Dia Internacional do Voluntariado: uma força movedora
Mario Lucio de Souza*
| 5 Dezembro, 2024
O Mestre Gabriel criou a União do Vegetal com muita luta e com muito sacrifício. Com esse princípio de voluntariado, a Direção do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal espelha-se no Mestre Gabriel – um pai de família que sustentou a casa com o suor do trabalho e que valorizou com fidelidade o lar, respeitando e considerando a importância da mulher, como Mãe, Conselheira e Companheira. Como Guia Espiritual, não recebeu remuneração pelo seu oficio religioso. Era voluntário na sua Obra..
E como podemos retribuir, como forma de gratidão, o bem que recebemos? É amar ao próximo como a si mesmo! Esta expressão do amor manifesta-se através da destinação – sem remuneração – do nosso tempo, do nosso conhecimento, do nosso amor a esta causa maior que é a PAZ. Isto é voluntariado.
Ser voluntário, na essência, é ter a prática da Beneficência, é ter a prática do bem, o que está diretamente ligado à nossa evolução espiritual. É a seara do amor onde podemos praticar todas as virtudes.
O voluntariado é uma força poderosa e, quando ele é feito com amor, é uma ação responsável, comprometida por uma causa maior. Sabemos que aquilo que fazemos para o semelhante, na realidade, estamos fazendo para nós mesmos. Não há nenhum exagero em dizer que dádivas aparecem pelo caminho. Durante os trabalhos, há uma enorme troca de aprendizados, com cada encontro trazendo experiências novas, provocando emoções diversas e gerando motivação para seguir adiante.
Não posso esquecer do exemplo também dos nossos primeiros irmãos que foram voluntários por esta nossa Sagrada Obra. Registro aqui minha gratidão a todos que vêm trabalhando com dedicação e com boa vontade pela União do Vegetal.
–
*Mario Lucio de Souza integra o Quadro de Mestres do Núcleo Senhora Santana (Campo Grande-MS) e é presidente da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico.