Formação do Projeto Luz do Saber em Porto Alegre

| 3 Março, 2011

A Associação Beneficente Casa da União Porto das Flores promoverá, nos dias 11 e 12 de março de 2011 a formação do projeto LUZ DO SABER em Porto Alegre, tendo em vista a implementação do programa no Estado do Rio Grande do Sul.

O programa Luz do Saber é um recurso didático que tem por objetivo contribuir para a alfabetização de jovens e adultos, além de promover a inserção na cultura digital. É um software embasado primordialmente na teoria do educador Paulo Freire.

O processo de alfabetização se desenvolve através do computador e do trabalho pedagógico do professor alfabetizador que conta com um valioso software que possui alguns recursos lúdicos, tais como jogos, círculos de cultura e karaokê, facilitando substancialmente o aprendizado dos alunos.

O software teve seu desenvolvimento inicial, em 27/09/2007 subsidiado pela Casa Brasil, um programa da Presidência da República  de inserção tecnológica do Governo Federal. A continuidade deste desenvolvimento vem sendo conduzida também pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará, com o apoio da SECAD – Secretaria de Educação Continuada e Alfabetização e Diversidade do MEC, contando com a parceria da Casa da União/União do Vegetal, responsável pelo implementação do trabalho.

Hoje o programa está disponibilizado para as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, Escolas Públicas, ONGs, Associações Comunitárias, Movimentos Populares, Sindicatos e demais instituições que atendem a esse público-alvo.