Manaus sedia Encontro Regional da Beneficência

Juliana Geraldo*

| 29 junho, 2016

Encontro reuniu membros dos Departamentos de Beneficencia dos núcleos da 2ª Região e do Núcleo Estrela do Oriente (Boa Vista- RR – 16ª Região) | Foto: DMD/Núcleo Amor Vivíssimo.

“Fazer o bem sem olhar a quem”.
“Buscar realizar a beneficência tanto interna quanto externamente”.
“Seguir o exemplo do Mestre”
.

Esses foram alguns dos muitos ensinos trazidos durante o 2º Encontro Regional da Beneficência – Casa da União Fonte de Vida, realizado no dia 18 de junho passado, no Núcleo Amor Vivíssimo, em Manaus – AM. O evento reuniu participantes das equipes do Departamento de Beneficência (DEBEN) dos núcleos que compõem a 2ª Região do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (integrada por núcleos do Estado do Amazonas). O encontro também contou com a participação do Núcleo Estrela do Oriente (Boa Vista-RR – 16ª Região).

Estiveram presentes o diretor do DEBEN, Adolfo Vitor Mura (integrante do Quadro de Mestres do Núcleo Senhora Santana – Campo Grande – MS); a Secretária Nacional do DEBEN, Glória Campos Mura (do Corpo do Conselho do Núcleo Senhora Santana); o Mestre Central da 2ª Região, Francisco Filardi; o Coordenador Regional da Diretoria Geral, Edson Souza (Quadro de Mestres do Núcleo Tiuaco – Manaus); o Mestre Representante do Núcleo Amor Vivíssimo – Manaus), Afonso Silva da Costa e a Presidente da Casa da União Fonte de Vida, Virgínia Carioca (integrante do Corpo do Conselho do Núcleo Amor Vivíssimo).

Para o diretor do DEBEN, o saldo do encontro foi positivo: “Percebemos uma conexão muito bonita e profunda entre a coordenação do departamento e os monitores e uma cooperação dos monitores entre si. Existe uma vontade grande de realizar esse trabalho e em lugares que muitas vezes têm poucos recursos”, ressaltou Adolfo Mura.

O exemplo que vem de dentro

Um dos pontos de destaque do encontro foi a leitura de uma carta escrita em 1971 por Mestre Gabriel, dando exemplo da beneficência praticada pelo próprio Mestre em relação aos irmãos. Também foram apresentados vídeos com Mestres do Conselho da Recordação dos Ensinos de Mestre Gabriel (Mestres José Luiz e Monteiro), lembrando momentos especiais em que a beneficência realizada por Mestre Gabriel, em forma de palavras e ações, foram e continuam sendo fundamentais para a continuidade do trabalho feito pela União do Vegetal.

“A beneficência interna é fundamental para o DEBEN e para a União do Vegetal porque é essencial que nós estejamos comprometidos em ajudar primeiro aquele irmão do nosso lado, de dentro do nosso núcleo, para conseguir auxiliar o “vizinho” que está do outro lado da rua”, exemplificou Adolfo Mura.

Luz do Saber

Também foi realizada a apresentação do Projeto Luz do Saber. O projeto – que foi citado por Adolfo Mura como uma das prioridades da beneficência nacional-, trabalha com a alfabetização e inclusão digital de adultos e idosos. Atualmente é realizado em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e conta com uma turma de cinco alunos e dois monitores sócios da União do Vegetal.

O treinamento para os professores foi realizado em fevereiro e as aulas iniciaram em março passado. “É prioritário para nós que esse projeto se firme, continue e se expanda trazendo esse benefício para mais pessoas”, comentou Adolfo Mura.


 *Integrante do Quadro de Sócios do Núcleo Menino Deus (Manaus-AM) e monitora do Projeto Luz do Saber. 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *