Há 2024 anos Jesus veio ao mundo pela nossa salvação
| 24 Dezembro, 2024
Neste dia de dezembro, véspera de Natal, boa parte da humanidade se prepara para celebrar o nascimento de Jesus, o menino Deus. No Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, esse dia é celebrado como um dia de Luz, de Paz e de Amor – unindo corações numa mesma força de perdão e de devoção. Mestre Gabriel, fundador da União do Vegetal, trouxe – na doutrina e nos ensinos – a grandeza de Jesus, o nosso Salvador. Em memória a este dia perfeito, o Blog da UDV convidou a Conselheira Ermanna Cavazzoli da Costa* para compartilhar o seu olhar a respeito desta data. Desejamos a todos uma boa leitura e um Feliz Natal!
Quem não vivenciou o encantamento do Natal quando criança? Papai Noel vinha trazendo presentes para as crianças pobres ou ricas, merecedoras, por terem sido filhos obedientes, bons amiguinhos, sinceros, dedicados aos estudos. Deixava o presente debaixo da árvore, na noite do dia 24, íamos dormir ansiosos pela expectativa e, ao mesmo tempo, felizes por estar chegando o dia. Ainda cedo, soube a realidade de quem era Papai Noel, mas permanecia o dever de merecer um presente.
Os anos se passaram, e essa data para mim começou a perder o brilho, comecei a me sentir incomodada com a força do consumismo que a permeia, pelos apelos cada vez mais ostensivos nos meios de comunicação, nas decorações espalhadas por todo lado de árvores natalinas, Papais Noéis, somente sinônimos de presentes.
Cadê os presépios com a Família Santa, a manjedoura, os pastores, os Reis Magos a visitarem o menino Deus? Elementos que nos relembram um pouco do verdadeiro sentido desse marco deixado na história, com o nascimento e a crucificação do Messias, trazendo a boa nova de um só Deus, mostrando o caminho da salvação, trazendo o perdão e o amor.
Precisando ser relembrados, renovados e fortalecidos esses ensinos que conduzem à salvação, veio o Mestre Gabriel, nosso guia espiritual, mostrar como podemos merecer o perdão, o valor da família, da importância do cumprimento do dever, de fazer o bem sem olhar a quem e amar ao próximo como a nós mesmos.
Compreendo que Mestre Gabriel não festejasse o Natal porque cada vez que conseguimos praticar alguns dos ensinamentos dele, que são os mesmo de Jesus, é Natal, nasce em nosso coração um pouco do amor de Deus.
Vamos presentear nossos familiares e amigos com atitude sinceras, com sentimentos verdadeiros de gratidão e de amor e com reconhecimento do valor de cada um em nossa vida. Vamos olhar dentro de nós para ver o quanto realmente estamos conseguindo ser fiéis aos ensinos que o Divino Mestre Jesus e que o Grande Mestre Gabriel trouxeram com tanto sacrifício e o quanto precisamos ainda nos firmar e sentirmos a gratidão de poder estar nessa grande família que é a União do Vegetal.
O verdadeiro brilho do Natal é a luz na nossa consciência que traz o amor no coração.
–
*Ermanna Cavazzoli da Costa é membro do Corpo do Conselho da Sede Geral (Brasília – DF).