Jovens plantam árvores no Dia Mundial do Meio Ambiente

Alexandre Gomes*

| 20 junho, 2018

Alguns dos jovens que participaram da atividade de plantio no Núcleo Mestre Francisco, em 5 de junho de 2018 | Foto: Jair Nicácio.

Com o Tema “Vamos plantar essa ideia”, aproximadamente, 20 jovens que frequentam o Centro Espírita Beneficente União do Vegetal em Cruzeiro do Sul (AC) e Guajará (AM) fizeram o plantio de 50 árvores frutíferas no ultimo dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. As mudas de Açaí, Abacate, Castanha do Pará, Ingá, Biribá e outras arvores frutíferas foram plantadas no terreno onde está situado o Núcleo Mestre Francisco, em Cruzeiro do Sul.

O objetivo desses jovens é levantar a bandeira da alimentação orgânica, livre de agrotóxicos com frutas retiradas nos próprios plantios em terrenos da União do Vegetal. O Núcleo Mestre Francisco, por exemplo, que fica na zona rural de Cruzeiro do Sul, possui 7,8 hectares. Destes, 70% são preservados e, neles, estão plantadas árvores nativas e outras que foram plantadas pelos próprios associados do Centro.

Preservação

A União do Vegetal possui um Departamento de Plantio e Meio Ambiente e conta ainda com o apoio da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico para a realização de atividades como essa em Cruzeiro do Sul. O coordenador regional da Novo Encanto, Edigleisson Ribeiro, destaca que essa foi a primeira ação da Associação na nova gestão.

Ribeiro reforçou ainda que “este trabalho é direcionado, principalmente, aos jovens para que eles possam criar uma consciência ambiental com respeito ao meio ambiente”. Regionalmente, a Novo Encanto possui monitoria nas cidades de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Jordão, Tarauacá, Marechal Thaumaturgo, Feijó (Acre), Envira e Guajará (Amazonas). Nessas mesmas cidades, também, estão localizados os Núcleos da União do Vegetal que compõem a 17ª Região do Centro.

Colher os frutos desse plantio, ainda, vai demorar um pouco, mas, enquanto isso, novas ações como essas serão realizadas, atendendo uma necessidade de conscientizar cada vez mais a comunidade para a necessidade de preservação do meio ambiente e, também, para o despertar por uma alimentação orgânica, livre de agrotóxicos.

*Alexandre Gomes é integrante do Corpo do Conselho do Núcleo Mestre Francisco (Cruzeiro do Sul, Acre – 17ª Região).

3 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário