Com trabalho e com amor
| 18 Julho, 2023
Giuliano Villa Nova*
Em uma tarde ensolarada em Porto Velho, no início da década de 1970, um grupo de senhores e jovens trabalha, com alegria, tirando pesadas pedras da beira de uma estrada. O material, esquecido no acostamento, teria para eles uma grande serventia: construir o primeiro Templo do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, no terreno onde hoje está o Núcleo Mestre Gabriel – Sede Histórica da UDV. Este pode ser considerado um dos primeiros mutirões realizados pela irmandade, um momento de trabalho que faz parte do dia a dia da Sede Geral e dos 218 Núcleos e das 22 Distribuições Autorizadas de Vegetal, localizados em todos os estados do Brasil e em mais dez países.
“Era um domingo, fomos para o caminho que levava até os banhos. Pegamos as pedras que ficaram pela estrada que o trator passou, chamadas de ‘pedra jacaré’. Quando a gente estava pegando as pedras, algumas pessoas passavam de carro, viam o Mestre Adamir ali e se admiravam, porque ele era um comerciante, conhecido em Porto Velho. ‘Adamir, você por aqui? Vamos para os banhos!’, e ele: ‘Não, eu estou aqui trabalhando, juntando pedras’. Terminamos de carregar e levamos para o terreno, que naquele tempo ficava na periferia da cidade. Quando terminamos de descarregar o caminhão, nós nos reunimos para fazer aquela foto”, descreve José da Silva Siqueira, conhecido como “Juca”, que aparece na foto tirada por Izídio Ximenes, sentado ao lado dos Mestres Adamir (esquerda) e Paixão (direita). “Foi um momento bem legal. Foi muito trabalho, mas graças a Deus está hoje o Núcleo construído”, completa.
Homenagens
Também estão na imagem pessoas que são parte da história da União do Vegetal, alguns dos primeiros irmãos que ainda hoje trabalham pela União do Vegetal, e entre eles destacamos os Mestres Zé Luiz, Monteiro, Herculano e o irmão Getúlio. Também somos presenteados com o registro de outros tantos que já deixaram este plano, como os Mestres Braga, Cícero, Florêncio, Bartolomeu, Adamir e, mais recentemente, Nildo Gomes do Nascimento, à época da foto, o irmão Nildo. Este texto também é uma homenagem à lembrança do Mestre Nildo, que bebeu o Vegetal com o Mestre Gabriel e prestou sua colaboração ao Centro. Na foto, posicionado na fila superior, Nildo é o segundo, da esquerda para a direita. Sua presença e contribuição à Obra do Mestre Gabriel ficam aqui registradas neste texto disponível também no Blog da UDV.
>> Mestre Nildo, um trabalhador da UDV
Com semblantes tranquilos, sorrisos discretos e com o sentimento de dever cumprido, este pequeno grupo de homens representa todos os bons e valorosos voluntários que nestes quase 62 anos de União do Vegetal vêm trabalhando incansavelmente para construir Templos e Núcleos onde se faz necessário, mas também trabalham com o mesmo afinco pela construção da paz no mundo, pelo fortalecimento das famílias e pelo engrandecimento desta Casa Santa que é a União do Vegetal.
Do suor derramado com amor e dedicação, ergueram-se as primeiras construções na UDV, que acolheram e continuam recebendo os que chegam, em busca de conhecer o Chá Hoasca e os ensinamentos do Mestre Gabriel. Que o exemplo tão inspirador desses primeiros irmãos continue fortalecendo os discípulos na construção da Paz esperada por todos.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Que riqueza boa.
Que tenhamos sempre disposição e bom ânimo para trabalhar em prol desta Sagrada Obra. Parabéns pelo texto.
Imagem e Palavras inspiradoras que motivam a seguir,
nos dedicando e trabalhando de boa vontade…
… pela Obra se conhece o Benfeitor…
, pois só ela nos ensina o valor que tem Amor.
O legal dessa Força que é grande, mas feita de pequenos em contribuições valiosas – do suor e tempo de cada um. Sou grato por poder ver isso e poder contribuir, como diz aquele poema: “pedras no caminho… guardo todas, um dia construirei um castelo”. Viva a União, Viva 22 de julho!
Parabéns pelo texto! É bonito de ver a força da União, daqueles Primeiros Irmãos, que deram de si para iniciar na Construção de Templos Sagrados da UDV. Gratidão a todos! E continuamos construindo!
Gostei de ver essa foto e de ler esse texto no sua do meu aniversário, 18 de julho. Lembra que a UDV é nossa direcionadora, Mestre Gabriel nossa Luz instrutora, que ele reuniu e orientou nossos primeiros irmãos, e como eles exemplificaram ao carregar as pedras que estão no caminho da nossa construção … grata, Mestre Giuliano!
Gostei de ver essa foto e de ler esse texto no dia do meu aniversário, 18 de julho. Lembra que a UDV é nossa direcionadora, Mestre Gabriel nossa Luz instrutora, que ele nos reuniu e orientou nossos primeiros irmãos, e como eles exemplificaram ao carregar as pedras que estão no caminho da nossa construção … grata, Mestre Giuliano
Viva a União do Vegetal ⭐️
Bom texto, parabéns!
‘ tudo que fazemos por esta obra, sempre é em nosso próprio benefício.’
Erivaldo – CDC N Flor Divina 11ªr.