Comissão Internacional da UDV realiza encontro

| 19 Julho 2017

Foto: Bento Viana

O Centro Espírita Beneficente União do Vegetal realizou o Encontro da Comissão Internacional da UDV, em 15 de julho, para analisar o funcionamento e a expansão do Centro no exterior e deliberar sobre esses temas. A reunião ocorreu na Fazenda Vale Dourado, localizada no município de Luziânia (GO), e contou com a presença dos integrantes da comissão, convidados e dirigentes da UDV, entre os quais o Mestre Geral Representante, Clovis Cavalieri Rodrigues de Carvalho, os Mestres Assistentes Gerais Luiz Felipe Belmonte dos Santos e Edson Lodi Campos Soares e o presidente da Diretoria Geral, Wladimir Fogagnoli Ferraz.

No encontro foram tratados diversos temas relacionados à expansão internacional da União do Vegetal, envolvendo principalmente a legalização da importação e do uso da Hoasca nos diversos países, meio de transporte do Chá e a preparação de dirigentes, principalmente para os nativos de cada país, o que representará o futuro da União em cada nação.

Muitos passos já foram dados ao longo de alguns anos, desde o início deste trabalho de expansão, cabendo o estudo quanto ao crescimento ordeiro e dentro de um planejamento seguro, tendo a Comissão de Estudos examinado diversos aspectos relacionados a esses temas.

Diante de tudo que já se estudou, deliberou-se quanto à manutenção de uma comissão específica para continuar o estudo da legalização do uso do Chá Hoasca no exterior (na UDV este Chá é denominado Vegetal e conhecido fora do âmbito do Centro também como Ayahuasca). Essa comissão está constituída por cinco participantes: Mestre Luis Felipe Belmonte dos Santos, Mestre Jeffrey Bronfman (Núcleo Santa Fé-Novo México-EUA); Mestre Central da 1ª Região dos Estados Unidos, Paulo Afonso Amato Condé; Mestre Central da 1ª Região da Europa, Luis Alberto Barreto; e Leonardo Pauperio (integrante do Corpo Instrutivo da Sede Geral-Brasília-DF).

Uso responsável do Vegetal

Foi estabelecido, assim, que essa comissão irá continuar o trabalho para garantir o direito do uso religioso do Vegetal, partindo de estudos intensos das legislações dos países nos quais a União do Vegetal está presente e nos quais venha a se instalar, com o apoio de advogados locais. Mestre Felipe Belmonte lembrou que a UDV é reconhecida como referência de uso responsável do Vegetal, condição adquirida durante processo de regularização do uso religioso do Chá Hoasca no Brasil, como também nos Estados Unidos e já agora no Canadá.

Mestre Clovis Cavalieri afirmou que o trabalho de expansão internacional da União do Vegetal está sendo feito com excelência e de maneira responsável, acrescentando sua gratidão por tudo que tem sido feito nessa área. Destacou ainda que o encontro foi de grande importância para a existência e expansão da UDV na face da Terra.

Durante o encontro, foi apresentada e examinada detalhadamente a condição atual em cada um dos dez países, além do Brasil, em que a UDV desenvolve atividades. Entre vários assuntos, foi tratado a respeito do problema do uso distorcido do Vegetal fora do contexto religioso que ocorre em outros países, inclusive com a comercialização do Chá, e a respeito das medidas que devem ser tomadas para preservação do uso responsável e no contexto puramente religioso.

Outras comissões, com propósitos específicos, também continuarão o estudo nesta área internacional, como o da coleta de informações a respeito do uso da Hoasca no mundo, preparação de novos vídeos institucionais, modalidades de registro do Centro no exterior, exames de aspectos doutrinários diante de diferentes culturas, traduções, relacionamento com outras entidades hoasqueiras e com a comunidade científica, além da preparação de seminários ou congressos internacionais relativos a temas de interesse institucional do Centro.

Onze países e 45 nacionalidades

Além do Brasil, a UDV está presente em mais dez países: Estados Unidos, Canadá, Peru, Portugal, Espanha, Reino Unido, Suíça, Itália, Austrália e Holanda. Trabalha-se com intensidade no sentido de preservar a legalidade do uso do Vegetal em cada país. Atualmente existem cerca de 20.000 sócios da União do Vegetal, de 45 nacionalidades diferentes (dados de 17 de julho de 2017), dando cumprimento à palavra do Mestre Gabriel, de trazer a paz a todos os povos.

Na abertura do encontro, foi cantado o Hino à Bandeira da UDV, enquanto eram hasteadas as bandeiras do Brasil, dos dez países e a Bandeira da União do Vegetal. No dia 20 de maio deste ano, em Genebra (Suíça), foi realizada uma histórica Sessão de Vegetal com a presença de 110 pessoas de 21 nacionalidades, dirigida pelo Mestre Clovis Cavalieri.

14 respostas
  1. Firmo Rodrigues
    Firmo Rodrigues says:

    Fico feliz por mais essa iniciativa da Direção Geral da UDV ao se preparar cada vez mais e com o devido cuidado ao mostrar ao mundo inteiro as intenções reais da doutrina de nosso Divino Mestre! Viva a União do Vegetal, que vem fazendo, devagarinho, uma paz no mundo!

    • Carlos Alberto
      Carlos Alberto says:

      Oi minha Princesa, sou feliz por ser sócio desta UDV, sou feliz porque vc e Vitor Hugo também são sócios, e sou feliz porque a Maria Clara gosta de beber o chá sempre que lhe é permitido(11 anos). Ou seja: Sou muito mais feliz que vc…..rss.

  2. Érika Madelaine Carvalho
    Érika Madelaine Carvalho says:

    Gratidão a esses valorosos irmãos!
    Sigamos firmes nesta caminhada com amor e dedicação a nossa sagrada obra, sendo discípulos do Mestre e assim, exemplos para o mundo. Grande abraço a todos.

  3. Luiz Antonio de Andrade Alves
    Luiz Antonio de Andrade Alves says:

    Sentir a força da União conquistando fronteiras traz satisfação a nós todos. Ver essa plena expansão. Tudo dentro da ordem divina e das palavras do Mestre Gabriel. Desse lugar que nos encontramos e dos novos lugares onde a UDV já está, assim continuaremos a missão de cuidar desse cultivo e uso do vegetal definitivamente plantado na terra e florescendo em tantos cantos. Alegrias!

  4. Júlio César Teles De Sousa junior
    Júlio César Teles De Sousa junior says:

    Depois de ter participado do encontro da Diretoria com o Corpo Instrutivo aqui da 12a Região e ver esse informativo aqui, com certeza deixa registrado no meu coração a vontade de auxiliar mais e ver de perto esse crescimento.

  5. Antonia Torreão Herrera
    Antonia Torreão Herrera says:

    O cuidado com a expansão da UDV fora das fronteiras brasileiras tem sido um parâmetro para se avaliar a seriedade de nossa religião e o grau de responsabilidade de nossos dirigentes. Fico feliz em poder tomar conhecimento dos passos seguros que estão sendo dados. Nosso guia, M. Gabriel, está presente. Que a Paz seja sempre nosso norte.

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta