Menino Rei, a Folia do Divino no sertão do Brasil

| 17 Dezembro, 2020

Equipe do Blog

Visita do Divino | Reprodução.

“… Lá no sertão está chegando, Menino Rei Divino, tão pequenino, rei do amor.”

Do encontro de duas famílias de artistas cujos alicerces estão fundamentados na cultura, na simplicidade e na alegria, nasceu uma releitura da música Menino Rei, de autoria de Jaime Sandoval, e bastante tocada nas Sessões da UDV, sobretudo neste mês de dezembro, na voz da dupla sertaneja Simpatia & Gente Fina.

A nova versão de Menino Rei foi produzida em um trabalho conjunto dos grupos Carroça de Mamulengos e Dona Zefinha, ambos conhecidos pelo repertório poético que destaca a força do sertão nordestino. Juntos, eles produziram um belo vídeo que apresenta, de forma singela, a Folia do Divino e a chegada do Menino Rei na simplicidade do sertão.

Segundo Maria Gomide, integrante do grupo Carroça de Mamulengos e sócia da União do Vegetal, a ideia do vídeo é mostrar um Natal com a cara da cultura brasileira, a partir de uma Folia do Divino, em que a Carroça de Mamulengos visita os amigos do grupo Dona Zefinha, em Itapipoca, no interior do Ceará.  Trata-se de uma folia que atravessa o sertão seco e árido e bate na porta de cada família, trazendo consigo a Bandeira do Divino – aquela que anuncia com alegria a chegada do menino Jesus.

Assista o vídeo:

“É um acender de luz, de fé, de beleza. Um confiar e acreditar que dias melhores virão. Eu sinto isso quando brinco Folia, me renova por dentro. Cada Natal, lembro que no caminho existe a Estrela Guia”, ressalta Maria Gomide.

Ela explica que a escolha da música Menino Rei, se deve ao fato de ser uma canção muito singela, e que desenha com poesia a beleza do nascimento de Jesus, com um olhar do sertão, “o sertão como um lugar do nosso ser onde está o nosso coração, sendo cuidado por cada um de nós”.

“Quando fomos escolher uma música pra gravar junto da Dona Zefinha, procuramos uma música que pudesse apresentar a grandeza desse momento, e de uma forma leve construímos o clipe, que nos trouxe grande alegria e contentamento em festejar o Natal, anunciando que lá no Sertão está chegando o rei do amor”, conta a artista.

A Carroça de Mamulengos, companhia da qual Maria Gomide faz parte, existe há mais de 40 anos. É formada por uma família na qual todos os filhos foram criados em um ambiente de arte e cultura. Hoje, 12 dos seus integrantes são sócios do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal.