Lançamento do livro DMT: A Molécula do Espírito reúne 350 pessoas

Obra do médico psiquiatra e pesquisador norte-americano Rick Strassman foi traduzida para a língua portuguesa e editada pela Editora Pedra Nova, da União do Vegetal.

| 26 julho, 2019

Vinícius Lima*

Lançamento do livro DMT, A Molécula do Espírito. Na foto (E/D): Dr. Rafael Guimarães, Tadeo Feijão e Dr. Luis Fernando | Foto: Michela Brígida.

Em 18 de julho passado, o Centro Espírita Beneficente União do Vegetal e a Editora Pedra Nova lançaram, em São Paulo (SP), a edição em língua portuguesa do livro DMT: A Molécula do Espírito, do médico e pesquisador norte-americano Rick Strassman. O evento recebeu cerca de 350 pessoas que lotaram o Auditório do Conselho Regional de Química e assistiram a palestras de dois dos maiores pesquisadores brasileiros do Chá Hoasca, que tem em sua composição química a dimetiltriptamina (DMT).

De acordo com o Presidente da Diretoria Geral da UDV, Mestre Tadeo Feijão, o livro tem valor histórico, por descrever a única experiência em que foi injetada a DMT em humanos autorizada pelo governo dos Estados Unidos em 50 anos. Tornando-se, assim, uma referência para outras pesquisas e fundamentando, cientificamente, observações dos efeitos do chá.

“Atualmente, a UDV vem buscando ser um canal de divulgação de informações científicas a respeito da Hoasca. Nós sempre tivemos e é muito importante que a gente estreite os laços com a comunidade científica. O que eles conseguirem descobrir e informar ao público será em benefício de nós da comunidade hoasqueira”, disse o Presidente da Diretoria Geral da União do Vegetal durante o lançamento.

Mestre Tadeo Feijão esclareceu ainda que a edição do livro em língua portuguesa é a terceira de três atividades realizadas pela UDV para se aproximar ainda mais da comunidade científica. A primeira foi o lançamento do site UDV-CIÊNCIA, durante a participação da União do Vegetal na III Conferência Internacional da Ayahuasca, que aconteceu de 31 de maio a 2 de junho deste ano, em Girona (Espanha). A segunda atividade foi a ativa participação da UDV nessa conferência.

Clareza

Segundo a autor, que não pôde participar do lançamento da edição brasileira por estar cuidando da saúde, o livro chega em boa hora, promovendo a discussão, com clareza e sem preconceitos, de temas ainda controversos para a sociedade mundial.

“Agora um livro dedicado ao DMT está disponível no país mais responsável por difundir essa poção ao redor do mundo. Mais do que qualquer outro lugar, o Brasil é o país onde o maior número de pesquisas está acontecendo atualmente a respeito dos efeitos biológicos, terapêuticos e religiosos da Hoasca”, explicou Strassman em vídeo exibido durante o lançamento.

Público lotou o auditório demonstrando interesse pelo tema abordado na edição brasileira do livro | Foto: Michela Brígida

Palestras com pesquisadores reconhecidos

A programação do evento abriu com a palestra do Dr. Rafael Guimarães dos Santos, professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo (FMRP-USP), que falou da “Psicofarmacologia do DMT, a Molécula do Espírito” e das “Pesquisas dos Efeitos Antidepressivos e Ansiolíticos da Ayahuasca”. O biólogo conta que a DMT está presente no corpo humano, em outros mamíferos e em plantas, mas os pesquisadores ainda não sabem os motivos.

“Nós também temos evidências, em estudos com pessoas voluntárias saudáveis e pacientes com depressão, de que com uma dose de Hoasca se produz um efeito antidepressivo. Isso não quer dizer que é um tratamento, nós não sabemos com mais doses, ou a longo prazo, o que isso significa. Mas há indícios de que em seres humanos o chá reduz os sintomas da depressão”, afirma Santos.

Na sequência, em sua palestra o Dr. Luís Fernando Tófoli, professor da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), explanou sobre “Pesquisas da Ayahuasca no Tratamento da Dependência a Drogas” e “Ayahuasca e Saúde Mental”. Segundo o médico psiquiatra, existem evidências na literatura científica de que pessoas que bebem o chá param de fazer o uso abusivo de drogas.

“Ainda não é muito claro. Mas a gente busca, do ponto do vista da ciência, uma comprovação mais consubstancial de que o chá pode ser uma forma de tratamento à dependência de drogas”, disse Tófoli, que também pesquisa a relação de Hoasca com a saúde mental.

“Os estudos que investigaram pessoas com depressão apresentaram efeito positivo. A gente sabe que o chá contribui com a saúde mental. Agora é importante dizer que ele não é recomendado para pessoas diagnosticadas com esquizofrenia e psicose, por exemplo”, complementa o pesquisador da Unicamp.

Para Mestre Tadeo Feijão, que mediou a mesa, os dois pesquisadores são duas autoridades no Brasil e no mundo na pesquisa com a Hoasca. No entanto, ressalta: “Os estudos a que eles vêm se dedicando há muito tempo não necessariamente estão alinhados com o pensamento da UDV. Mas com o pensamento científico e com a nossa busca de ter um melhor relacionamento com a comunidade científica”, conclui.

Sucesso de vendas no lançamento, a edição brasileira do livro DMT: A Molécula do Espírito encontra-se também disponível para compra no site Nossa Loja. Acesse: nossaloja.udv.com.br.

Leia mais: “A revolucionária pesquisa de um médico na biologia da quase-morte e das experiências místicas” artigo sobre o livro DMT, A Molécula do Espírito de autoria de Joaze Bernardino-Costa, coordenador da UDV-CIÊNCIA.

*Vinícius Lima é integrante do Quadro de Sócios do Núcleo São João Batista (Mairiporã-SP).