Bacurau, um dos primeiros irmãos do tempo dos seringais
| 1º Maio, 2020
Equipe do Blog
Hoje, 1º de maio de 2020, Raimundo Ribeiro das Chagas faz aniversário: 77 anos. Pouca gente, porém, o conhece por este nome. Os amigos e irmãos da UDV o chamam de “Bacurau”, apelido que recebeu ainda nos seringais da Amazônia, porque gostava de caçar à noite, igual ao passarinho de mesmo nome, que só sai à noite para se alimentar.
Nascido em 1943 no Estado do Amazonas, ele começou a trabalhar ainda bem jovem nos seringais. Foi lá que conheceu o Mestre José Gabriel da Costa, tornando-se um amigo bem próximo da família. No período entre 1959 e 1964, auxiliou o Mestre Gabriel na sua missão com o Chá Hoasca nos seringais, participando inclusive de momentos importantes como a criação da UDV em 22 de julho de 1961.
Permaneceu nos seringais trabalhando e distribuindo Vegetal pela UDV até 1969, quando viajou para Porto Velho (RO) e, em seguida, para Jaru (RO), onde foi morar. Lá, existia um reinado de Mariri nativo, do qual Bacurau periodicamente colhia e mandava para o Mestre poder dar continuidade ao seu trabalho com a UDV em Porto Velho.
Autor de algumas chamadas aprovadas pelo próprio Mestre Gabriel, Bacurau faz parte da história da União do Vegetal, sendo um dos nossos primeiros irmãos. Atualmente, ele está no Corpo do Conselho do Núcleo Estrela Guia, em Ji-Paraná (RO). Mas, em reunião do Conselho da Representação Geral, realizada no dia 29 de fevereiro deste ano (2020), foi aprovada a recondução dele para o Quadro de Mestres pela sua contribuição na história da UDV e pela contribuição à Obra do Mestre Gabriel. Em virtude da suspensão temporária das atividades do Centro, ainda não foi possível a entrega da camisa de Mestre ao Conselheiro Bacurau.
A ele, nossos votos de vida longa e felicidade.
Abaixo, um vídeo em homenagem a este querido senhor:
–
Leia também: Bacurau, um dos pioneiros da União do Vegetal.