Mestre Pequenina: mensagem do Mestre Monteiro

Foto: Yuugi Makiuchi

Brasília, 12 de outubro de 2016.

Amigos e irmãos na União do Vegetal

Luz, Paz e Amor

Quero inicialmente transmitir a todos o que sinto diante dos acontecimentos que culminaram há dias no desencarnamento da digníssima senhora Raimunda Ferreira da Costa, espiritualmente conhecida como Mestre Pequenina – sócia-fundadora nº 1 do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal.

Não é um sentimento de perda, pois o espírito é imortal e sua contribuição estará sempre presente em nossa memória, mas é um sentimento de saudade. Foram mais de 50 anos de boa convivência. Nesse período, ela não demonstrou incerteza no que disse e no que fez em relação à Grande Obra do Mestre Gabriel.

Sua passagem nos leva a examinar a trajetória já percorrida por nós, que estivemos na origem deste trabalho e a ele dedicamos nossa existência.

Quando do desencarnamento do Mestre, em 71, vivemos momentos de aflição, visto que era preciso dar sequência à missão sem a presença material daquele que a instituiu – e que é a Pedra Fundamental de nossa instituição religiosa. Tínhamos de dar continuidade ao cultivo da semente que ele plantara e que, de acordo com suas palavras, está (re)criada em caráter definitivo.

Não foi fácil, éramos poucos os mestres fundadores, com pouca experiência. Mas demos seguimento à missão, formando uma segunda geração de mestres, hoje no comando da instituição, ao lado dos Mestres do Conselho da Recordação e de outros igualmente empenhados em desenvolver suas virtudes morais, intelectuais e espirituais, consolidando institucionalmente esta Sagrada Ordem.

Vejo que a Representação Geral se mantém firme não apenas na preservação de nossas origens e doutrina, mas também na defesa dos princípios éticos e morais que as fundamentam.

É dentro desse posicionamento que a UDV vem se expandindo pelo mundo, superando todos os obstáculos e desafios que, ao longo destes 55 anos, se apresentaram. Mantém-se fiel à Palavra do Mestre, no propósito de servir à evolução espiritual da humanidade.

Raimundo Monteiro de Souza – Mestre Monteiro
Em nome do Conselho da Recordação dos Ensinos do Mestre Gabriel