Homenagem: Conselheira Terezinha, a Terezinha do Seu Condé
| 22 Agosto, 2023
‘Na casa aberta, na mesa posta, no acolher’, Conselheira Terezinha Condé deixou sua marca amorosa registrada no coração daqueles que puderam conhecê-la. No dia 22 de julho passado fez a passagem de forma suave, feito passarinho. Em sua homenagem, o Blog da UDV nos presenteia com este texto escrito por suas netas (assinatura na conclusão do texto).
À nossa querida vó Terezinha, temos o sentimento de gratidão por tudo que fez pela família e a todos que chegavam precisando de acolhida.
Batalhou por sua família com dignidade e junto ao seu companheiro, Conselheiro Sebastião Condé, criou seus seis filhos: Maria Eugênia, Fernando (in memorian), Paulo Afonso, Jorge Luiz, Mônica e José Agostinho. Até aqui, esses frutos se multiplicaram e já são 20 netos e 35 bisnetos, muitos dos quais, membros da Direção da União do Vegetal.
Presença sempre firme e doce, com suor e fé, não mediu esforços para que todos os filhos estudassem. Deixou a lida no campo e foi para a cidade garantir às crianças uma escola de qualidade. Ensinou e praticou o bem, a honestidade, o amor ao próximo. Depois que os filhos começaram a caminhar pelos seus próprios pés, ao campo retornaram e foram morar numa localidade em Ubá/MG, chamada Ubeba.
De origem católica, certa vez disse ao filho José Agostinho: “seu irmão Paulo Afonso está frequentando uma religião espírita, mas deve ser algo bom, pois fala de Jesus, da Virgem Maria e estamos vendo uma transformação positiva”. A primeira pessoa da família a comungar o Vegetal em Ubá foi sua primogênita, Maria Eugênia, em 1981, pelas mãos do seu irmão Paulo Afonso, que pertencia ao Quadro de Sócios. No ano seguinte, em 24 de dezembro de 1982, estando Paulo Afonso no Corpo Instrutivo, Terezinha recebeu de seu filho seu primeiro copo de Vegetal, junto com seu companheiro Sebastião e alguns irmãos.
A Sessão de Natal com a família reunida na varanda virou tradição e se estendeu até o ano de 1992, quando o casal se mudou para o sítio Recanto das Flores, derradeira residência deles, presente do filho Jorge Luiz. Lá foram realizadas muitas Sessões até o momento de fundação do Pré-Núcleo Recanto das Flores (Ubá-MG), em 1994.
A exemplo de nosso Guia Espiritual, Conselheira Terezinha e Conselheiro Sebastião cederam sua casa por alguns anos, até que o Núcleo Recanto das Flores pudesse ter sua sede. Sócios fundadores, o casal tornou-se um esteio para a irmandade mostrando, através do exemplo, a fortaleza e a beleza que existe nessa criação de Deus: a família.
Terezinha, dona Tereza, Terezinha do Seu Condé, vó Tereza, mãe, mamãe, mamãezinha, Conselheira Terezinha, quantos nomes para chamar uma só mulher. Uma mulher que falava com as estrelas. Acordava cedinho, antes do sol nascer, ia ao quintal conversar com a Estrela Matutina: “Oi, querida, você está aí. Eu também estou aqui. Olhe pelos meus filhos, netos e bisnetos, cuide de minha família e de todos que precisam. Ali fazia suas orações, sempre lembrando de Salomão, de Jesus e da Virgem Maria.
Trazia palavras positivas, que não nos deixavam esmorecer, trazendo-nos uma orientação, mesmo nos momentos em que precisava ser cuidada. Ensinava com seus gestos simples, de poucas palavras e muita ação, não só a plantar flores, mas a zelar por elas. Tratava todos como filhos, sem distinção.
Terezinha pausava o trabalho porque um passarinho pousou na varanda, “chorando com fome”, dizia. Os passarinhos a acompanharam em todas as casas que morou. Em 22 de julho de 2023 quem voou foi Terezinha. De manhãzinha, como gostava de acordar, semblante sereno enquanto dormia, foi ouvir o Mestre cantar. Ao meio-dia, enquanto a bandeira da UDV estava sendo içada e a irmandade cantando o Hino à Bandeira da União, seu espírito ia se despedindo da sua casa, ao som deste canto que, muitas vezes, com sincera reverência, entoou junto de seus irmãos de fé.
Camila Alves Condé Borges integra o Corpo do Conselho do Núcleo Encanto da Rosa (Rio Branco-AC);
Carolina Condé Marques Mantegazza integra o Corpo Instrutivo do Núcleo Rei Salomão ( Belo Horizonte- MG);
Fernanda Costa Brandão integra o Corpo do Conselho do Núcleo Recanto das Flores (Ubá-MG);
Lêola Amato Condé integra o Corpo do Conselho do Núcleo Divino Espírito Santo (Santa Leopoldina-ES);
Mariana Condé Marques Pogzeba integra o Corpo do Conselho da DAV Hawaii (Hawaii- EUA);
Paula Alves Condé Barbosa integra o Corpo Instrutivo do Núcleo Lupunamanta (Campinas-SP).
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Que linda obra deixou aos seus familiares de sangue e de União. Com certeza suas flores continuarão a se multiplicar no Jardim do Mestre. Descanse em Paz!
Que linda homenagem prestada à nossa querida Vó Tereza…a majestosa Samauma que cresceu, floresceu e deu tão belos frutos nesse grande Jardim dos Condé…PAZ.
Helson Augusto Drumond (Núcleo Flor de Santana)
Bom dia! Não a conheci, porém sei pelos frutos da sua família que vem crescendo na UDV, tem o Divino mestre em seu coração.
Bonito de se vê!!
Muitos sentimentos e emoções nesse belo texto. Saudades eternas
Me fez chorar. Muitas recordações…
Sou eternamente grato à Conselheira Terezinha, esta Senhora grandiosa de amor puro e sincero, ao seu honrado Esposo Senhor Conselheiro Sebastião Condé e a toda esta família de bons plantadores desta semente de amor.
As palavras de suas netas me emocionaram porque sou testemunha do quanto são verdadeiras.
Também é digno de louvor o poema no qual se inspirou a Conselheira Fernanda Costa Brandão em homenagem a esta Mãe tão amorosa, guardada para sempre no coração de todos os seus filhos.
Belíssima homenagem. Texto muito bom de ser lido e apreciado. Não pude conhecê-la mas pude sentir pelo carinho dos que elaboraram essa homenagem uma pessoa semeadora do Bem, eis os frutos que aqui deixou. Que esteja em um bom lugar junto ao nosso Guia Espiritual.
Linda história de vida! Grande exemplo!
Dona Tereza, quanta grandeza!
Exemplo de generosidade, amor, e servir!
Quantas honra sinto por ter o previlegio de ter convivido com esses dois seres tão especiais e exemplo de vida!
C Sebastião e C Terezinha!
Gratidão por todo o sempre!
Só com palavras não posso falar dessa senhora, sentimento de gratidão por tudo que ela fez e pode proporcionar a nossa família, muitas lembranças e bons momentos vividos.
Gratidão por compartilharem está bonita história da C. Terezinha. Emocionada aqui, sentindo o amor que está senhora deixou plantado na União do Vegetal.
Tive a satisfação de conhecer ela e seu esposo. Fui muito bem recebido na casa deles , além da mesa farta pude ver ali a presença de pessoas dedicadas na ciência da cura, aprendi algumas coisas que carrego comigo, e ainda a amizade e apreço que tenho pela família Condé.
Que as graças do nosso Pai Celestial os recebam em uma de suas moradas.
Meus sentimentos. Que Deus e o Mestre Gabriel conforte os corações dos familiares com Luz, Paz, Amor.
Gratidão por conhecer a C. Terezinha através de vossos testemunhos. Seguramente está no jardim das flores do nossos grande Mestre