Jovens da 7ª Região, uma Floresta em Cada Semente

Carlos Pontes e Jean Bonazoni*

| 28 Novembro 2017

Encontro reuniu jovens da 7ª Região em Rio Branco-Acre | Foto: DMC/Núcleo Encanto da Rosa.

O tema “Uma Floresta em Cada Semente” orientou as atividades do Encontro de Jovens da 7ª Região, realizado nos dias 30 de setembro e 1º de outubro de 2017, no Núcleo Encanto da Rosa (Rio Branco- AC). A atividade reuniu 70 adolescentes entre 12 e 17 anos que ampliaram e fortaleceram a corrente de amizade por meio da integração e do contato mais próximo com a natureza e a arte. Os participantes foram inseridos em equipes de modo que jovens dos Núcleos e DAV participantes ficassem bem distribuídos em cada uma, juntos e integrados, fomentando a interação e a construção de novas amizades.

Foram realizadas gincanas que duraram todo o dia de sábado. A cada vitória, os times somavam pontos que, na conclusão do encontro, premiaram a equipe campeã. Começando com a Corrida D’água, seguida de uma Batalha de Balões, pausando para almoço e retornando à tarde com um Torneio de Futebol de Sabão; logo após, um Caça ao Tesouro com pistas escondidas no terreno do Núcleo.

Jovens brincando, sorrindo, interagindo ao Sol, decifrando os enigmas para encontrar um Tesouro de chocolates que adoçou a tarde. O Baú do Tesouro guardava, ainda, mudas de Pau D’arco que foram compartilhadas entre os adolescentes participantes, uma para cada núcleo, onde serão plantadas pelos jovens como símbolo dos laços de união ampliados e fortalecidos durante os dois dias da programação.

Conversa interativa

Ao anoitecer do sábado, o Mestre Assistente Central da 7ª Região Antônio Gomes se colocou no centro de um semicírculo e, rodeado pelos jovens, abriu uma roda de conversa bem interativa. Com sua experiência de educador e Mestre na UDV e, fazendo uso de pequenos vídeos, abordou temas relevantes como mídias e suas influências, orientação sexual com foco na preservação da moral e da família, drogas, depressão, prevenção ao suicídio, autoestima, etc. Explanou sobre cada assunto, abrindo para perguntas e manifestações livres para quem quisesse participar. Foi bonito ver o interesse dos jovens, apresentando suas opiniões de forma espontânea, perguntando, esclarecendo-se com disposição de receber a orientação do mediador, que desmistificou assuntos polêmicos e conduziu uma boa reflexão à luz da doutrina caianinha.

Na sequência, num show de talentos, os jovens cantaram e tocaram instrumentos, declamaram poesias, fizeram imitações, contaram piadas, dançaram e até protagonizaram uma peça de teatro escrita, dirigida e interpretada por eles mesmos. Cada apresentação também contava pontos para as equipes, o que serviu de incentivo para os participantes desenvolverem a criatividade.

Conscientização ecológica

No dia seguinte, domingo, os jovens foram conduzidos, sob o comando do Mestre Central da 7ª. Região José Roberto, por uma trilha que atravessa a floresta de 10 hectares na área do núcleo. Na Trilha Ecológica “Mestre Zé Pereira”, os adolescentes conheceram alguns dos Nove Vegetal e outras belas árvores da Amazônia, além de nascentes e córregos de água pura que jorram ao longo de alguns pontos do percurso. Em algumas paradas na caminhada, deram-se reflexões de conscientização ecológica e, em sintonia com a natureza, os jovens ouviram instruções da monitoria da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico, além de “causos” da vida na floresta e histórias das vivências do Mestre Gabriel nos seringais, contadas pelos mestres presentes.

Membros do Corpo de Bombeiros do Estado do Acre aguardavam, ao final da trilha, os jovens com uma Falsa Baiana (percurso de dois cabos que vai de um ponto a outro sobre as árvores) e uma Tirolesa por cima do igarapé. A atividade recreativa animou os participantes no calor do meio dia, todos se jogaram na água e a alegria reinou! Com a segurança devida, os bombeiros coordenaram a brincadeira e os adolescentes andaram por entre as árvores e saltaram do alto de um tronco por uma corda de 30 metros de comprimento.

Deu-se a conclusão com a premiação das equipes, ficando claro que a vitória foi de todos os que ampliaram a corrente de união, amizades construídas na juventude que os acompanharão ao longo da vida, fortalecendo esse trabalho na região. Cada semente e cada valor plantado em nossos jovens serão revestidos em frondosas florestas com flores e frutos embelezando e nutrindo o mundo de agora e do porvir.

Portanto, todos foram dignos de mérito, e cada um recebeu sua medalha, não de ouro, de prata ou de bronze, mas de sementes. Sementes de Jarina – o marfim da Amazônia – para a equipe Canário Verde, campeã na somatória de pontos, e de Jatobá – símbolo de saúde e vigor – a todos os demais participantes: jovens das outras equipes, Administração Central, Administração do Núcleo sede do Encontro, equipes de coordenação e apoio. Todos ganharam!

Uma Sessão de Vegetal, dirigida pelo Mestre Antonio Gomes, Mestre Assistente Central, coroou o encontro.

Que a semente plantada germine!

Que a cultura e a arte floresçam!

E que a amizade verdadeira seja um grande tesouro no coração da juventude!

*Carlos Pontes e Jean Bonazoni foram os organizadores do Encontro regional de Jovens, supervisionados por Eliane Polignano, Coordenadora Regional de Orientação Espiritual para Crianças e Adolescentes. Todos integrantes do Corpo do Conselho do Núcleo Encanto da Rosa.