Mestre Anchieta aos 80 anos como uma árvore de raízes e tronco fortes

| 4 Abril, 2023

Luisa Marques Torreão Sá Lasserre*

Mestre Anchieta | Foto: Bento Viana.

Olha estas velhas árvores, mais belas
Do que as árvores moças, mais amigas,
Tanto mais belas quanto mais antigas,
Vencedoras da idade e das procelas…**

Como uma árvore antiga e frondosa, uma vida se faz de raízes, tronco forte, galhos largos, folhagens e frutos. É assim que chega hoje, 4 de abril de 2023, aos 80 anos, José de Anchieta Torreão de Sá, o Mestre Anchieta. Casado com a Conselheira Aurenita Marques Torreão, pai de três filhos e avô de quatro netos, pertence ao Quadro de Mestres do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal há mais da metade de sua vida, sendo hoje membro efetivo do Conselho da Representação Geral (CONAGE).

Filho de Antônio de Almeida Sá e Maria José Torreão Sá, Anchieta nasceu na cidade de Campina Grande, na Paraíba, em 4 de abril de 1943, sendo o quinto irmão de oito filhos. Lá viveu até por volta dos cinco anos, quando foi morar em outro município do interior paraibano, Sousa.

Adolescente, mudou-se novamente com a família para Garanhuns, em Pernambuco, de onde saiu para terminar o ensino médio em Recife (PE). Na capital, formou-se em engenharia elétrica na turma de 1968 da Universidade Federal de Pernambuco.

No início de 1969, Anchieta chega a Salvador, já casado pela primeira vez. Ali sua vida teria uma grande transformação, que ele ainda nem imaginava. No fim do mesmo ano, nasce seu primeiro filho, André e, em 1971, o segundo, Marcelo.

Encontro com a União do Vegetal

É em 21 de maio de 1977 que Anchieta descobre um novo mundo que ele não fazia ideia de que existia: bebe o Vegetal pela primeira vez, das mãos de Raimundo Nonato Marques, ainda no início do que seria o Núcleo Apuí, tendo sido apresentado pela prima Antônia Torreão e Alberto Herrera.

Já estava separado e considerava-se ateu. Na União, com o Chá Hoasca e os ensinos do Mestre, entrou em contato com uma nova filosofia de vida que o encantou, transformando sua maneira de entender Deus e enxergar o mundo.

O homem, a fera e o inseto, à sombra delas
Vivem, livres da fome e de fadigas:
E em seus galhos abrigam-se as cantigas
E os amores das aves tagarelas.

No segundo semestre do 1977, Anchieta é convocado para o Corpo Instrutivo. Meses depois, começa a namorar Aurenita, com quem se casa em 12 de junho de 1980 e tem uma filha em 1983 (Luisa). Antes, no segundo semestre de 1978, já havia sido convocado para o Corpo do Conselho da UDV por Mestre Janico.

Em 10 de fevereiro de 1981, recebe a Estrela de Mestre, tendo sido o quarto convocado na Bahia – único estado em que havia Núcleo no Nordeste. Em 1986, recebe, pela primeira vez, o cargo de Mestre Representante do Núcleo Apuí. Em 1988 é quando passa o maior período na Representação, até 1995.

Em sua caminhada, participou das viagens de busca e encontro com a família de origem do Mestre Gabriel na Bahia, ocupou diversos cargos administrativos no Núcleo Apuí, trabalhou pela autossuficiência do Plantio de Mariri e Chacrona e esteve presente em inúmeros encontros com os Mestres da Origem ao longo dos anos.

De abril de 1996 a janeiro de 2006, Mestre Anchieta ocupa o cargo de Mestre Central da 4ª Região, tendo sido o primeiro nesse lugar após o desmembramento de Regiões que deu origem à 4ª. Sua gestão de quase uma década foi reconhecida pelo trabalho de união entre os Núcleos pela qual ele tanto prezou.

Ao deixar o cargo de Mestre Central, mais uma missão ainda o aguardava. De 2006 a 2012, Mestre Anchieta recebe a Representação do Núcleo Apuí pela derradeira vez. Foi uma época de alegria e prosperidade, marcada pela formação de jovens que hoje ocupam lugares de Direção em outros Núcleos pelo país.

Mestre Assistente Geral

Nas gestões de 2012 a 2015 e de 2015 a 2018, foi indicado e eleito para compor o Conselho da Administração Geral da UDV. Em 2018, na Representação Geral do Mestre Paulo Afonso, foi chamado para ocupar o cargo de Mestre Assistente Geral. Em janeiro de 2021 é, então, efetivado como membro permanente do Conselho da Representação Geral.

Não choremos jamais a mocidade!
Envelheçamos rindo!
Envelheçamos Como as árvores fortes envelhecem,

Assim, Mestre Anchieta é reconhecido por muitos como um professor que se destaca por sua didática e clareza ao transmitir os ensinos, preservando sempre, em suas palavras e atitudes, a origem da União do Vegetal trazida pelo Mestre Gabriel.

Em seus 80 anos, comemorados hoje, colhe os frutos da semente plantada, desta árvore frondosa de raízes bem fincadas em solo fértil. Segue trabalhando pela sua própria evolução espiritual, pela paz ensinada pelo Mestre Gabriel, viajando o país a serviço da União do Vegetal, fazendo amigos por onde passa e recebendo de volta o carinho da irmandade.

Na glória da alegria e da bondade
Agasalhando os pássaros nos ramos,
Dando sombra e consolo aos que padecem!

LUISA TORREÃO (1)*Luisa Marques Torreão Sá Lasserre é integrante do Corpo do Conselho do Núcleo Apuí (Lauro de Freitas- BA) e Vice-Diretora de Comunicação Interna do Departamento de Memória e Comunicação (DMC) da Diretoria Geral. É filha de Mestre Anchieta e Conselheira Aurenita. 

**poema Velhas Árvores de Olavo Bilac.

36 respostas
  1. ANTONIO MAGNO CERQUEIRA REI
    ANTONIO MAGNO CERQUEIRA REI says:

    Já conheço o Mestre Anchieta há mais de 50 anos e tive a grande alegria de me encontrar com ele na União do Vegetal, no Núcleo Apuí, há 43 anos. Desde então o tenho como grande e querido Amigo, é um exemplo de vida para mim e para muitos irmãos da União

  2. Darle Telles
    Darle Telles says:

    Lendo esse texto, vi um filme da minha própria história na UDV, onde tive a alegria de vivenciar a derradeira Representação deste Senhor no N. Apuí. Tempo de alegria e aprendizado. Assim como o Apuí com raiz forte, é a sua história e legado. Me sinto honrada em ser aluna desse professor.

  3. Estácio Luiz Fialho Ferrer
    Estácio Luiz Fialho Ferrer says:

    Parabéns pelo seu dia!!!
    Deus continue te abençoando, com vida longa, saúde e Paz.
    Homenagem merecida e tive a honra de trabalhar junto nos trabalhos da UDV e venho tendo ensinamentos e exemplos de vida que me são bem úteis e preciosos.
    Forte abraço amigo

  4. Nazareth Roriz
    Nazareth Roriz says:

    M. Anchieta, é uma referência na UDV, para mim e muitos.
    Tive o privilégio de receber meu primeiro copo de vegetal pelas mãos dele.
    Meu sentimento é de gratidão e de um grande bem querer por esse homem de bem, que sabe doutrinar com amor.
    Felicidades amigo.

  5. Ilana
    Ilana says:

    Trajetória de um homem que vê no Mestre Gabriel o seu guia espiritual, e assim ensina os que procuram por ele. Te desejo saúde para continuar realizando bons feitos em nome da Sagrada União, e em nossas vidas. Feliz aniversário !!!!

  6. Rejane Arléo
    Rejane Arléo says:

    Parabéns para nosso querido M. Anchieta!! Uma honra e um prazer conviver com o sr e C. Aurenita.
    Aprendi e aprendo com os ensinamentos e o exemplo do sr. Sempre vi uma fidelidade à doutrina do Mestre. Valoroso trabalho de dedicação à nossa Sagrada UDV. Felicidade! Saúde e Paz!

  7. Aline Chaves
    Aline Chaves says:

    Felicidades, M. Anchieta!

    Muito bom e enriquecedor os momentos vividos com sua presença aqui em Parauapebas- PA no Núcleo Caminho da Luz.

    Muitos anos de de vida! Que Jesus abençoe.

  8. Alberto Rocha
    Alberto Rocha says:

    Fico feliz em ter a presença desse nosso amigo, Mestre Anchieta, no Núcleo Apui. Admiro o zelo e o amor que ele tem por essa obra do mestre. Pessoa simples, paciente e bom ouvinte.

  9. Antonia
    Antonia says:

    Mestre Anchieta, primo querido, já caminhamos muitos trechos juntos e posso ver em seu jeito minha origem paterna, valores caros a mim. Sua união com C. Aurenita representa uma Alegria e um exemplo! Deus nos abençoe para podermos caminhar um bom trecho nessa estrada da vida, seguindo o ensinamento de nosso guia espiritual! Paz e Amor! Abraço fraterno!

    • Maria Das Gracas Torreao De Sa
      Maria Das Gracas Torreao De Sa says:

      Que bom lhe vê fazendo 80 anos M.Anchieta, meu primeiro mestre é você. E hoje estou feliz com você fazendo esse belo trabalho na UDV. Vejo em vc um homem de caráter e honradez. Parabéns mano querido.

  10. Maria da Glória Ortiz do Nascimento
    Maria da Glória Ortiz do Nascimento says:

    Que maravilha é festejar a Vida, M Anchieta e C Aurenita pessoas que foram meus primeiros irmãos no Núcleo Apuí quando me associei. Que bondade o Mestre Gabriel criar esse lugar de pessoas que os que estão na frente, vem acolhendo os que vem chegando. M Anchieta, C Aurenita e C Luísa que continuem felizes fazendo o Bem sem Olhar a Quem. Gratidão por essa obra e por sua família.

  11. Daniel Chaves
    Daniel Chaves says:

    Felicidades ao M Anchieta, pessoa de valores e princípios. Tive a honra de conhecê-lo e ficar hospedado em sua casa. Lhe desejo saúde e lucidez por longos anos, para continuar transmitindo os ensinos do Grande Mestre e auxiliando no equilíbrio da União.

  12. Maruzia Figueredo Lima Santos
    Maruzia Figueredo Lima Santos says:

    Parabéns M Anchieta, gratidão por ter me dado o primeiro copo de Vegetal e por ter realizado meu casamento. Que Deus abençoe o senhor e sua família. E receba tudo de bom sempre por toda dedicação a está sagrada obra . Feliz aniversário

  13. Karla Torreão Herrera
    Karla Torreão Herrera says:

    Querido tio, Mestre e padrinho,
    Que alegria sua presença hoje e por tanta história vivida! Meu afeto e reconhecimento a um trabalho de amor pela UDV junto à amiga, Cons. Aurenita e sua familia! Felicidades, saúde e alegria!

  14. Luiza Reis
    Luiza Reis says:

    M. Anchieta pessoa de valor e com uma contribuição valorosa à nossa boa União. Tem presença marcante também no Núcleo Porto Seguro onde desde o início foi presente, auxiliando da melhor maneira. Somos gratos por tanto!! Um abraço amigo querido, que o senhor possa viver muitos anos com saúde e alegria. Que junto com C. Aurenita continuem levando essa mensagem de amor e paz.

  15. Simone Freitas Andrade
    Simone Freitas Andrade says:

    Exemplo de vida e de dedicação a esta Sagrada União. Me sinto honrada pelos ensinos trazidos c tanta mestria e amor. Lhe desejo saúde e vida longa p os que ainda não o ouviram terem também esse direito. Felicidades mestre Anchieta!

  16. Ceceu
    Ceceu says:

    Um amigo que me conhece desde de pequeno tenho a honra de ter como amigo. Me viu crescer na União do Vegetal. Amigo, quero que você seja muito feliz e continue seguindo o Mestre. Meus parabéns!

  17. LAUDIMIRO ALMEIDA DA SILVA FILHO
    LAUDIMIRO ALMEIDA DA SILVA FILHO says:

    Saúde e vida longa ao Mestre Anchieta, pessoa querida, de elevado senso humanitário, que faz amigos por onde passa, professor de diversos assuntos, especialmente do verbo « cativar ».

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário