União do Vegetal não trata, mas equilibra pessoas, explica presidente da UDV em universidade

Flamínio Araripe*

| 21 Novembro, 2019

Na UDV, o uso responsável do Chá Hoasca é feito dentro de um contexto religioso | Foto: Isac Amorim.

Ao participar da mesa-redonda “Possibilidades terapêuticas da Ayahuasca”, no dia 5 de novembro, na Universidade Estadual do Ceará (Uece), em Fortaleza, o presidente da Diretoria Geral do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, Mestre Tadeo Feijão, alertou para a necessidade e a importância do uso do Chá Hoasca de forma responsável. O alerta foi feito durante o seminário “Ayahuasca: aspectos religiosos e terapêuticos”, realizado no auditório da Uece.

“Qualquer prática que implique a utilização da Hoasca para fins estritamente terapêuticos deve ser vetada, até que se comprove sua eficiência por meio de pesquisa científica realizada por instituição acadêmica, obedecendo à metodologia científica”, disse Tadeo Feijão. Como exemplos deste tipo de pesquisa, ele citou os estudos realizados por Luís Fernando Tóffoli, da Unicamp, e Dráulio Barros de Araújo, da UFRN, que também participou da mesa-redonda.

“A União do Vegetal não é nosocômio (hospital), não está fazendo tratamento de ninguém, ela está equilibrando pessoas”, afirmou Tadeo Feijão. Ele observa que “não existe nada mais terapêutico do que uma vida equilibrada. A transformação pessoal é a melhor de todas as terapias”.

Segurança

A União do Vegetal não precisa provar que o uso do Vegetal é seguro, ressaltou o presidente, ao informar que, no ano passado, cerca de 800 mil copos do Chá Hoasca foram dados às pessoas com total segurança. “Não estamos falando de droga, mas de uma substância agregadora de personalidade”, afirmou.

Embora o uso terapêutico da Hoasca esteja previsto na Resolução nº 1 do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad), de 25 de janeiro de 2010, a União do Vegetal não recomenda esse tipo de utilização. “A Hoasca não se aplica ao uso terapêutico “, disse Tadeo Feijão. Segundo ele, a UDV não é favorável à medicalização do uso do Vegetal, nem a prometer Sessões de cura. “Esta prática coloca em risco o uso religioso do chá e pode configurar curandeirismo, que é proibido pela legislação.”

O presidente lembrou também que esta resolução, que regulamenta o uso da Ayahuasca no país, deve-se à UDV. Foi a União do Vegetal que solicitou às autoridades um estudo sobre o uso do chá. Ele explicou ainda que a UDV mantém suas portas abertas para os cientistas que queiram realizar pesquisas nas áreas da medicina, psicologia, sociologia, entre outras, e anunciou que o Centro vai realizar, em 2020, um seminário de incentivo à pesquisa.

Responsabilidade

“Devemos, todas as sociedades hoasqueiras, ser responsáveis pelo uso do chá”, recomendou Tadeo Feijão. Existe interação entre a substância e o ambiente, o que determina a qualidade da experiência com o chá, disse ele, ao explicar que, na UDV, as Sessões são coordenadas por pessoas com grande experiência. “O tempo médio de formação de um Mestre na UDV é de 10 anos.” Tadeo Feijão acrescentou ainda que a UDV é a única religião que tem uma Comissão de Saúde Mental, que registra e acompanha eventuais ocorrências, e um Departamento Médico e Científico.

O presidente da Diretoria Geral destacou ainda que o sentimento do Sagrado está presente a todo momento na União do Vegetal, ao colher, lavar e bater o Mariri, na colheita e lavagem de Chacrona, no Preparo do Vegetal, no armazenamento e na distribuição. Nas Sessões, quando as pessoas estão em um estado ampliado de consciência, é preciso ética e moral. “Queremos que as pessoas tenham uma integração da sua personalidade”, afirmou.

>> Clique aqui e acesse o site UDV-Ciência

*Flamínio Araripe é integrante do Corpo Instrutivo do Núcleo Flor Divina (Fortaleza-CE).

17 respostas
  1. MAIKEL ALESSANDRO FERREIRA DIAS
    MAIKEL ALESSANDRO FERREIRA DIAS says:

    A União do Vegetal vem para nos orientar em relação a tudo…
    Inclusive o que as pessoas por aí estão fazendo… Na parte onde ele diz que depende do ambiente é a mais pura verdade, pois conheço pessoas que beberam o Vegetal em uma rave, o que está totalmente errado.
    Muito boas palavras, M. Tadeo.

  2. João Felipe Eduardo Bezerra
    João Felipe Eduardo Bezerra says:

    Que maravilha ler isso, mostra às autoridades e a quem mais duvidar, que a UDV não é fanática e não fala aquilo que não tem certeza. E não recomenda o uso do chá fora do contexto religioso, mostrando a nossa seriedade e responsabilidade para com esse assunto. Parabéns à Diretoria Geral por esse belo trabalho de ter cuidado com o que diz. É por essas pequenas coisas que eu vejo que a UDV está cumprindo com êxito sua missão, e isso me traz esperança.

  3. Lita Passos
    Lita Passos says:

    O cuidado com a Instituição União do Vegetal e com o uso equilibrado do chá, nos mostra mais um acompanhamento e controle feito por pessoas capacitadas para essa orientação. Fico bem contente com essa dimensão do cuidado. Parabéns aos Mestres e a equipe do blog.

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário