Em livro, jornalista aborda pesquisas com o Chá Hoasca e relata Sessão da UDV

Pablo Diogo*

| 24 Maio, 2021

Capa do livro / reprodução.

Foi lançado dia 13 de maio o livro “Psiconautas – Viagens com a Ciência Psicodélica Brasileira” (Fósforo Editora), do jornalista e escritor Marcelo Leite. Com mais de quatro décadas de atividade profissional, Marcelo Leite assina uma coluna em formato de blog no jornal Folha de S. Paulo e é um dos principais jornalistas especializado em ciência e meio ambiente do Brasil. O livro de 266 páginas apresenta as pesquisas feitas, especialmente do ano 2000 para cá, a fim de investigar os efeitos do Chá Hoasca, da ibogaína, da psilocibina, do MDMA e do LSD sobre a saúde humana e o potencial que eles têm para tratar de males como alcoolismo, estresse pós-traumático, dependência de drogas e depressão.

Na maior parte da obra, o autor aborda as pesquisas que estão sendo conduzidas por brasileiros, e o capítulo sobre as pesquisas a respeito do Chá Hoasca é o maior do livro. Um dos cientistas cujo trabalho é tratado nesta parte é o psiquiatra Luis Fernando Tófoli, professor da Universidade de Campinas (Unicamp) e que foi sócio da União do Vegetal entre 2003 e 2013, tendo inclusive participado da direção do Demec (Departamento Médico e Científico da UDV). Entre outros assuntos, Tófolli fala da pesquisa que fez, junto com o psiquiatra e Conselheiro Francisco Assis de Souza Lima (Núcleo Samaúma – Araçariguama-SP), também colaborador do Demec, para investigar a saúde mental dos sócios do Centro entre os anos de 1994 e 2007.

Publicada numa obra alemã, essa pesquisa mostrou que, estatisticamente, a saúde mental dos sócios da UDV encontra-se na mesma média da população brasileira em geral, e até um pouco melhor. O livro também dedica duas páginas para descrever os estudos a respeito do chá, nos quais a União do Vegetal colaborou com pesquisadores acadêmicos, inclusive de fora do Brasil: o Projeto Hoasca, de 1993, e o estudo com jovens, já no século 21.

Sessão

Como parte de sua investigação para o livro, o jornalista pediu para participar de uma Sessão de Vegetal na UDV. Sua solicitação foi aceita, e em fevereiro de 2020 ele participou de uma Sessão destinada à pessoas que bebem o Vegetal pela primeira vez na UDV, realizada no Núcleo Menino Galante (Mairiporã-SP). O texto do livro reserva oito páginas para relatar sua visita ao Núcleo e sua experiência da burracheira. O autor descreve em detalhes o ambiente do Núcleo, a sensação de ter sido bem recebido pela irmandade, o ritual da Sessão, o comportamento do Mestre Dirigente da Sessão (Mauricio Bernis) e das demais pessoas que estavam com ele na oportunidade.

Marcelo Leite apresenta uma boa descrição do que pode perceber da burracheira. “Era impossível adormecer, pois tinha a mente em grande atividade, ainda que não em pensamentos verbais, analíticos, narrativos. Às vezes sim, mas em geral era um fluxo em que predominavam sentimentos e imagens misturados com palavras.” “Estranha mesmo essa força”, ele conclui.

No processo de levantamento das informações para escrever o livro, o jornalista também entrevistou, em novembro de 2019, o presidente da Diretoria Geral do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, Mestre Tadeo Feijão.

Pesquisas

Embora as pesquisas a respeito da Hoasca estejam ocorrendo há décadas, ainda são bem pouco conhecidas pelo público mais geral. Só mais recentemente as notícias sobre os seus benefícios para a saúde passaram a ganhar mais espaço na mídia, e um dos principais responsáveis é o próprio Marcelo Leite, que também mantém um blog sobre o tema, intitulado Virada Psicodélica (www.viradapsicodélica.blogfolha.uol.com.br).

Neste sentido, o livro é uma bem-vinda iniciativa para apresentar o que há de mais recente nos estudos com o chá para uma audiência bem ampla, e sob um ponto de vista estritamente científico.

“Psiconautas – Viagens com a Ciência Psicodélica Brasileira” já está à venda nas livrarias e em sites. O preço recomendado é de R$ 69,90.

Está à venda também no site da Fósforo Editora. 

*Pablo Diogo é integrante do Corpo Instrutivo do Núcleo Menino Galante (Mairiporã-SP).

9 respostas
  1. Sandete Ferrão
    Sandete Ferrão says:

    Maravilha de mensagem.
    É importantíssimo neste momento que estámos atravessando saber da importância deste chá que nós bebemos a respeito também do auxílio ao corpo físico.

  2. Alexandre de Freitas Guimarães
    Alexandre de Freitas Guimarães says:

    Que coisa boa saber de uma notícia como essa! Admiro bastante o trabalho do jornalista Marcelo Leite. Comprarei o livro, com certeza. Que, cada vez mais, cativemos as pessoas.

  3. Tiago Ramos (NEM)
    Tiago Ramos (NEM) says:

    Uma boa descrição da burracheira feita por um jornalista especialista no assunto. “…tinha a mente em grande atividade..”. “…um fluxo em que predominavam sentimentos e imagens misturados com palavras…”

  4. Almir Nahas
    Almir Nahas says:

    Mais um testemunho de um formador de opinião que tem uma boa imagem profissional na área do jornalismo científico. Certamente contribui para vencer bolsões de preconceito que ainda existem.

  5. José Dias
    José Dias says:

    Notícias assim me faz sentir bem feliz.
    Parabéns ao Dr. Marcelo Leite por esse belo trabalho jornalístico e também a colaboração do Dr. Luis Fernando Tófolli que quando esteve aqui entre nós em Fortaleza-Ce fez boas amizade com seu jeito bem tranquilo.

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário