Conselheira Auxiliadora, trajetória de 50 anos na UDV

Geylker Carvalho*

| 15 janeiro, 2018

Conselheira Auxiliadora | DMC/2ª Região.

Auxiliadora Chaves chegou à União do Vegetal bem nova, casou-se com Geraldo Carvalho em janeiro de 1969, aos 15 anos de idade, sendo ele quem a trouxe para a UDV. Assistiu a sua primeira Sessão em 1º de janeiro de 1969, recebendo o Vegetal das mãos do Mestre Florêncio (Cruzeiro, à época), no sítio do seu então marido Geraldo Carvalho, bem no início dos trabalhos da UDV em Manaus.

Estavam presentes na Sessão Geraldo Carvalho, José Carvalho, Vicente Marques, Ozélia Carvalho, Francisca Delmiro e Sálvio (zelador do terreno). As irmãs Ozélia e Fancisca deram uma assistência especial a ela nessa Sessão, que ficou marcada em sua memória ao som das canções do violonista Dilermando Reis, que tocaram naquele dia.

Um dia, Geraldo Carvalho disse a ela: “vamos ali conhecer um amigo”; e a levou na residência do Mestre Cruzeiro e da irmã Francisca, onde ela conheceu o Mestre Gabriel. Percebeu nele um homem de muita simplicidade, com seu jeito de se vestir, sentado em uma rede, à primeira vista não podendo ter uma visão da grandeza do Mestre e de sua sabedoria.

E assim continuou seguindo na União, sócia fundadora do Núcleo Caupurí (à época Núcleo de Manaus), acompanhando Mestre Geraldo Carvalho. Em 6 de janeiro de 1976, foi convocada para o Corpo Instrutivo e, em 22 de julho de 1980, foi convocada para o Corpo do Conselho, tendo 38 anos de CDC. Em 1º de janeiro 1984, tornou-se sócia fundadora do então Pré-Núcleo Tiuaco, junto ao Mestre Geraldo Carvalho e mais 11 sócios.

Uma pessoa discreta, mantinha uma reserva em relação a sua própria história. Conselheira muito amorosa, compreensiva, amiga e irmã, que realmente tratava todos muito bem. Retornou ao Núcleo Caupurí em 6 de janeiro de 1998, sempre dando sua parcela de colaboração em prol da União.

Em 31 de Dezembro de 2018, a Conselheira Auxiliadora se despediu deste plano. Fez muitos amigos, deixando saudosas muitas pessoas que a consideravam uma grande amiga, conselheira e mãe. Esse é um grande legado que ela deixou. Que Deus a tenha em um bom lugar!

*Geylker Carvalho é filho da Conselheira Auxiliadora e integrante do Corpo Instrutivo do Núcleo Caupurí (Manaus-AM). A publicação contou com o apoio do DMC 2ª Região.