Festival de Música Sol Maior celebra centenário do Mestre Gabriel
Eufrásio Moraes*
| 19 Maio, 2022
O entrelaçar e o friccionar dos dedos revelam o nervosismo de Serena Macedo, jovem de 15 anos. Após meses de ensaios, ela está prestes a subir no palco para cantar “O Nosso Amor Foi Uma Aposta”, canção eternizada por Marinês. Antes, pensa várias vezes em desistir, mas conta com o incentivo dos pais, que destacam que esta é uma oportunidade de crescimento pessoal.
Quando ouve anunciarem seu nome, respira fundo e encara os holofotes. Canta com sorriso no rosto e tranquilidade incentivada pelo público, especialmente por suas amigas do grupo de jovens e por seu irmão, o pequeno Samir, de 7 anos, que vibra de entusiasmo. Passada a emoção, revela: “Foi meio difícil porque eu sou muito tímida, mas ainda bem que eu consegui vencer e consegui cantar”.
Essa foi uma das mais de 20 apresentações musicais do 3º Festival Sol Maior, realizado pela Orientação Espiritual com Crianças e Jovens da 7ª Região do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, no dia 23 de abril passado, no Núcleo João Lango Moura, em Rio Branco – Acre, e que reuniu um público de aproximadamente 600 pessoas. O festival nasceu com a proposta de incentivar a prática da boa arte e da boa cultura, e vem ganhando maior proporção a cada ano.
Cantiga de Viola
Nesta edição, o tema foi “Cantiga de Viola”, inspirado no livro de mesmo nome e de autoria do Mestre Edson Lodi, jornalista e membro do Conselho da Administração Geral da União do Vegetal. A ideia do Festival Sol Maior é incentivar crianças, jovens e também os adultos a conhecerem e cantarem o repertório musical utilizado pelo Mestre Gabriel no início da UDV e, ao mesmo tempo, homenageá-lo em seu centenário. “O Mestre tem sua vida ligada à arte, desde sua infância, vivenciando a cultura nordestina, até a recriação da União do Vegetal, inserindo a música como instrumento para doutrinar. Por isso, é uma alegria celebrar seu centenário praticando a arte”, destacou Mário Marques, Mestre Central da 7ª Região.
O ambiente familiar deu o tom ao evento: o casal Herley e Cristiana Brasil incentivou a participação dos filhos. Théo (8 anos) e Bernardo (5 anos) integraram o coral das crianças cantando “Sininho do Amor” e Letícia (10 anos) dançou ballet ao som da “Valsa do Imperador”. Cristiana sente que participar desse tipo de atividade “auxilia a criança a se expressar melhor, a dar mais atenção às referências culturais positivas, além de despertar a criatividade”.
Apoio
O festival contou com o financiamento da Fundação Elias Mansour, do Governo do Estado do Acre e do governo federal, por meio da Lei Aldir Blanc, o que possibilitou um incremento na estrutura física e na ambientação, além de remunerar os artistas e garantir ingressos gratuitos ao público. Além disso, a alimentação foi produzida pelos grupos de jovens e a renda destinada para as atividades dos Núcleos da Região. Um formato que reduz os custos para as famílias, gera renda para os artistas e faz o uso correto do recurso público destinado ao incentivo da arte.
Reconhecimento
A cantora Marinês foi a artista cujas músicas foram as mais escolhidas para serem interpretadas – o que nos alegra, pois sua carreira começou justamente em um pequeno show de calouros. Quem sabe iniciativas no âmbito do Centro, como a do Festival Sol Maior, também sejam capazes de revelar novos talentos que levarão a mensagem de Luz, Paz e Amor, por meio da arte, para o coração das pessoas?
*Eufrásio Moraes é integrante do Corpo do Conselho do Núcleo Encanto da Rosa (Rio Branco – AC), auxiliar da Orientação Espiritual da 7ª Região e também produtor do Festival Sol Maior.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Encantada!!!!
Parabéns pelo projeto e pela produção de um evento com tão belo propósito de brilhar nos corações de crianças, jovens e famílias, a boa arte.
Que legal, imagino que deve ter sido bem lindo e emocionante. PARABÉNS.
Imagino pq td em comemoração que se refere ao nosso guia espiritual M Gabriel e a UDV ou ao nosso núcleo de referência, é feito com Amor , carinho, Harmonia e em União, cada um dando o melhor de si com Luz✨✨Paz e Amor❤️☀️⭐️
Saúde luz✨Paz e Amor pra todos nós
Que iniciativa maravilhosa! Teve ter sido muito emocionante!
Belíssimo! Parabéns pela a iniciativa.
Show de espetáculo com a Irmandade que além da integração trouxe ao palco os talentos dos jovens e adultos a cultura que tanto nos faz viajar no tempo da vida ou da burracheira. Parabéns aos organizadores e a todos que participaram deste grande evento.
Me sinto honrado por essa iniciativa. De uma próxima vez – espero que tenha – quero estar presente.
Que lindo e especial um momento desse!
Felicitações aos mentores e organizadores deste evento.
Que a ideia se propague pelo tempo, que a iniciativa floresça em toda terra desse Brasil e frutifique em encantos por todo canto desse mundo.
Gratidão pela partilha desse texto tão cheio de bons sentimentos!
É uma alegria ver os nossos jovens se desenvolvendo através da arte. Lembro da Serena participando do festival ainda criança, e hoje uma jovem linda, superando o nervosismo e a timidez, coisa que faz parte da adolescência. Também consegui imaginar o Samir incentivando a irmã. Com certeza foi um momento bonito de se ver! Parabéns amigo Moraes pela produção do festival e por esse texto. Abraços! !
Muito legal essa iniciativa.
Parabéns aos artistas e idealizadores do festival!
Que linda iniciativa da OE!! Muito importante essa motivação pro despertar dos talentos artísticos de produção, de organização!! Que aqui na 3ª Região possamos realizar Festivais assim tbm!! Festival de Música Sol Maior da 3ª Região :).
Que lindo ver a arte e cultura sendo propagadas com músicas e artistas maravilhosos, e a União junto às autoridades locais fazendo um evento tão belo <3