Departamento de Memória e Comunicação reúne Coordenadores em Salvador
DMC realizou 3º Encontro Internacional para apresentar projetos e ações de memória e comunicação do Centro
Fábio Góis*
| 29 julho, 2019
O Departamento de Memória e Comunicação do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal reuniu mais de 80 pessoas do Brasil e do exterior no 3º Encontro Internacional dos Coordenadores Regionais do DMC, que aconteceu no dia 15 de junho, no Núcleo Estrela da Manhã, em Salvador-BA. O objetivo foi promover o intercâmbio de conhecimentos, o aperfeiçoamento do registro histórico e da comunicação do Centro, além de informar a respeito das metas e ações da Diretoria do DMC no triênio.
Durante todo o dia, foram realizadas palestras sobre os trabalhos que estão sendo realizados por cada Vice-Diretoria do DMC: Conteúdo, Memória e Acervo, Comunicação Interna, Comunicação Externa e Tecnologia. As apresentações mostraram importantes avanços do Departamento para garantir a qualidade dos registros, a segurança do acervo e o trabalho de comunicação interna e externa, trazendo o posicionamento institucional do Centro e as visões e os valores da UDV.
A abertura foi feita pelo Mestre Geral Representante, Paulo Afonso Amato Condé, que destacou a importância do Departamento como um instrumento para a preparação de dirigentes do Centro, pois cumpre a missão de manter viva a memória da origem da União. “O DMC registra e permite o acesso a arquivos de maneira organizada e sistemática, sendo possível à irmandade conhecer momentos, entrevistas importantes, e ouvir a palavra do Mestre Gabriel e de mestres antigos”, afirmou.
Também presente ao evento, o Presidente da Diretoria Geral, Tadeo Feijão, ressaltou a qualidade do trabalho que o DMC vem produzindo e falou da necessidade de ampliar o compartilhamento dos conteúdos e do acervo com a irmandade. “Para isso, precisamos de técnica, recursos e aperfeiçoamento. O projeto da Faixa Adicional vem permitindo que a gente faça os investimentos necessários para que o Departamento cumpra sua missão”, destacou.
A Diretora do DMC, Laura Abes Casaca, disse estar satisfeita com o evento por permitir o encontro presencial da Diretoria com os Coordenadores, e relembrou as visitas que o Mestre Gabriel fazia a seus discípulos, como as viagens a Manaus para encontrar o Mestre Florêncio, mostrando a importância do contato e da troca de experiências. “Nosso objetivo foi fortalecer o lugar do Coordenador, trazendo orientações para que eles possam sentir o valor e desempenhar suas funções da melhor maneira possível”, explicou.
Da Austrália à Bahia
A distância entre a Austrália e a Bahia não foi impeditivo para Yana Rigaud estar presente. Na função de Coordenadora Regional do DMC da 1ª Região da Europa e Oceania, ela vive na prática a expansão do Centro em países fora do Brasil, sendo responsável por transmitir as orientações do Departamento para os Monitores de Núcleos e Distribuições Autorizadas em Portugal, Espanha, Suíça e na Austrália, onde mora atualmente.
Para ela, viajar com a família para Salvador foi como uma renovação. “Eu estava sentindo a necessidade de conhecer presencialmente as pessoas com quem já venho trabalhando há um tempo. Pude então me energizar e me inspirar com esse contato. Ver que tem mais gente remando no mesmo rumo, vencendo as batalhas, é algo que nos fortalece e facilita o trabalho”, ressaltou.
Durante o encontro, os Coordenadores Regionais puderam compartilhar trabalhos realizados em suas regiões, tirar dúvidas e alinhar as iniciativas com a Diretoria do DMC, como a produção das biografias dos Mestres da Origem, gravações de entrevistas com sócios antigos, uso do Mapa do Tesouro, DMC Vivo, entre outros projetos.
Para o Coordenador do DMC na 3ª Região (São Paulo), Lucas Nahas, estar presente no encontro foi muito importante, pois “permitiu reavivar objetivos, fortalecer vínculos e trabalhar em conjunto em prol das causas do Centro”. O Coordenador do Departamento na 17ª Região (que inclui Núcleos do Acre e do Amazonas), Francisco Adjane Ribeiro Saboia, também avaliou positivamente o evento. Segundo ele, foi “um momento de valor inestimável, em que pudemos ver com clareza a importância do DMC e o amor à memória do Mestre Gabriel”.
Ao final, o Mestre Geral Representante fez um pedido aos Coordenadores para que incentivem os Monitores a fazer do DMC um elo entre todos os departamentos, registrando e comunicando as atividades realizadas nos Núcleos. Orientou também que formem sucessores para os cargos, cativando pessoas capacitadas a exercerem as funções. “O DMC pode trazer um encantamento para cativar a todos da UDV. Mostrar um trabalho bonito para embelezar cada vez mais nossa União”, concluiu.
Veja as fotos do Encontro:
*Fábio Góis é integrante do Corpo do Conselho do Núcleo Estrela da Manhã (Salvador-BA).
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Como me alegro em ver esse movimento. O DMC é um Departamento que me inspira, pois registrar nossa passagem pela UDV para que nossos filhos e os filhos de nossos filhos possam acompanhar a sequência dessa grande obra que Nosso Grande Mestre nos deixou, é bem importante. Fico feliz em ver nosso recanto bem representado pela C. Fernanda. Que o Mestre continue abençoando a cada um dos senhores que se dedicam por amor a essa obra!!