Ciclo de palestras incentiva cidadania de jovens

Professor Antônio Barbosa durante palestra no auditório da Diretoria Geral (Brasília-DF, 14.09.2015 | DMD/SG )

Adolescentes, jovens e adultos reuniram-se em diversos pontos do Brasil e também nos Estados Unidos para assistir a palestra “A História do Brasil aos Olhos do Parlamento: do Império à República” promovida pelo Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, através da sua iniciativa Orientação Espiritual com Crianças e Jovens.  A palestra foi realizada, em 14 de setembro passado, no auditório da Diretoria Geral da UDV (Brasília), e transmitida ao vivo para cerca de 2.400 pessoas distribuídas em mais de 150 pontos de acesso, montados em cidades onde a UDV está presente.

Essa foi a primeira palestra de um ciclo de outras que virão e que tem como objetivo despertar o público-alvo da Orientação Espiritual da Orientação Espiritual para o exercício da cidadania. O primeiro convidado foi o consultor legislativo aposentado do Senado Federal e professor da Universidade de Brasília, Antônio Barbosa.

O palestrante mostrou didaticamente que um dos grandes problemas do Brasil é a má formação educacional e uma cultura política muito frágil por parte da maioria da população.  “Uma palestra como essa acaba tendo um valor exponencial porque ela vai se multiplicando e atingindo pessoas em todo o país sem nenhuma forma de exclusão. É uma forma de congregar, especialmente adolescentes e jovens a um esforço maior no sentido de conhecer mais o Brasil. E só se ama aquilo que se conhece”, afirmou o professor.

Cidadãos conscientes

Dirigentes da UDV presenciaram ao vivo a palestra e também prestigiaram a sua transmissão. Em Brasília, o Mestre Geral Representante da UDV, Clóvis Cavalieri Rodrigues de Carvalho, abriu o ciclo de palestras. Destacou a importância do trabalho da Orientação Espiritual e falou da abrangência dessa iniciativa na formação de cidadãos conscientes de seu papel na sociedade.

Mestre Clóvis reforçou ainda o objetivo da palestra de garantir que os jovens tenham a oportunidade de conhecer o Brasil com mais intensidade e do impacto desse movimento na formação de cidadãos mais conscientes da sua responsabilidade social. “É importante que o nosso povo saiba que alguns de nós vamos chegar nesses lugares de maior responsabilidade no país, como alguns sócios já chegaram.  E nada melhor que a gente pensar nisso agora e já fazer com que nosso povo comece a ter uma consciência maior de nação, país, de cidadania”, disse.

Adolescentes, jovens, dirigentes da UDV e o professor Antônio Barbosa no auditório da Diretoria Geral (Brasília-DF, 14.09.2015 | DMD/SG )

Paz no mundo

Para os adolescentes e jovens, conforme os depoimentos abaixo, a maneira como a palestra foi conduzida, despertou ainda mais o interesse em conhecer a História do Brasil e seus desdobramentos. Muitos entrevistados de Norte a Sul do Brasil destacaram a importância da UDV ter o espaço para esse tipo de palestra e reforçaram que, a partir do entendimento da importância de serem cidadãos conscientes, cada um pode ser um uma semente de paz no mundo.