Departamento de Beneficência atende 250 pessoas em Teresina

Brenda Mourão*

| 5 agosto, 2019

Dia do Bem Vida Saudável mobiliza irmandade da UDV em Teresina | DMC/N. Mestre Adamir.

A Casa da União Viva Bem, de Teresina-PI, entidade ligada ao Departamento de Beneficência do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, realizou no dia 30 de junho, na capital piauiense, o evento “Dia do Bem: Vida Saudável”, que teve como objetivo chamar a atenção da sociedade para enxergar os malefícios causados pelo uso do álcool.

Para isso, houve uma extensa programação que contemplou cerca de 250 pessoas por intermédio das seguintes atividades: mindfulness, limpeza de pele, massagem, automassagem, meditação, oficina de mandalas, aplicação de Reiki, alongamento, Tai Chi Chuan, capoeira e zumba.

A ação foi realizada em conjunto com o Departamento Médico-Científico (Demec) do Centro e teve também a participação de membros do Projeto Mano Empreendedor, ligado ao Departamento de Beneficência.

Graças ao trabalho realizado pela Associação Beneficente Casa da União Viva Bem, foram sancionadas duas leis: a Lei Municipal nº 3.550 (de 2006) e a Lei Estadual nº 6.698 (de 2015), que estabelecem o dia 26 de junho como “Dia de Alerta ao Uso Excessivo do Álcool”. Por conta disso, todos os anos, a entidade realiza ações comemorativas. Neste ano, o evento aconteceu no Parque Potycabana, em Teresina.

Ainda na programação em comemoração ao Dia de Alerta ao Uso Excessivo do Álcool, aconteceu no dia 2 de julho, em Teresina, uma Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, proposta pela deputada estadual Teresa Brito.

Público externo aprova programação

De férias em Teresina, a jornalista Tamara Sanchez participou de algumas atividades no dia, e se surpreendeu com o objetivo da ação. “Foi uma tarde de cuidar da saúde e da mente com atividades muito interessantes. O que mais gostei foi a pluralidade num só lugar, onde pude fazer massagem, aula de zumba e meditação. Moro em São Paulo e gostaria de ver mais iniciativas como essa. Acredito que possa ser divulgado em outras cidades”, disse Tamara.

Também surpresa com a diversidade de programação gratuita, Oseli Teixeira esteve com toda a família participando de grande parte das atividades. “Estou com meu marido, filhas e netos, e todos encantados com a organização do evento. É muito bom saber que existem formas saudáveis de se divertir e cuidar da saúde, sem utilização de bebida alcoólica”, relatou.

Para a Presidente da Associação Beneficente Casa da União Viva Bem, Cândida Lima, essa ação é de grande relevância para a sociedade piauiense e também para a irmandade do Núcleo Mestre Adamir (Teresina-PI). “É bom ver e sentir o coração do Mestre pulsando dentro de nós em cada ação que realizamos. Perceber o sentimento de amizade florindo: isto é viver em união”, afirmou. 

Casa da União Viva Bem

A Associação Beneficente Casa da União Viva Bem é uma instituição civil, não governamental, de caráter beneficente, sem fins lucrativos e tem por objetivo desenvolver atividades, projetos e serviços nas áreas relacionadas à saúde, cidadania, educação e cultura, sem distinção de sexo, cor, raça, nacionalidade, crença religiosa ou classe, dedicando-se ativamente à formação moral, profissional, física e cívica dos seus educandos ou beneficiários.

Com mais de 100 sócios e auxílio de voluntários, a Casa da União Viva Bem tem como missão contribuir com o ser humano na conquista de uma vida mais saudável, equilibrada e feliz, pautada no fortalecimento dos vínculos familiares, sociais e profissionais. Por isso vem promovendo atividades beneficentes que visam à melhoria da qualidade de vida de seus atendidos.

No cumprimento de seus objetivos institucionais, tem o compromisso e a responsabilidade de alertar a sociedade para os malefícios que o consumo do álcool e de outras drogas causa ao ser humano, colaborando com informação, conscientização, prevenção e na formulação e implementação de políticas públicas, por meio de palestras, consultorias para instituições públicas e privadas. Atualmente, está também representada no Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (Comad).

*Brenda Mourão é integrante do Corpo do Conselho do Núcleo Mestre Adamir (Teresina-PI).

8 respostas
  1. Joselito Soares
    Joselito Soares says:

    É uma alegria ver a UDV com trabalhos tão significantes. A sociedade é carente de esclarecimentos nesta área. Parabéns a todos os irmãos envolvidos. Um exemplo.

    Responder
    • Elival Bento Pereira
      Elival Bento Pereira says:

      Ver crianças e jovens participando do Dia do Bem – Vida Saudável é algo bem motivador para continuarmos desenvolvendo esse tipo de ação.

      Responder
  2. Marília
    Marília says:

    A atividade realizada este ano teve como foco a saúde. Quem compareceu ao Parque Poticabana, na cidade de Teresina, na ocasião, teve a oportunidade de realizar várias atividades físicas, e outras terapias voltadas a saúde e ao bem estar. Nós, sócios, tivemos uma tarde encantadora de lazer. E foi importante para divulgação do nosso trabalho. O resultado foi satisfatório, com pessoas mais alegres, bem dispostas, adquirindo hábitos mais saudáveis.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *