Mestre Braga: uma vida dedicada à UDV
*Luís Felipe Belmonte dos Santos
| 12 Novembro, 2015
Nesta data de 12 de novembro de 2015, estamos celebrando o aniversário de 86 anos do Mestre Raimundo Carneiro Braga e os 32 anos de criação do Núcleo Estrela do Norte, de Porto Velho (RO).
Com certeza, é uma data marcante tanto para os aniversariantes, como também para a História da União do Vegetal, considerando-se a importância e o trabalho do Mestre Braga, primeiro Representante do Mestre Gabriel e um dos principais pilares de sustentação desta Obra.
Hoje temos a União do Vegetal em crescente expansão, já com atividades em mais de dez países, mas precisamos sempre nos lembrar do começo desta História, que se iniciou com simplicidade nos seringais, vindo depois o Mestre para Porto Velho e reunindo os primeiros irmãos.
Clique aqui e acesse a entrevista de Mestre Braga ao Canal da UDV no Youtube.
Lembro-me da primeira vez que encontrei o Mestre Braga, na Sessão de 22 de julho de 1975, em Porto Velho, onde era a Sede Geral, e chamou-me a atenção, dentre tantos brilhantes oradores, a segurança e a força espiritual que pude sentir em suas palavras.
Dali em diante procurei conhecê-lo melhor e certamente quem o conhece bem sabe da bondade de seu coração e da verdade de seus sentimentos. Sua dedicação a esta Obra e ao Mestre Gabriel tem sido comprovada desde sua chegada, com trabalho incansável, mesmo já com adiantada idade.
Tenho sempre reconhecido e dito a respeito da importância dos mestres que conviveram com o Mestre Gabriel em matéria, que fizeram e fazem a ponte para que possamos receber tão preciosos Ensinamentos, os quais contribuem tão fortemente para nosso aperfeiçoamento e conhecimento da espiritualidade, objetivo maior do nosso Centro e vocação natural dos discípulos do Mestre. Na pessoa do Mestre Braga renovamos nossa consideração e respeito a estes irmãos.
Muitas são as qualidades que podemos descrever da pessoa do Mestre Braga, mas cabe destacar sua segurança, firmeza, capacidade de comando e senso de Justiça. Não poucas vezes tive a oportunidade de sentir na Força e na Luz do Vegetal sua sintonia com o Mestre, o que inspirou em mim e em muitos de nós a busca desta ligação, desta segurança e do princípio de Justiça, com o amor fraterno em nosso coração.
Foram muitas travessias e algumas vezes falta de reconhecimento por quem ainda não o conhece. Mas assim tem sido com inúmeros exemplos contidos nas Histórias da União do Vegetal e da humanidade. Ser portador de mensagens de Luz algumas vezes significa ter que atravessar barreiras e vencer incompreensões.
Se por um lado ninguém é perfeito, é igualmente certo que todos merecem respeito e consideração, mais ainda quando tanto tem contribuído com sua responsabilidade e trabalho diuturno pela Obra do Mestre.
Estrela do Norte
Saúde e Felicidades, Mestre Braga, no cumprimento desta honrosa Missão de Paz e Fraternidade. Meus cumprimentos à irmandade do Núcleo Estrela do Norte, por mais uma data de realizações.
Grandiosa é esta obra e grandioso é o trabalho dedicado pelo Mestre Braga, o que merece de nós reconhecimento, respeito e admiração, sendo um exemplo a ser seguido, como um leal porta-voz de preciosos ensinamentos de sua experiência e os transmitidos pelo nosso Mestre Gabriel.
*Luís Felipe Belmonte dos Santos é Mestre Assistente Geral do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (2015-2018).