Auto do Menino José, um relicário do universo sonoro que marcou a infância de Mestre Gabriel

| 28 Março, 2022

O Blog da UDV publica o vídeo Auto do Menino José, um relicário visual do universo sonoro que marcou a infância de José Gabriel da Costa, o Mestre Gabriel. A obra traz cantos de trabalhos, benditos e sambas de roda, músicas que auxiliavam no cotidiano das famílias do Recôncavo Baiano, região que abarca Coração de Maria, povoado onde Mestre Gabriel nasceu.

O auto foi concebido e encenado pela Companhia Diversos Brincantes, a partir de roteiro elaborado pelo Mestre Edson Lodi, para marcar o centenário de nascimento do Mestre Gabriel, comemorado em 10 de fevereiro de 2022.  A Companhia é constituída por artistas dos Núcleos Conselheiro Salomão Gabriel e Flor Pequenina, localizados, respectivamente, em João Pessoa e Conde, na Paraíba.

>> Clique aqui para assistir ao vídeo com legenda em inglês.

12 respostas
  1. Luana Lima
    Luana Lima says:

    Tão gratificante ter o merecimento de fazer parte desse trabalho. Viva o Mestre Gabriel e sua história de luta e vitórias. Viva a nossa UDV. Felicidades a todos!

    Responder
  2. Thiago Rosa
    Thiago Rosa says:

    Alegria imensa ver a memória viva do nosso Guia em forma de arte! Com certeza enriquece nossa cultura e preserva a força poética que o próprio Mestre nos traz em suas histórias e chamadas – tão poéticas e singelas.
    Parabéns à produção e em especial às irmandades dos Núcleos Conselheiro Salomão Gabriel e Flor Pequenina.

    Viva a nossa União!

    Responder
  3. Gabriel Borba de Almeida
    Gabriel Borba de Almeida says:

    Muito bacana essa apresentação do Auto do Menino José Gabriel, trazendo histórias e acontecimentos marcantes da infância do M. Gabriel, sendo representada pela linguagem artística musical e teatral. Parabéns a todos que se esforçaram nesse trabalho primoroso. Viva o Mestre Gabriel!!!

    Responder
  4. Naira Sérvio
    Naira Sérvio says:

    Tive o merecimento de ver esse espetáculo ao vivo, no aniversário do Núcleo Conselheiro Salomão Gabriel, e pude me emocionar muito diante de tamanha simplicidade e riqueza. O Mestre sempre nos ensinando, desde criança. Parabéns a esses irmãos e irmãs que se dedicaram para preparar essa linda apresentação.

    Responder
  5. Joao Nicodemos de Araújo Neto
    Joao Nicodemos de Araújo Neto says:

    Uma honra ter participado deste belo trabalho, ao lado de pessoas tão competentes e dedicadas. Fazer arte é minha profissão e, por meio da arte, conhecer e fazer conhecer a história de Mestre Gabriel, é um grande privilégio. Grato a todos que co-laboraram com este trabalho.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *