).